Está aqui

Qual é a melhor tarifa de gás?

banner tarifa

call lojaluz

Dá a tua opinião: 
Seja o primeiro a avaliar
Qual melhor tarifa gás

Os consumidores de gás e luz de Portugal querem apoio á hora de escolher a melhor tarifa de luz e de gás para os seus fornecimentos. Desde o momento em que faz a nova ligação de gás, deve escolher a melhor tarifa.

A despesa mensal de gás cresce mas não o seu serviço. A melhor maneira de poupar com a conta do gás é a fazer uma comparação tarifária e escolhes de entre todas as tarifas disponíveis, a melhor para o cliente.

A mais barata é a melhor tarifa?

Depende do cliente, este facto pode não ser certo: o consumidor não só paga pelo seu fornecimento, pelo seu consumo, também estão as condições dos contratos, descontos nas tarifas, assistências e serviços adicionais das companhias.

Cada companhia tem o seu serviço de assistência disponível, mas pode ser diferente. Por isso pode ser que a melhor tarifa para o cliente não seja a mais económica.

Qual é a melhor tarifa de gás?

  • O cliente deve observar as diferentes partes de interesse á hora de contratar a tarifa de gás:
  • Permanência ou fidelização: a fidelização de um contrato é a obrigação do cliente a ficar com esta companhia até terminar esse período concordado. Se antes de acabar o período o cliente muda de companhia, deverá pagar uma quantidade variante de uma companhia a outra.
  • Termo fixo: este termo é a quantidade fixa a pagar pelo fornecimento de gás, seja qual for o consumo energético que o cliente fizer. Ponha atenção em que um desconto neste termo não tem muita repercussão no montante final. Aproximadamente, os valores para este termo são:
    Escalão (m3/ano) Termo fixo (€/mês)
    Escalão 1 0 – 220 2,50
    Escalão 2 221 – 500 3,50
    Escalão 3 501 - 1000 5,00
    Escalão 4 1001 - 10000 5,20

    PREÇOS APROXIMADOS

  • Termo de energia: o consumo que o cliente faz em cada período de facturação está medido em kWh, e neste ponto poderá ver o preço unitário de cada kWh e o montante total, multiplicado o preço por o consumo feito.

De todos estes pontos, o mais importante, ou onde pode encontrar uma verdadeira poupança é no termo de energia. Este termo é o principal no montante a pagar.

Um pequeno desconto no termo de energia supõe uma grande poupança na conta do gás.

Onde posso ver estes termos?

Perceba a sua fatura de gás para poder fazer bem este estudo comparativo, e assim, poder escolher a tarifa que quer contratar.

Os descontos são para sempre?

Os descontos que as companhias comercializadoras aplicam nas suas tarifas normalmente são revisados uma vez no ano. Ao começo do ano, todas as tarifas são revistas, mas algumas companhias garantem que os descontos serão aplicados por um tempo determinado.

Condições da tarifa:

As tarifas, quando são publicadas, têm as condições num anexo ou estão publicadas de maneira que o cliente possa saber todas as condições desse contrato.

Comparação de tarifas de gás:

Uma boa comparação de tarifas de gás deve ser feita após descobrir qual é a sua distribuidora, porque as tarifas mudam segundo a distribuidora da zona. São 11 distribuidoras que repartem o território português.

Uma vez que saiba a sua distribuidora, já pode pesquisar as tarifas de gás disponíveis no mercado energético para domésticos, e escolher aquela que seja mais adequada para si.

ATENÇÃO
Seja qual for a sua comercializadora, a qualidade do fornecimento sempre será responsabilidade da distribuidora da zona, independente da comercializadora.