Está aqui

Como é instalação elétrica em Portugal?

Dá a tua opinião: 
Seja o primeiro a avaliar
instalação elétrica Portugal

A instalação elétrica em Portugal está ao abrigo da EDP Distribuição, pois é a proprietária dos condutos que fazem a energia elétrica chegar ás nossas casas.

Instalação elétrica

A proprietária das instalações elétricas de Portugal é a EDP Distribuição, que tem a responsabilidade de levar o fornecimento a todos os pontos do país.

Para fazer uma nova ligação de baixa tensão, o primeiro que tem que saber é a situação da instalação. A instalação deve estar em bom estado e de acordo com a potência que o cliente deseja contratar.

A potência a contratar é o que faz com que a instalação esteja ou não preparada para esse fornecimento. A alteração da potência poderá se feita quando o cliente o requisitar.

Se não tenho instalação elétrica feita

O procedimento para efetuar a ligação á rede de EDP Distribuição começa a partir da conclusão da construção da instalação. Uma vez realizada esta instalação, o cliente poderá celebrar a contratação com a companhia comercializadora que desejar.

Se já tenho a instalação feita, mas nunca contratei luz

 Neste caso, o cliente deve fazer a ligação à rede como se não tivesse a instalação, porque nesta situação, a EDP Distribuição irá com uma equipa técnica para verificar o estado desta instalação. Se estiver tudo correto, o fornecimento pode ser feito sem nenhum problema, mas se a instalação precisar de um reforço no ramal, a distribuidora apresentará um orçamento para a reparação, e assim começa de novo o processo.

Já tive luz anteriormente

Cada ponto tem as suas próprias características, por isso não existe um orçamento fixo

Neste caso, a instalação está feita, e o cliente liga diretamente com a comercializadora. Apresentando os dados necessários ao operário da comercializadora, o processo termina após 5 dias úteis, que é quando agendam com o novo cliente para verificar a viabilidade da instalação e fazer a nova ligação.

Segundo as características do ponto a fornecer, o orçamento apresentado pela EDP Distribuição será um ou outro,sendo assim o custo da instalação sempre explicado e detalhado pela distribuidora. Cada ponto tem as suas próprias características, por isso não existe um orçamento fixo.

Após a aceitação do orçamento, será celebrado um contrato entre o consumidor e o operador da rede, que cessará quando for concretizada a ligação à rede e após pagamento dos respectivos encargos.

Ficha técnica ou certificado da instalação elétrica

O cliente deve saber que a instalação vai por conta da distribuidora

Após a conclusão da instalação, a EDP Distribuição a través da CERTIEL, facilitará ao cliente a ficha técnica ou certificado da instalação, onde se facilitam os detalhes desta e os limites do valor da tensão que pode ser contratada.

O cliente deve saber que a instalação vai por conta da distribuidora, mas é completamente independente á comercializadora que quer contratar para o fornecimento da luz, e assim poder fazer uma comparação de tarifas e mudar de companhia para poupar tudo o possível.

Escolha a Ligação elétrica

Antes de apresentar o seu pedido, planeie com cuidado o valor da potência a requisitar, que condicionará a potência máxima a contratar. A potência elétrica pode não ser suficiente mais adiante, mas saiba que pode aumentar a potência para ter suficiente, ou reduzir a tensão contratada em caso de que seja alta demais, e assim poupar com a conta da luz.

Informação do orçamento da instalação elétrica

No orçamento apresentado pela distribuidora, o cliente deve requisitar informações que normalmente constam na apresentação do orçamento.

  • informações sobre as condições técnicas de ligação
  • elementos de ligação necessários (dimensões e características técnicas)
  • materiais a utilizar

Encargos com a ligação elétrica

Existe muita informação que os clientes deve conhecer sobre a sua instalação.

  1. elementos de ligação de uso exclusivo (caso não opte pela sua construção)
  2. reforço das redes
  3. estudos para a elaboração do orçamento
  4. outros (a discriminar)
  5. encargos de elementos de rede de uso partilhado (caso existam)
  6. encargos devidos a terceiros (caso existam)

Documentos e outros dados a apresentar para celebrar o contrato da luz

Cartão do Cidadão ou Passaporte; Licença municipal de construção ou declaração subscrita pelo proprietário ou técnico responsável, em como a obra não está sujeita a licenciamento municipal; Morada da instalação; Potência a requisitar.