Está aqui

Eletricidade para uma empresa

eletricidade empresa

O fornecimento de eletricidade para empresas tem suas particularidades. É preciso compreendê-las para encontrar os melhores preços para sua empresa.

Para poupar na factura de luz de sua empresa, conte com a ajuda da LojaLuz, especialista no mercado de gás e luz de Portugal. Qualquer dúvida, não hesite a nos consultar.

Alterações ou contratações?Todas as gestões num só lugar. Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Qual potência contratar para uma empresa?

A potência de luz a contratar em uma empresa vai depender do seu porte e de seu consumo de eletricidade. A potência que contratar será a potência máxima da qual sua empresa irá dispor em qualquer momento durante o fornecimento.

Veja abaixo uma comparação entre três níveis de potência disponíveis no mercado de luz.

Baixa Tensão Normal: Potências contratadas iguais ou inferiores a 41,4 kVA e potência mínima contratada de 1,15 kVA. Este tipo é aconselhável para clientes residenciais, lojas, escritórios e pequenas empresas.

Média Tensão: tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 1kV e igual ou inferior a 45kV.

Alta Tensão: Tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 45KW e igual ou inferior a 110KW e a potência contratada é igual ou superior a 6MW. O uso desta potência destina-se à indústria siderúrgica, grandes hospitais, indústria da celulose, indústria de plásticos, indústria de adubos, serviços energéticos, etc.

Em geral, o nível de baixa tensão normal é suficiente para empresas de pequeno porte. Se quiser, pode também contratar o nível de baixa tensão especial, para potências contratadas entre 41,4 kVA e 45 kVA. A baixa tensão especial foi criada especialmente para casos onde se precisa de um pouco mais de potência do que clientes residenciais ou pequenas lojas.

Portanto, para empresas de médio porte recomenda-se contratar tarifas de baixa tensão especial ou média tensão. Já empresas de grande porte devem decidir entre média e alta tensão.

Alterar a potência contratada numa empresa

se seu ramal não suporta a nova potência que quer contratar, deve contactar a EDP Distribuição

O cliente pode sempre fazer alterações em seu contrato de luz, entre elas alterar sua potência contratada. Porém, no caso de aumentar sua potência contratada, deve antes verificar se seu ramal suporta este aumento. Para saber qual a potência suportada pelo seu ramal, verifique sua ficha técnica fornecida pela CERTIEL. Se não dispor desta ficha, contacte a companhia distribuidora de eletricidade em Portugal, a EDP Distribuição.

Caso tenha este certificado, e perceber que seu ramal não suporta a nova potência que quer contratar, também deve contactar a EDP Distribuição. A companhia enviará uma equipe técnica para fazer a alteração em sua instalação elétrica, e, após uma intervenção de alguns poucos minutos, já estará apto a contratar a potência desejada.

Escolher a potência elétrica

Note que ao contratar uma potência, deve escolher muito bem seu valor. Se contratar um valor inferior ao necessário, terá problemas com os disjuntores, que vão interromper o fornecimento constantemente. Por outro lado, se contratar um valor superior ao necessário, vai acabar por pagar mais do que precisava em sua tarifa de luz.

Para saber exatamente qual potência deve contratar, consulte um técnico eletricista ou contacte a LojaLuz.

Melhor companhia de luz para empresas

Com o surgimento do mercado livre de eletricidade português, muitas são as opções para os clientes. O mercado de eletricidade foi liberalizado em 2006, e, desde então, são muitas as empresas que começaram a fornecer eletricidade. Dentre elas, podemos destacar:

  • Galp Energia
  • EDP Comercial
  • Ylce
  • ENAT
  • Iberdrola
  • Endesa
  • AUDAX
  • LUZBOA

É difícil apontar uma como a melhor, pois os preços que elas oferecem estão sempre a mudar. O ideal é que o cliente acompanhe as mudanças do mercado e, sempre que encontrar a melhor tarifa de luz para si, mude de companhia, já que tem o direito de mudar de companhia sempre que quiser e este processo é rápido e gratuito. Além disso, a melhor companhia vai depender do seu caso, da quantidade de energia que vai consumir e da potência que vai contratar.

Como mudar de empresa de eletricidade

Assim como a potência contratada, também é possível mudar o fornecedor de luz. Com a abertura do mercado, mudar a titularidade, alterar potências e mudar de fornecedor são ações possíveis, diferentemente do mercado regulado, onde apenas uma empresa era detentora de todo o território nacional.

No caso do cliente encontrar uma tarifa mais conveniente para si, é recomendado mudar de companhia de eletricidade. A mudança é gratuita e geralmente demora enter 5 e 7 dias úteis para ser realizada. Basta contactar com a nova companhia que deseja celebrar o novo contrato de luz.

