Está aqui

Tensão BTE

call lojaluz
Dá a tua opinião: 
Seja o primeiro a avaliar
Tensão BTE

Em alguns casos, o nível de potência de uma ligação em baixa tensão normal não são suficientes e é preciso solicitar uma ligação em baixa tensão especial.

Perceba mais adiante o que é a baixa tensão, e em quais casos deve fazer uma ligação à rede eléctrica em baixa tensão especial. Qualquer dúvida, contacte-nos por telefone. Somos especialistas no mercado de gás e luz de português.

Quando fazer uma ligação em baixa tensão especial ?

A baixa tensão especial é indicada para casos onde a potência necessária estará entre 41,4kVA e 45kVA. Este geralmente é o caso de pequenos negócios, como lojas e escritórios, ou pequenas empresas. Para uso doméstico, normalmente pode contratar uma potência inferior, como a baixa tensão normal.

Existem vários tipos distintos de ligação à rede elétrica, dependendo do setor onde sua empresa estará atuando e a respectiva potência necessária para poder funcionar todos os aparelhos elétricos da sua empresa. Conheça um pouco mais sobre as tensões elétricas, de acordo com cada potência elétrica contratada e para qual tipo de empresa vai direcionado. Observe:

Baixa Tensão: Potências contratadas iguais ou inferiores a 45 kVA e potência mínima contratada de 1,15 kVA. Este tipo é aconselhável para clientes residenciais, lojas, escritórios e pequenas empresas. BTN (Baixa Tensão Normal para potências <41.4 kVA) e BTE (Baixa Tensão Especial para potências entre 41.4 kVA e 45 kVA).

Média Tensão: tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 1kV e igual ou inferior a 45kV. Estas potências são específicas para indústrias.

Alta Tensão: Tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 45KW e igual ou inferior a 110KW e a potência contratada é igual ou superior a 6MW. O uso desta potência destina-se à indústria siderúrgica, grandes hospitais, indústria da celulose, indústria de plásticos, indústria de adubos, serviços energéticos, etc.

Ligar a luz à rede eléctrica

se esta propriedade não for uma indústria ou outro grande imóvel, como hospitais, o indicado é fazer uma ligação em baixa tensão

Em casos de imóveis novos, é preciso fazer uma ligação de luz à rede eléctrica. Como visto acima, se esta propriedade não for uma indústria ou outro grande imóvel, como hospitais, o indicado é fazer uma ligação em baixa tensão, ou seja, com uma potência contratada inferior a 45 kW.

Para fazer a ligação, deve verificar se em sua região e bairro já há o fornecimento eléctrico.

Se houver a instalação eléctrica, deve verificar então se já tem o certificado indicando a aprovação da CERTIEL. Se não o tiver, deve contactar a EDP Distribuição, a companhia responsável pela distribuição de electricidade em todo país. Eles enviarão um técnico para ver se a instalação está seguindo os padrões estabelecidos.

Por fim, deve providenciar a seguinte documentação:

  • Nº contribuinte do titular (Cartão de Cidadão)
  • Contrato de arrendamento ou escritura
  • Potência a contratar (pode-se alterar)
  • Código CPE
  • Dados da morada da instalação.
  • Dados de Pagamento.

No caso de baixa tensão especial, a parte de verificar se a instalação eléctrica suporta a potência contratada é muito importante, pois nem sempre o ramal vai suportar uma tensão da ordem de 40 kVA.

Baixa tensão

O nível de potência contratada chamado de baixa tensão é aquele entre 1,15 kVA e 45 kVA. Evidentemente, a baixa tensão engloba a baixa tensão especial. Já a faixa abaixo de 41,4 kVA é chamada de baixa tensão normal. Na tabela abaixo, pode ver os principais níveis possíveis para a baixa tensão normal.

Potência contratada (kW)

1,15

2,3

3,45

4,6

5,75

6,9

10,35

13,8

17,25

20,7

27.6

34.5

41.4

Posso alterar minha potência contratada ?

O cliente pode sempre alterar a potência contratada. Este é um processo simples e gratuito. Se um especialista, ou técnico de electricidade, notar que é necessário mudar o nível de potência de seu imóvel, pode aumentar ou reduzir a potência contratada sem problemas.

Para alterar seu contrato de luz, a documentação necessária é a mesma citada acima para fazer uma nova ligação à rede elétrica, ou seja:

  1. Número contribuinte do titular
  2. Contrato de arrendamento ou escritura
  3. Potência a contratar (pode-se alterar)
  4. Código CPE
  5. Dados da morada da instalação.
  6. Dados de Pagamento.

Tarifas eléctricas

Ao alterar seu contrato, pode aproveitar para aderir ao mercado livre de eletricidade e melhorar seu contrato elétrico. O mercado livre oferece maiores descontos. Se contratou um nível de baixa tensão especial é porque seu imóvel tem um gasto superior ao gasto doméstico normal. Neste caso, pode poupar ainda mais na eletricidade ao escolher bem sua companhia de eletricidade e sua tarifa de luz.

No gráfico abaixo, veja a diferença entre a tarifa do mercado regulado da EDP Serviço Universal (tarifa transitória) e a tarifa de uma companhia do mercado livre, a EDP Comercial.

 

É evidente que vale a pena aderir ao mercado livre. Para conhecer outras tarifas eléctricas do mercado livre, contacte a LojaLuz.