Está aqui

Activar contador de gás

banner ligar gas

novo contrato gas

Dá a tua opinião: 
Seja o primeiro a avaliar
Activar contador de gás

Caso já possua um serviço de gás natural, não tem qualquer razão para se preocupar, uma vez que todas as fases para que possa ter um fornecimento já foram concluídas.

Por outro lado, se ainda não tem um fornecimento contratado e pretende activar um contador de gás na sua instalação primeiramente deve verificar a existência ou a possibilidade de haver um serviço de fornecimento de gás à instalação pretendida.

De modo a poder efectuar uma nova ligação de gás natural, é necessário que o cliente tenha um contrato de luz e água em vigor. Uma vez concluído este processo, pode entrar em contacto com uma comercializadora.


Quem devo contactar para a instalação do contador?

É importante saber que a responsabilidade da instalação dos contadores está do lado dos operadores das redes de distribuição, por outras palavras, as empresas distribuidoras. Além disto, não lhes é permitida a cobrança aos consumidores de qualquer valor, quer seja preço, aluguer ou até inspecção periódica destes aparelho.

Geralmente, este tipo de dispositivo não é escolhido pelo consumidor, no entanto se for acordado com a distribuidora, é possível instalar por conta própria um contador, desde que esteja de acordo com os requisitos estabelecidos pela empresa. Nesta instalação, é determinado um CUI.

Estes requisitos poderão variar de região para região pois, a responsabilidade da distribuição de gás no território português está repartida entre várias companhias. Por outro lado, no cenário do mercado eléctrico, apenas uma empresa , neste caso a EDP Distribuição, está encarregue por esta componente do sector energético.

Já tenho contador, preciso de fazer alguma coisa se mudar de fornecedor?

Não, ao mudar de empresa comercializadora de gás não é necessário que tenha que efectuar uma mudança do contador que possui, não existindo assim qualquer mudança. Tal situação pode ocorrer se razões técnicas assim o indicarem, mas o caso de ter que haver uma alteração não se revela comum.

Contratar um novo serviço de gás

Após ter todo o processo acima descrito regularizado encontra-se pronto para proceder à contratação de um novo serviço de gás. Estando perante um mercado energético liberalizado, deve saber que existe um leque de possibilidades no que toca à escolha de uma empresa comercializadora. Recomenda-se um bom estudo das diferentes ofertas presentes no mercado nacional, de modo a tirar um maior partido das mesmas, ou seja, obter uma maior poupança.

Se não se encontrar satisfeito com a qualidade do fornecimento, deve ter em conta que a mesma depende unicamente da distribuidora responsável pela área onde se encontra. Contudo, deparando-se com a existência de uma melhor tarifa de gás no mercado, pode proceder à alteração da mesma.

É fundamental que analise bem as diversas opções existentes, os conceitos utilizados, tais como o termo fixo e o termo de energia da factura do gás ou até os tipos de escalões de consumo.

Destaca-se a existência de tarifas duais que, por norma, possibilitam uma maior poupança . Na grande maioria dos casos, existe um benefício significativo na adesão a este tipo de tarifas

Ao pertencer ao mercado liberalizado é-lhe possível alterar de comercializador de gás com bastante frequência. Assim é possível obter uma maior poupança.

Problemas com o contador

Na eventualidade de existir algum problema com o contador, deve contactar a empresa fornecedora, de modo a que possam disponibilizar alguém para poder tratar o quando antes da respectiva anomalia.