Está aqui

Distribuição e comercialização no mercado elétrico

call lojaluz

Dá a tua opinião: 
Seja o primeiro a avaliar
Distribuição comercialização mercado elétrico

O cliente que pensa em mudar de companhia fá-lo pensando em poupar na fatura da luz e evitar pagar mais ao fim do mês. A melhor opção para examinar as ofertas é utilizar um comparador de tarifas elétricas.

Esta aplicação permite-lhe conseguir uma lista dos comercializadores e com as suas respectivas ofertas, recomendando a que parece mais se adequar ao seu consumo.

Será sempre o cliente quem escolha a comercializadora e a companhia que mais se adequa as suas necessidades.


Comercialização da eletricidade

separação da actividade de comercialização da actividade de distribuição

A comercialização de energia eléctrica era tradicionalmente uma actividade atribuída aos distribuidores.

Com a liberalização do sector procedeu-se à separação da actividade de comercialização da actividade de distribuição, permitindo assim a entrada de novos agentes, introduzindo a concorrência no sector susceptível de aumentar a eficiência das empresas e de gerar benefícios para os consumidores. O fornecimento de energia eléctrica foi, assim, juridicamente separado da actividade de distribuição.

Neste contexto os clientes passaram a relacionar-se directamente com os comercializadores elétricos no que se refere a questões de natureza comercial. O contacto com o distribuidor ficou reservado para matérias relacionadas com as ligações à rede, medição e outros aspectos de qualidade de serviço técnica.

Os comercializadores podem livremente comprar e vender electricidade.

Deste modo, a actividade de comercialização de energia eléctrica, aberta aos agentes de mercado que preencham os necessários requisitos, constitui-se como a última actividade da cadeia de fornecimento.

Os comercializadores podem livremente comprar e vender electricidade. Nesse sentido, têm direito de acesso às redes de transporte e distribuição, mediante o pagamento de tarifas reguladas. Os consumidores podem livremente escolher o seu fornecedor, não sendo a mudança onerada, do ponto de vista contratual. De forma a simplificar e efectiva a mudança de comercializador, foi criada, recentemente, a figura do operador logístico de mudança de comercializador de eletricidade.

Está também consagrada, para proteção dos consumidores, a figura do comercializador de último recurso, cuja finalidade é servir de garante do fornecimento de electricidade aos consumidores, nomeadamente os mais frágeis, em condições de qualidade e continuidade do serviço.

Mudar de comercializador no mercado livre

No mercado livre tem a possibilidade de mudar de comercializador e tarifa quando desejar. Se quer mudar de comercializador e quer fazer uma comparação entre as diferentes tarifas e companhias será necessário saber:

  • Consumo realizado na casa
  • Potência elétrica que se tem contratada
  • Para que se utiliza a electricidade e as pessoas que vivem no domicilio

Uma vez que o fornecimento é diferente, estes factores determinarão a tarifa elétrica mais adequada para esse consumidor, mas não se deve extrapolar a todos os usuários do mercado de electricidade.

Uma tarifa de luz compõem-se de vários conceitos, onde todos eles influenciam não só a fatura final da luz, mas também a própria tranquilidade do cliente. Ao escolher tanto a companhia como a tarifa deve-se ter em conta que o preço da tarifa elétrica será uma das partes mais importantes a escolher da oferta.

Como mudar a uma companhia elétrica mais barata?

Depois de fazer a comparação de companhias elétricas, o cliente terá que decidir com qual de elas quer contratar y deverá pôr-se em contacto para pedir a tramitação. O operador necessitará:

  1. Dados pessoais
  2. Direção do fornecimento
  3. Código de fornecimento
  4. Conta bancaria

Preço por mudar de companhia elétrica

A mudança de companhia elétrica é totalmente gratuita. A gestão não se realizará imediatamente. Demorará entre 15 a 20 dias úteis. Pode realizar a mudança de companhia elétrica junto a uma mudança de titularidade do contrato a troca da potência elétrica. É muito fácil.