Está aqui

Comparação de tarifas de luz

call lojaluz
Dá a tua opinião: 
Seja o primeiro a avaliar
comparação companhias elétricas

Num mercado energético competitivo onde existem várias empresas responsáveis pela compra e venda de energia, revela-se fundamental saber efetuar uma comparação das tarifas elétricas. Ao conseguir fazer isto corretamente, torna-se possível obter uma maior poupança mensal.

Adira ao mercado livre da eletricidade mediante a contratação de tarifas de luz publicadas pelas companhias comercializadoras.

Se ainda não aderiu ao mercado livre, a Lojaluz conta com uma equipa de profissionais especializados, dispostos à ajudar seja qual for sua dúvida em relação ao gás natural ou eletricidade. Não hesite em contactar-nos e comece a poupar o mais rápido possível.

Também deixamos à vossa disposição o primeiro comparador de tarifas elétricas do mercado liberalizado português.

Porquê mudar de tarifa?

Sempre que encontrar no mercado uma tarifa melhor que a que tem subscrita, deve pensar duas vezes se não é uma boa escolha mudar de fornecedor de luz. Deste modo, está a caminhar em direcção a uma maior poupança na sua factura de luz.

Tal vontade de mudar pode surgir após uma experiência menos agradável com o respectivo serviço de atendimento ao cliente ou devido ao surgimento de taxas inesperadas que não estavam acordadas inicialmente e que o levam a querer contratar um serviço novo elétrico.

O que devo saber para poder comparar correctamente?

Primeiramente, deve estar consciente que se encontra num mercado energético liberalizado, onde pode encontrar muitas ofertas de diversos fornecedores.

Um ponto importante a reter: independentemente do fornecedor do serviço que pretende contratar, a qualidade do fornecimento irá ser sempre a mesma, pois esta depende da EDP Distribuição, que é a empresa responsável em Portugal pela distribuição de energia. É de extrema importância ter conhecimento que existe a possibilidade de alterar de comercializador elétrico regularmente. Por outras palavras, ao encontrar uma tarifa de luz melhor que a que possui, pode (e deve) contactar a empresa eléctrica detentora da melhor oferta.

Fidelização do contrato

Este é um ponto ao qual se deve prestar particular atenção, uma vez que é muito pouco recomendada a adesão a serviços que impliquem uma fidelização. Sendo várias as razões que nos indicam que se devem evitar este tipo de tarifas elétricas.

Antes de tudo, deve saber que após aderir a uma destas tarifas irá perder a possibilidade de alterar de comercializador de luz sempre que encontrar uma melhor oferta no mercado, pois encontra-se vinculado a uma empresa comercializadora durante um certo período de tempo.

Uma oferta deste género apenas deve ser considerada quando é oferecido um desconto bastante significativo, que faz com que o cliente beneficie em larga escala ao contratar o serviço.

Geralmente, não se revela proveitosa tal adesão, pois ou os descontos em causa não são tão significativos para compensar a mudança ou então existem cláusulas escondidas no contrato, tais como descontos com prazos de validade ou até pagamento de taxas extra após um certo tempo.

Como escolher a melhor tarifa?

Numa fase inicial deste processo deve saber qual a potência elétrica que tem contratada e se a mesma se adequa às suas necessidades, uma vez que ocasionalmente é possível alterar a potência da luz contratada de modo a obter uma maior poupança. Recomenda-se também que saiba qual a opção tarifária que possui, pois existem diferentes tipos de tarifas no mercado, nomeadamente a tarifa simples, a bi-horária e a tri-horária.

Revela-se um grande benefício estar a par de várias definições de diferentes conceitos utilizados no mercado energético, tais como termo fixo, termo de energia, entre outros.

Basicamente, para obter uma maior poupança na sua factura, é fundamental controlar os pontos mencionados anteriormente. Deste modo, torna-se possível e mais fácil conseguir compreender o correto funcionamento deste sector e conseguir tirar maior partido do mesmo. Um exemplo de uma boa tarifa é a adesão a uma tarifa dual, que por norma costuma trazer certas regalias e descontos associados, proporcionando assim uma melhor opção.

Quais são as diferentes comercializadoras?

No mercado eléctrico português são várias as empresas detentoras de preços competitivos, dos quais pode tirar partido. No entanto, é sempre recomendado que esclareça qualquer dúvida que tenha sobre as tarifas, uma vez que decisões precipitadas podem acarretar problemas futuros.

  • Galp Energia
  • EDP Comercial
  • Ylce
  • ENAT
  • Iberdrola
  • Endesa
  • AUDAX
  • LUZBOA

Dados para aderir-se a uma tarifa elétrica

O cliente deve apresentar os seguintes dados para celebrar o contrato de adesão de uma tarifa elétrica com a companhia que escolheu para gerir o seu fornecimento:

  • Dados Pessoais como titular do contrato
  • Factura anterior, onde contam os dados técnicos como o CPE
  • Meio de Pagamento da conta da luz

Comparação de tarifas para 6,9 kVA de potência

Também é interessante comparar as tarifas para 6,9 kVA de potência, já que normalmente esta é a potência contratada para famílias médias.

 

Mudar de fornecedor elétrico

O cliente pode mudar de fornecedor elétrico sempre que quiser, mas não sem antes comparar todas as opções tarifarias que estão publicadas no mercado livre.

Alterar de fornecedor é um trâmite que o cliente pode resolver completamente grátis. No mercado livre a poupança é possível, pois os clientes são livres de alterar qualquer termo do contrato elétrico.