Está aqui

Como poupar com a liberalização do mercado energético?

banner tarifa

call lojaluz

Dá a tua opinião: 
Seja o primeiro a avaliar
poupar liberalização mercado energético

O mercado livre de eletricidade foi implementado em Portugal em 2006. Desde esta data que muitos foram os consumidores que quiseram para do mercado regulado para este novo mercado, pois viram claramente quais as vantagens desta mudança.

Ao aderir ao mercado livre  da luz poderá alterar circunstancialmente a sua factura de luz. Com a ajuda da Lojaluz saiba como poupar na electricidade.Contacte-nos através do nosso Call center, pelo qual prestamos um serviço de apoio ao cliente totalmente gratuito ou através do nosso e-mail. 

O Mercado Livre da Luz

Pode estar constantemente a mudar de fornecedor de electricidade

Antes do mercado de energia se ter tornado livre, o cliente via-se forçado a estar associado a um serviço de comercialização e de distribuição a uma única empresa que era responsável por ambos os processos. Actualmente, existe a possibilidade de escolha entre as diversas companhias comercializadoras de electricidade oferecidas pelo mercado livre.

É também importante mencionar que o mercado livre veio trazer ao consumidor a possibilidade de estar constantemente a mudar de fornecedor de electricidade, sempre que vir que existe uma oferta que permite um aumento da poupança na conta ao final do mês.

Realizar a ligação elétrica

A primeira atitude por parte do cliente é buscar se o imóvel onde quer instalar a luz elétrica já existe ou já existiu algum tipo de ligação anterior. Além disso, é necessário saber se a instalação - em caso de existir - necessita ou não de reparos ou reforço do ramal. A possibilidade de se ter a ligação depende da instalação elétrica.

Uma vez que se tenha feito a verificação, o cliente deve pedir a ficha técnica de instalação à EDP Distribuição, em caso de não possuir previamente.

A EDP Distribuição será sempre a responsável pela distribuição da luz em Portugal, independente de qual seja a sua empresa fornecedora.

Tarifas de eletricidade

Tarifa simples:possui um preço de energia igual todas as horas do dia.

Tarifa bi-horária: Este tipo de tarifas depende do consumo que o cliente faz na sua vivenda. O primeiro que o cliente deve fazer é ver o ciclo horário que as tarifas propõem. São dois termos os que explicam o ciclo horário:

TIPO CICLO

Hora de Vazio

Das 22:00 ás 8:00

Hora fora de Vazio

Das 8:00 ás 22:00

Tarifa tri-horária: Este tipo de tarifa parte as 24 horas que tem um dia em três grupos, fazendo um preço para cada um. O motivo desta tarifa é aproveitar as horas que geralmente têm menos consumo para fomentá-lo, e decrescer o consumo durante as horas que mais kWh se consomem em Portugal. O preço da energia, baseado na regulação da ERSE como todos as tarifas, muda dependendo da hora em que se faça o consumo.

Ciclo horário durante o inverno:

TIPO DE HORA PERÍODOS

Ponta

 

das 9:00 ás 10:30

das 18:00 ás 20:30

Cheia

das 8:00 ás 9:00

das 10:30 ás 18:00

das 20:30 ás 22:00

Vazio

das 22:00 ás 8:00 

Ciclo horário durante o verão:

TIPO DE HORA PERÍODOS

Ponta

 

das 10:30 ás 13:00

das 19:30 ás 21:00

Cheia

 

das 8:00 ás 10:30

das 13:00 ás 19:30

das 21:00 ás 22:00

Vazio

das 22:00 ás 8:00

Ciclo horário das tarifas de eletricidade

Cilclo horário das tarifas bi-horárias de eletricidade:

TIPO CICLO

Hora de Vazio

Das 22:00 ás 8:00

Hora fora de Vazio

Das 8:00 ás 22:00

Ciclo horário das tarifas tri-horárias durante o inverno:

TIPO DE HORA PERÍODOS

Ponta

 

das 9:00 ás 10:30

das 18:00 ás 20:30

Cheia

das 8:00 ás 9:00

das 10:30 ás 18:00

das 20:30 ás 22:00

Vazio

das 22:00 ás 8:00 

Ciclo horário das tarifas tri-horárias durante o verão:

TIPO DE HORA PERÍODOS

Ponta

 

das 10:30 ás 13:00

das 19:30 ás 21:00

Cheia

 

das 8:00 ás 10:30

das 13:00 ás 19:30

das 21:00 ás 22:00

Vazio

das 22:00 ás 8:00

Descontos nas tarifas de gás e luz

Existem vários descontos que podem ser aplicados sobre as respectivas tarifas eléctricas. O mais importante é proceder a uma comparação entre as ofertas do mercado livre e verificar qual é aquela que o fará poupar mais. É importante distinguir as tarifas de eletricidade, as tarifas de gás e as tarifas de eletricidade e gás (duais).

Tarifas Duais: Os maiores descontos encontram-se presentes na aquisição de um contrato com tarifas duais. Uma tarifa dual é uma tarifa que inclui a contratação de um serviço de electricidade e de gás natural de uma mesma empresa. Este tipo de tarifa é portadora de várias vantagens para o consumidor em diferentes aspectos, não existindo nenhuma taxa acrescida por alterar o serviço contratado. As empresas que comercializam tarifas de plano dual são:

  • Goldenergy
  • Galp Energia
  • EDP Comercial

Tipos de descontos nas tarifas de gás e luz

Podem existir outros descontos:

  1. Desconto sobre o termo fixo: onde irão ser destacadas percentagens aparentemente elevadas que são aplicadas sobre a quantidade relacionada com a potência contratada. Esta poupança assume valores muito baixos, pois o desconto é aplicado sobre um valor fixo, e mesmo apesar de existir uma percentagem elevada envolvida isso não se traduz no resultado final.
  2. Desconto sobre o termo da energia: que por sua vez já depende do consumo do cliente durante o período de facturação. Ao aplicar aqui uma percentagem mais baixa que no ponto anterior, iremos obter poupanças relativamente superiores.

Uma grande vantagem que a liberalização do mercado trouxe foi a possibilidade de mudar de fornecedor de electricidade a qualquer altura, o que lhe permite estar constantemente a usufruir do melhor preço do mercado.