Está aqui

Qual é a melhor companhia de eletricidade?

Banner Mudar de companhia

call lojaluz

Dá a tua opinião: 
Seja o primeiro a avaliar
melhor companhia eletricidade

Quantas companhias temos em Portugal? Todas estas companhias estão à disposição do cliente para fornecer eletricidade. Compare as companhias para escolher a melhor.

O mercado livre português permite que o cliente escolha a companhia elétrica e a tarifa que deseje para o seu fornecimento.

Já pode fazer uma nova ligação á rede elétrica, ou conectar o gás natural e gozar do fornecimento de gás e de luz com uma contratação melhor.

Se ainda não aderiu ao mercado livre, a Lojaluz conta com uma equipa de profissionais especializados, dispostos à ajudar seja qual for sua dúvida em relação ao gás natural ou eletricidade. Não hesite em contactar-nos e comece a poupar o mais rápido possível.

Também deixamos à vossa disposição o primeiro comparador de tarifas elétricas do mercado liberalizado português.

Quais são as companhias disponíveis?

É muito importante saber quais são as companhias que os clientes têm no mercado livre da eletricidade, pois podem escolher qualquer uma delas para a sua contratação. Não esqueça que cada companhia tem as suas tarifas e os seus preços. São estas as empresas de luz disponíveis:

  • Galp Energia
  • EDP Comercial
  • Ylce
  • ENAT
  • Iberdrola
  • Endesa
  • AUDAX
  • LUZBOA

Todas elas apresentam os seus tarifários no mercado, e o cliente deverá escolher uma dessas opções de preço para o seu fornecimento.

 

Fidelização no contrato da luz:

De modo a beneficiar de descontos maiores pode ser necessário o cliente ter que subscrever um serviço durante um período mínimo de tempo. Por norma não é recomendado aderir existindo a necessidade de efectuar um compromisso a longo prazo, no entanto, se os descontos assim o justificarem o cliente pode optar por esta opção se se verificar que existe uma melhoria bastante significativa.

Há também certos descontos que têm um prazo de expiração, pelo que o cliente deve prestar muita atenção a estes pequenos pontos e informar-se atentamente do funcionamento destas ofertas.

Comparação dos preços de eletricidade para 6,9 kVA

Sempre que falamos em comparação, buscamos a empresa que mais seja rentável e nos faça poupar na luz o máximo possível.

A Lojaluz é especialista em comparações do mercado livre, seja para domésticos e empresas. Não hesite em contactar-nos e realize todas as gestões possíveis em um único contato.

Observe os preços atuais de cada uma das empresas e veja qual a mais adequada para si.

Também é interessante comparar as tarifas de luz para 6,9 kVA de potência, já que normalmente esta é a potência contratada para famílias médias.

 

Conheça as tarifas Duais

Uma boa maneira de poupar na conta de gás e luz é contratar os dois juntos, na mesma companhia.

Vejam as principais vantagens de se ter uma tarifa dual contratada:

Poupança: É compreensível que as empresas promocionem mais esse tipo de tarifa, uma vez que o consumidor estará usando dos dois serviços de energia, tendo, assim, uma despesa mais alta do que se estivesse contratando apenas o gás ou a luz, por isso é a tarifa mais barata do mercado.

Comodidade: Uma vez que se contrate a tarifa dual, o cliente não lidará com mais de uma fatura e, assim, evita que se desorganizem as contas do negócio. Outro ponto interessante é que, na mesma fatura, pode-se ver quais foram as despesas de ambas energias, sem ter que estar verificando papel por papel, como ocorre quando contratamos duas empresas distintas para fornecer gás e luz, respectivamente.

São quatro os fornecedores de eletricidade e gás:

  1. Goldenergy
  2. Galp Energia
  3. EDP
  4. Endesa

O preço do gás, assim como da eletricidade, também é formado por dois termos, um fixo e um de consumo. Veja uma comparação entre os fornecedores e suas tarifas de gás e luz para uma potência contratada de 5,75 kVA e escalão 1 de gás em Lisboa:

 

Estas tarifas de gás e luz também são conhecidas sob o nome de tarifas duais.

Posso mudar de comercializador?

Desde setembro de 2006, o mercado energético português sofre um radical processo de liberalização. Este processo é o principal promotor do aumento de concorrência existente em Portugal. Desde essa data, o cliente pode escolher o fornecedor de energia a contratar, sendo assim o primeiro beneficiário de este sistema. Mas o cliente deve saber que a distribuição elétrica em Portugal vai por conta da EDP Distribuição, que é diferente à distribuição de gás natural.

Com isto, o cliente tem a oportunidade de fazer comparações de tarifas que as comercializadoras expõem á escolha. Neste caso, pomos toda a informação disponível á disposição do cliente, para assim, o consumidor poder escolher o fornecimento mais adaptado ás suas necessidades e interesses. Antes revise a potência elétrica que tem contratada, para fazer bem a comparação de tarifas.

Escolher a melhor companhia elétrica:

O cliente deve observar e estudar os seguintes pontos para escolher a melhor companhia:

  • Tarifas da luz: a parte mais importante de uma tarifa de luz é a relacionada com a energia elétrica consumida. Para escolher a melhor tarifa, devem-se comparar todas as tarifas elétricas disponíveis e ver qual é a que mais interessa ao cliente. As tarifas do mercado livre contam com alguns descontos, tanto no termo da potência como no termo do consumo.
  • Serviços adicionais de manutenção: os serviços de manutenção da instalação elétrica, ou de gás, são serviços que oferecem as companhias para cumprir o requisito mínimo de segurança da instalação ou como seguro em caso de alguma avaria.
  • Atendimento ao cliente: é importante que o serviço de atendimento ao cliente seja de alta qualidade, para maior satisfação dele, e que em caso de ter algum problema relacionado com o seu fornecimento, a gestão seja de facil solução. Aliás, que a atenção em caso de fazer algum trâmite como alteração da titularidade ou mudar de potência seja feita da maneira mais rápida e sem complicações.

Como mudar de companhia?

Após realizar a comparação de companhias elétricas, o cliente deve decidir qual delas contratar, e gerir a nova contratação.

Para efetuar a troca de fornecedor, o cliente deverá requisitar os dados essenciais para celebrar o novo contrato. Estes dados encontram-se na documentação exposta:

  • Dados Pessoais (BI, Telefone, etc).
  • Factura anterior (Código do Ponto de Entrega ou CPE, e dados relacionados com o fornecimento). Se não existiu fornecimento anterior, não se trata de uma troca de comercializador, tratasse assim de uma Nova Ligação.
  • Documento que o legitime a contratar (arrendamento ou escritura).

ATENÇÃO
Seja qual for a sua comercializadora, a qualidade do fornecimento não vai mudar nunca, sempre vai depender da distribuição.