A Lojaluz é especialista em comparações, deixando o cliente ciente de todas as tarifas do mercado e analisando qual é a mais interessante para o cada situação. Contacte-nos e comece a poupar, já!

Abaixo, a Lojaluz dispõe de um vídeo explicativo, mostrando passo a passo como realizar a mudança de companhia de luz:

Mercado livre x Mercado regulado

Apesar de não termos uma companhia de luz que seja a melhor para todos os casos, uma coisa é certa: o mercado regulado nunca é a melhor opção! O mercado regulado é composto somente pela companhia EDP Serviço Universal, e apresenta tarifas transitórias com preços mais elevados que os do mercado livre. Graças à concorrência presente no mercado livre da luz, os preços praticado são bem mais vantajosos para o cliente.

Os clientes do mercado regulado têm até 2020 para aderir ao mercado livre. Porém, já podem usufruir das suas vantagens desde já ao celebrar um novo contrato com companhias do mercado livre.

Veja abaixo um gráfico que ilustra a diferença entre os preços do mercado livre e do mercado regulado. Nele, são comparadas as tarifas praticadas pela EDP Serviço Universal, do mercado regulado, e a EDP Comercial, do mercado livre.

 

Melhor tarifa de luz para empresas

Como citado no tópico anterior, não há uma companhia que ofereça a melhor tarifa de luz para todos os casos. Porém, com certa astúcia, pode encontrar maneiras de poupar na eletricidade ao escolher sua tarifa de luz.

Por exemplo, em geral as tarifas variam quanto à disposição horária. São três os tipos de tarifas horárias:

Tarifa simples

Apresenta os mesmos preços durante 24h.

Tarifa bi-horária

Divide o dia entre as horas de vazio e as horas fora de vazio. O preço da eletricidade nas horas fora de vazio é menor.

Tipo Ciclo

Hora de Vazio

Das 22:00 ás 8:00

Hora Fora de Vazio

Das 8:00 ás 22:00

  • Horas de vazio: Preço da tarifa bi-horária é menor que preço da tarifa simples
  • Horas fora de vazio: Preço da tarifa bi-horária é maior que preço da tarifa simples

Tarifa tri-horária

Divide o dia entre horas de vazio, cheia e ponta. Assim como no caso da tarifa bi-horária, o preço da luz é inferior nas horas de vazio.

Por exemplo, veja a tabela de horários no verão:

TIPO DE HORA PERÍODOS

Ponta

 

das 10:30 ás 13:00

das 19:30 ás 21:00

Cheia

 

das 8:00 ás 10:30

das 13:00 ás 19:30

das 21:00 ás 22:00

Vazio

das 22:00 ás 8:00

 
  • Horas de vazio: Preço da tarifa tri-horária é menor que preço da tarifa simples
  • Horas de cheia: Preço da tarifa tri-horária é maior que preço da tarifa simples
  • Horas de ponta: Preço da tarifatri-horária é muito maior que preço da tarifa simples

Portanto, se sua empresa operar principalmente nas horas de vazio, pode poupar bastante ao aderir a uma tarifa do tipo bi-horária ou tri-horária!

Mudar a titularidade da fatura de luz

Se comprou, vendeu, ou arrendou o local de sua empresa, deve fazer a mudança de titularidade da luz. O titular da factura de luz é o responsável pela gestão e contacto com a fornecedora de eletricidade. O titular deve ser aquele que faz uso da eletricidade, no caso, o gestor da empresa.

Por isso, ao comprar ou arrendar o local de uma empresa, o novo inquilino deve ser o titular. Também em caso de falecimento do titular, o novo chefe da empresa deve ser o titular. Para alterar a titularidade, vai precisar dos seguintes documentos:

  1. Cópia do BI e número de contribuinte ou, apenas, cópia Cartão de Cidadão, ambas as opções do novo titular;
  2. Contrato de arrendamento ou escritura;
  3. Potência a contratar (pode-se alterar);
  4. Código CPE.

A alteração pode ser feita por telefone, online ou em uma loja física da sua companhia de luz. A mudança é feita de maneira rápida (em menos de uma semana) e gratuita.

Empresa com dívida de eletricidade

Uma empresa com dívida numa companhia de eletricidade não pode alterar seu contrato antes de resolver a situação em questão.

Isto quer dizer que o cliente não pode mudar a titularidade ou a companhia contratada antes de quitar a dívida.

Se quiser, pode rescindir o contrato e tentar fazer um novo, arriscando ficar sem luz durante uns dias. Como isso seria inviável e arriscado para uma empresa, o melhor é mesmo resolver a dívida e continuar com o fornecimento antes de qualquer mudança no contrato.

Porém, se acredita que a dívida é imprópria ou tem algum erro, deve contactar sua companhia de eletricidade e informá-los do erro em questão.

o melhor é mesmo resolver a dívida e continuar com o fornecimento antes de qualquer mudança no contrato
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus