Está aqui

Luz e Gás Natural para Empresas

call lojaluz
empresas eletricidade gas natural

A sua empresa pode e deve aderir ao mercado livre da eletricidade e do gás natural. Esse tipo de ação, por parte dos proprietários, pode fazer com que a empresa poupe mais de 20% nas suas faturas de luz e gás natural.

A Lojaluz conta com uma equipa de profissionais altamente especializados no mercado livre da luz e do gás natural. Não hesite em contactar-nos e comece a poupar o mais rápido nas suas faturas de luz e gás natural.

O mercado livre para empresas

Assim como os domésticos, todo tipo de empresa também pode desfrutar de todas as vantagens presentes no mercado liberalizado da luz e do gás natural. Com o novo sistema, os consumidores agora podem escolher qual empresa de luz e de gás mais lhes convém.

No mercado livre é possível realizar uma série de serviços que antes, com o mercado regulado, não se podia. A Lojaluz preparou uma lista com as principais gestões possíveis no novo sistema, confira:

  1. Ligação da luz à rede elétrica
  2. Alteração da potência contratada
  3. Mudança de titularidade
  4. Alteração da tarifa elétrica
  5. Substituição da conta bancária
  6. Mudança de fornecedor elétrico
  7. Alteração da maneira de pagamento

Saiba como ligar a luz da sua empresa

Existem vários tipos distintos de ligação à rede elétrica, dependendo do setor onde sua empresa estará atuando e a respectiva potência necessária para poder funcionar todos os aparelhos elétricos da sua empresa. Conheça um pouco mais sobre as tensões elétricas, de acordo com cada potência elétrica contratada e para qual tipo de empresa vai direcionado. Observe:

Baixa Tensão: Potências contratadas iguais ou inferiores a 45 kVA e potência mínima contratada de 1,15 kVA. Este tipo é aconselhável para clientes residenciais, lojas, escritórios e pequenas empresas. BTN (Baixa Tensão Normal para potências <41.4 kVA) e BTE (Baixa Tensão Especial para potências entre 41.4 kVA e 45 kVA).

Média Tensão: tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 1kV e igual ou inferior a 45kV. Estas potências são específicas para indústrias.

Alta Tensão: Tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 45KW e igual ou inferior a 110KW e a potência contratada é igual ou superior a 6MW. O uso desta potência destina-se à indústria siderúrgica, grandes hospitais, indústria da celulose, indústria de plásticos, indústria de adubos, serviços energéticos, etc.

A Lojaluz preparou um vídeo explicativo, ensinando passo a passo como realizar a nova ligação à rede elétrica. Veja abaixo:

As empresas de luz no ramo empresarial - BTE

Quase todas as empresas do mercado livre operam no setor empresarial - com potências entre 27 e 41 kVA - e possuem distintas tarifas elétricas, o que faz o mercado livre ser mais competitivo e quem sai ganhando é o consumidor.

Veja uma lista das empresas que atuam nesse setor, em 2016:

  1. Iberdrola
  2. EDP Comercial
  3. Galp Energia
  4. ENAT
  5. Goldenergy
  6. YLCE
  7. AUDAX
  8. LUZBOA
  9. Energia Simples
  10. Endesa

As empresas de gás no mercado livre

Quando falamos em gás natural para empresas, nos referimos a uma quantidade inferior de empresas que fazem o serviço de distribuição do gás natural. O gás natural se vende de maneira diferente à luz, já que se comercializa de acordo com os escalões tarifários e não pelo kWh.

Qualquer empresa pode contratar uma das seguintes companhias de gás, em Portugal:

  1. Goldenergy
  2. Galp Energia
  3. EDP
  4. Endesa
  5. Audax

Conheça as tarifas duais

Uma das tarifas mais importantes no mercado liberalizado da luz e do gás natural, especialmente para empresas, é a tarifa dual. Essa tarifa é conhecida por trazer generosos benefícios a seus clientes, já que possui a forma "all-in-one" (tudo em um), o que faz com que a empresa comercializadora baixe ainda mais suas tarifas.

Veja quais as principais vantagens da tarifa dual:

tarifa dualPoupança: É compreensível que as empresas promocionem mais esse tipo de tarifa, uma vez que o consumidor estará usando dos dois serviços de energia, tendo, assim, uma despesa mais alta do que se estivesse contratando apenas o gás ou a luz, por isso é a tarifa mais barata do mercado.

vantagem tarifa dualComodidade: Uma vez que se contrate a tarifa dual, o cliente não lidará com mais de uma fatura e, assim, evita que se desorganizem as contas do negócio. Outro ponto interessante é que, na mesma fatura, pode-se ver quais foram as despesas de ambas energias, sem ter que estar verificando papel por papel, como ocorre quando contratamos duas empresas distintas para fornecer gás e luz, respectivamente.

Compare as tarifas a 20,7 kVA de potência

Assim como dito anteriormente, as potências de 20,7 kVA estão inseridas no bloco BTE - Baixa Tensão Especial - e é muito utilizada entre lojas, escritórios, etc. Afim de facilitar o entendimento, a Lojaluz preparou um gráfico com os preços das tarifas de alguma das principais empresas comercializadoras de eletricidade de Portugal. Veja:

 

*Facturação eletrónica

Comparação das tarifas a 41,4 kVA de potência

Seguindo o mesmo ramo - BTE - a tarifa com potência a 41,4 kVA já é mais específica para empresas maiores, já que é a tarifa que precede a Média Tensão. Veja como são os valores para esse tipo de tensão elétrica.

*Facturação electrónica

Saiba como mudar de empresa de luz

Assim como a potência contratada, também é possível mudar o fornecedor de luz. Com a abertura do mercado, mudar a titularidade, alterar potências e mudar de fornecedor são ações possíveis, diferentemente do mercado regulado, onde apenas uma empresa era detentora de todo o território nacional.

No caso do cliente encontrar uma tarifa mais conveniente para si, é recomendado mudar de companhia de eletricidade. A mudança é gratuita e geralmente demora entre 5 e 7 dias úteis para ser realizada. Basta contactar com a nova companhia que deseja celebrar o novo contrato de luz.

A Lojaluz é especialista em comparações, deixando o cliente ciente de todas as tarifas do mercado e analisando qual é a mais interessante para o cada situação. Contacte-nos e comece a poupar, já!

Abaixo, a Lojaluz dispõe de um vídeo explicativo, mostrando passo a passo como realizar a mudança de companhia de luz:

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus