Está aqui

Prazos para a nova ligação eléctrica

banner ligar luz

call lojaluz

Dá a tua opinião: 
Seja o primeiro a avaliar
Prazos para a nova ligação eléctrica

Para fazer uma nova ligação à rede de distribuição eléctrica, o cliente pode solicitar este processo à companhia comercializadora que escolher. Para a tomada desta decisão, pode fazer a comparação entre as tarifas disponíveis no mercado liberalizado português e, assim, poupar na sua factura.

A rede de distribuição, em Portugal está ao abrigo da EDP Distribuição, que é a responsável por levar o fornecimento da luz a qualquer ponto de Portugal Continental.

O contrato do fornecimento é realizado entre o cliente e a companhia comercializadora, sendo sempre a qualidade e a responsabilidade da instalação eléctrica da EDP Distribuição, seja qual for a comercializadora.

Deve controlar a potência que quer contratar, pois pode alterar este valor sempre que quiser e adaptar-lo às suas reais necessidades. 

Como posso fazer a nova ligação

São vários os meios para entrar em contacto com a comercializadora na hora de contratá-la e realizar a ligação de luz à rede elétrica

Seja qual for o meio de contacto escolhido para proceder à nova ligação, o custo deste processo continua a ser 0, ou seja é totalmente GRATUITO.

Prazos:

  • Online: a través do site da companhia, o cliente pode iniciar o processo de ligação à luz. O prazo desde que esta solicitude é feita até ter luz na é entre 5 a 7 dias úteis.
  • Presencialmente: um cliente pode ir à loja da companhia comercializadora que quer contratar e solicitar o processo de nova ligação à rede elétrica. Desta maneira, o atendimento será mais personalizado, a través de um contacto cara-a-cara com o assistente de loja da companhia, consegue obter a informação clara e sem surpresas posteriores. O processo ficará concluído entre 3 a 5 dias úteis desde a solicitude.
  • Por telefone: desta maneira, o cliente pode ligar diretamente à companhia comercializadora com quem quer contratar e saber toda a informação necessária para este processo. O prazo para a nova ligação, através do telefone será entre 3 a 5 dias úteis.

Quando posso fazer a nova ligação?

O cliente deve conhecer se onde quer ter o fornecimento eléctrico existe ou não a possibilidade de tê-lo. Isto é, saber se a instalação eléctrica está feita ou se é preciso de alguma reparação ou reforço no ramal. Só é possível ter fornecimento eléctrico se tiver instalação eléctrica.

Após verificar esta situação, o cliente deverá solicitar a ficha técnica da instalação à EDP Distribuição, em caso de não a ter.

A ficha técnica ou certificado da instalação da luz?

Esta ficha técnica ou o certificado é a demonstração de que a instalação está prestes a ser utilizada para o fornecimento da luz. A CERTIEL é a entidade responsável por fazer esta ficha, ao abrigo da EDP Distribuição (proprietária da instalação). Uma vez que tenha a ficha técnica, já poderá solicitar a nova ligação.

Que dados tenho que apresentar?

O cliente poderá celebrar a contratação do fornecimento uma vez que esteja a construção concluída. Para tal fim, deverá conhecer a informação sobre a comercialização da luz aprovada pela ERSE.

Para realizar a contratação da luz, o cliente deve apresentar a seguinte documentação:

  • Nº contribuinte do titular (Cartão de Cidadão)
  • Contrato de arrendamento ou escritura
  • Potência a contratar (pode-se alterar)
  • Código CPE
  • Dados da morada da instalação.
  • Dados de Pagamento da luz: pagamento por débito directo ou pagamento por multibanco.