Está aqui

Nova ligação da Iberdrola

call lojaluz

Dá a tua opinião: 
Seja o primeiro a avaliar
Iberdrola

Se precisa realizar uma nova ligação elétrica em sua morada, o primeiro passo é saber se já existia uma instalação elétrica anterior no imóvel. Em caso de obras novas é normal que este procedimento ainda não tenha sido realizado e, portanto, será preciso solicitá-lo junto à EDP Distribuição.

A seguinte etapa será solicitar a ligação da energia com uma empresa comercializadora, como a Iberdrola.


EDP Distribuição

A EDP Distribuição é uma empresa pertencente ao grupo de mesmo nome e a única responsável pela distribuição de energia elétrica a todo o país. Portanto, se um imóvel ainda não tem a instalação para a ligação da energia, é com ela que o consumidor necessitará contatar.

Ao comunicar-se com a EDP Distribuição, o cliente deverá requisitar uma ligação em baixa tensão (BTN) e solicitar um orçamento (na página web da companhia é possível encontrar um simulador que o ajude a calcular de quanto será este gasto).

É muito importante que, antes de realizar esta solicitação, o consumidor calcule o valor de potência que deseja que seja instalado para, posteriormente, contratar com a empresa comercializadora. Esta será a potência máxima que ele poderá ter neste imóvel, no entanto, ele posteriormente, com a companhia que fornece a energia, poderá solicitar a alteração da potência para valores menores que aquele estabelecido previamente com a distribuidora (mas nunca superiores).

Como saber a potência necessária para minha residência

calcular potencia eletrica

Para descobrir a potência que deveria contratar, a melhor maneira sempre será através de um eletricista; contudo, estas informações poderão ajudá-lo a definir:

  • A superfície da sua casa;
  • A quantidade de pessoas que nela habitam;
  • O número de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos;
  • O horário de consumo e, principalmente, quantos aparelhos elétricos funcionam simultaneamente.

A Iberdrola

A Iberdrola é uma companhia espanhola que comercializa eletricidade em nosso país desde 2002. Atualmente, ela é a líder no segmento de grandes consumidores e está em quarto lugar entre as companhias do mercado livre que fornecem energia para o setor doméstico. Além disso, é a número um em energia eólica no mundo.

Presente como um de seus lemas “fornecer a energia mais limpa do planeta”, só em Portugal, esta empresa conta com três parques eólicos capazes de produzir energia para 35 mil casas e que, obviamente, geram retornos financeiros positivos para os municípios envolvidos.

Iberdrola parece ser realmente uma companhia que se preocupa com o futuro do planeta, apostando pela sustentabilidade e por projetos sociais em que já levam energia a comunidades carentes da África ou América do Sul, assistem à famílias economicamente desfavorecidas e que não podem pagar suas despesas de eletricidade, além de colaborarem com Unicef, Aldeias Infantis e outras instituições mais.

Preços de tarifas das principais companhias elétricas

Atualmente existem 21 fornecedoras de eletricidade no mercado livre português e, cada uma delas possui um ou mais planos tarifários com o objetivo de atender às reais necessidades de cada cliente. Desta maneira, é muito importante, analisar com detalhe várias das ofertas disponíveis para, posteriormente, definir qual é a melhor tarifa e companhia para a sua residência.

Abaixo poderá encontrar um gráfico que estabelece uma comparação entre algumas tarifas das principais companhias, incluindo a Iberdrola, com a potência de 5,75kVA.

 

Realizar uma nova ligação com a Iberdrola

Se em seu imóvel já está feita a correta instalação da luz com a EDP Distribuição e, já está decidido por contratar a Iberdrola como comercializadora de eletricidade para seu imóvel, o próximo passo é contatá-los e solicitar que liguem a luz.

Ao comunicar-se com a Iberdrola deverá ter disponíveis os seguintes documentos:

  1. Nome e número de contribuinte do titular;
  2. Endereço da morada;
  3. Contrato de arrendamento ou compra do imóvel;
  4. CPE;
  5. Potência a contratar (poderá alterá-la em outro momento);
  6. Dados para pagamento.

O CPE é um código alfanumérico de 20 dígitos que identifica individualmente a instalação para o fornecimento de eletricidade em cada imóvel. Poderá encontrá-lo sempre em alguma fatura de luz ou, caso ainda não possua nenhuma, solicitá-lo à EDP Distribuição, pois ela é a responsável pela atribuição destes códigos.