Está aqui

Reduzir a potência contratada

reduzir potencia contratada

Se quer reduzir a potência elétrica contratada, veja a documentação necessária para seguir com a gestão.

A distribuição eléctrica no território português está ao abrigo da EDP Distribuição, e é a responsável do bom estado das instalações eléctricas. Estas instalações estão preparadas para um tipo de potência eléctrica.

Se o cliente desejar, pode alterar esta potência para adaptar o fornecimento ao seu uso, e assim poupar na conta da luz.

O que é a potência elétrica?

Alterações ou contratações?Todas as gestões num só lugar. Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

A potência contratada é o nível de tensão de uma instalação, e limita o consumo instantâneo de energia, interrompendo o fornecimento quando excedemos o limite. Normalmente o cliente tem contratada uma potência tal que lhe permita usufruir do fornecimento sem cortes nem problemas adicionais. A qualidade do seu fornecimento está limitado pela distribuição eléctrica do país, ao abrigo da EDP Distribuição.

Que nível de potência contratar?

Veja as principais potências e tensões elétricas do mercado:

Baixa Tensão: Potências contratadas iguais ou inferiores a 45 kVA e potência mínima contratada de 1,15 kVA. Este tipo é aconselhável para clientes residenciais, lojas, escritórios e pequenas empresas. BTN (Baixa Tensão Normal para potências <41.4 kVA) e BTE (Baixa Tensão Especial para potências entre 41.4 kVA e 45 kVA).

Média Tensão: tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 1kV e igual ou inferior a 45kV. Estas potências são específicas para indústrias.

Alta Tensão: Tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 45KW e igual ou inferior a 110KW e a potência contratada é igual ou superior a 6MW. O uso desta potência destina-se à indústria siderúrgica, grandes hospitais, indústria da celulose, indústria de plásticos, indústria de adubos, serviços energéticos, etc.

Que potência deve ter contratada?

Quando um cliente efectua uma nova ligação da luz, deve fazer um estudo prévio e saber bem que potência deve contratar, para tal fim, pode solicitar o serviço de um técnico electricista profissional. O consumidor deverá dispor de uma ficha técnica ou certificado onde possa apreciar a potência que pode contratar que, segundo a instalação, poderá ser uma ou outra. Esta potência atribuída como “potência contratada” pode vê-la numa factura. Para mais informação referente a uma Nova Ligação em Baixa Tensão pode pesquisar o nosso site.

Quando devo mudar a potência?

Uma vez que o cliente celebre o contrato do fornecimento com uma potência ligada, este poderá alterar esta potência tantas vezes como precise para conseguir poupar o maior montante possível. Esta potência pode ser adaptada ao uso do consumidor, para tal fim deve consultar antes um técnico que aconselhe sobre a potência a contratar, ou pode pesquisar num simulador online.

O mercado energético português está liberalizado desde Setembro do ano 2006, com isto, o consumidor pode mudar de comercializadora (até 4 vezes a cada 12 meses consecutivos). O sistema tarifário português é muito variado, por isso uma boa comparação de tarifas eléctricas é aconselhável para a melhor poupança.

Reduzir a potência do meu contrato

Até quanto posso reduzir a potência contratada?

O cliente pode reduzir a potência para pagar menos no termo fixo da luz, e inevitavelmente pagará menos no termo de energia.

Potência contratada (kW)

1,15

2,3

3,45

4,6

5,75

6,9

10,35

13,8

17,25

20,7

O nível mínimo que o cliente pode ter para ser considerado vivenda é 1,15 kVA, mas nem todas as companhias têm tarifas para esses níveis.

As tarifas disponíveis de BTN normalmente são desde os 3,45kVA até os 20,7 kVA.

Veja as vantagens de reduzir a potência, e dependendo do nível de tensão contratado, veja a poupança que isso provoca.

Como reduzir a potência?

A alteração do valor da potência é rápida e gratuita, simplesmente mediante um telefonema à própria comercializadora contratada, ou pode também verificar se mudar de comercializadora o ajuda a acrescentar uma poupança na sua factura. Para este último caso pode pesquisar como mudar a tarifa eléctrica no mercado liberalizado no nosso site.

Sem qualquer custo, o consumidor poderá solicitar esta alteração sempre que quiser. Após uns 5 dias de solicitar a alteração de potência, um técnico da rede de distribuição da zona irá fazer esta alteração, mediante uma intervenção rápida de uns minutos. A solicitude da alteração não tem prazos fixos, simplesmente uns dias até que o técnico conclua a intervenção.

Compare as tarifas e mude de companhia para poupar

 

Ao mesmo tempo que reduz a potência, pode comparar as tarifas que estão disponíveis no mercado e ver qual é a melhor tarifa para si. No momento em que o cliente quiser, pode mudar de comercializador sem custos para contratar uma tarifa mais económica e com melhores condições contratuais.

Veja as tarifas de plano dual para contratar gás natural e luz ao mesmo tempo e com a mesma companhia, assim poderá ter mais descontos nos termos da factura de gás e da factura de luz.

LEMBRE-SE
Mude de companhia sem mudar a qualidade do fornecimento. Isso sempre será responsabilidade da distribuidora, independente da comercializadora.