Está aqui

ENAT

call lojaluz
Eletricidade da ENAT

A ENAT é uma empresa que oferece serviços energéticos no mercado livre português.

Compare as tarifas da ENAT com as apresentadas por outras companhias e escolha aquela que melhor se adapte as suas necessidades.

Se acabar por escolher a ENAT contrate a tarifa e a potencia que mais lhe convêm e contacte-nos ou à empresa para poder celebrar o contrato.

Contratar eletricidade com a ENAT

A ENAT é uma das companhias que opera no mercado livre da eletricidade em Portugal. A liberalização do mercado trouxe muitas vantagens aos clientes entre as que se podem enumerar o facto de poder escolher companhia e tarifa e com isso poupar cada mês na sua fatura. A ENAT é uma dessas empresas com as que pode poupar todos os meses.

Quando a sua instalação elétrica estiver completa só precisa de escolher a potencia elétrica que quer contratar, a titularidade do contrato, a tarifa a contratar e a companhia com que irá contratar.

Este artigo destina-se a informá-lo sobre as ofertas da ENAT e as razoes para escolher esta companhia.

Realizar a ligação elétrica

Em primeiro lugar, o cliente deve conhecer se onde quer ter o fornecimento eléctrico existe ou não a possibilidade de tê-lo. Isto é, saber se a instalação eléctrica está feita ou se precisa de alguma reparação ou reforço no ramal. A possibilidade de ter o fornecimento de luz depende da instalação eléctrica.

Após esta verificação, o cliente deverá solicitar a ficha técnica da instalação à EDP Distribuição, em caso de não a ter.

Celebrar o contrato com a ENAT

Depois de escolher contratar com a ENAT vai precisar dos seguintes documentos para celebrar um novo contrato de eletricidade ou mudar de companhia de luz:

  1. Factura anterior (onde constam os dados técnicos como o CPE e/ou o CUI)
  2. Nome do titular (e a identificação)
  3. Meio de pagamento

Alterar o contrato da ENAT

Saiba que depois de assinado o contrato pode fazer mudanças quando assim entender. Alguns dos trâmites que pode fazer são:

  1. Novo contrato de eletricidade
  2. Novo contrato de gás
  3. Alterar a potência elétrica
  4. Alterar a titularidade do contrato de luz
  5. Rescisão do contrato energético
  6. Mudar a tarifa contratada
  7. Mudar de comercializador

Se encontrar uma tarifa, mesmo que seja de outra companhia, escolha a que mais se adapte as suas necessidades já que pode mudar quando quiser assim que mesmo uma vez contratado o serviço não deixe de ir comparando tarifas pois nunca sabe quando pode aparecer uma tarifa que mais se adeqúe as suas necessidades.

Para qualquer alteração relacionada com o seu contrato saiba que conta com o nosso apoio, assim que não hesite em contactar-nos.

Mudar a potencia elétrica contratada

aumentar o reduzir essa potencia

A potencia elétrica contratada é uma das mudanças que pode fazer ao mudar de companhia. Assim, pode mudar de potencia contratada ao contratar para ENAT. Mas saiba que no mercado livre pode fazê-lo em qualquer momento, até já depois de ter assinado o contrato.

A potencia que o cliente tem contratada é normalmente a que lhe permite usufruir da eletricidade sem cortes no fornecimento. Isto não implica que ao longo do tempo não vai precisar de aumentar o reduzir essa potencia, pois as suas necessidades podem mudar. Assim, agora com o mercado livre, tem a possibilidade de a adequar as suas necessidades quando quiser e necessitar.

Mudar a titularidade do contrato

Mudar a titularidade é outras das operações gratuitas que pode realizar quando desejar e necessitar. Para efetuar esta alteração necessita da fatura anterior e indicar o meio de pagamento além de um documento de identificação (normalmente cartão do cidadão).

Assim pode fazer alteração, se assim desejar, ao mudar para a ENAT. Contacte-nos ou a companhia e ajudá-lo-emos em todas as gestões.

Ao fazer qualquer destas mudanças não se esqueça sempre de ir comparando as diferentes propostas tarifarias das companhias presentes no mercado elétrico.

Quais são as ofertas de luz da ENAT?

  • ENAT PENTA
  • 5% desconto na tarifa simples e fora de vazio
  • Implica adesão a fatura eletrônica e débito direto
  • ENAT TRINCA
  • 3% desconto na tarifa simples e fora de vazio
  • Para todos os consumidores com potencia compreendida entre 3,45 e 20,7 kVA.
  • ENAT BASE
  • Tarifas sem desconto
  • Disponível para todos os clientes em Baixa Tensão Normal.

Comparar a ENAT

Será sempre do seu interesse comparar a ENAT com as restantes companhias presentes no mercado, para de estar seguro que as ofertas que apresenta a ENAT são as que realmente mais se adequam as suas necessidades e aquelas com que irá poupar. No mercado livre, é a companhia a responsável de por preço a eletricidade que consome ( a atividade de distribuição e de comercialização estão separadas).

Ao mudar de companhia saiba que a qualidade da energia não vai mudar, já que isso depende da distribuidora. Esteja sim atento ao preços práticos que aí sim é onde variam e onde pode conseguir a sua poupança mensal.

A melhor tarifa de eletricidade

poder mudar de companhia constantemente

Uma das grandes vantagens do mercado livre é o facto de poder mudar de companhia constantemente. Assim, o ideal é que esteja constantemente a comparar preços e escolha a companhia e tarifa mais se adequam as suas necessidades e mais o façam poupar cada mês.

No caso de querer apenas contratar eletricidade, a ENAT é das companhias que oferecem tarifas e descontos mais competitivos.

Comparar as tarifas de eletricidade

Comparar as tarifas de eletricidade é essencial para conseguir poupar mais todos os meses. Compare e escolha a tarifa com mais pode poupar e que mais se ajusta as suas necessidades. Para poder comparar corretamente as diferentes tarifas, além dos descontos apresentados, há alguns termos que deve ter em conta.

Tenha em conta a existência do seguintes termos na fatura da luz:

  1. Termo fixo: quantia fixa que depende da potencia que o cliente tem contratada.
  2. Termo de energia: este ponto depende da quantidade de energia consumida.

O que ocorre normalmente nas tarifas é a existência de um desconto no termo fixo o que pode iludir o consumidor. É preferível que seja aplicada uma percentagem mais baixa sobre o termo da energia de modo a proporcionar uma fatura de valor menor no final do mês.

Além destes termos, há que ter em conta a existência de diferentes tipos de tarifas horárias: as tarifas simples, tarifas bi-horárias e as tarifas tri-horárias. Concebidas todas para tipos de consumidores diferentes, pelo que se deseja alcançar uma maior poupança a analise desta parte esta nas suas mãos. No entanto, não há razão de preocupação nem de alarme pois esta comparação de tarifas elétricas é fácil de ser feita, se tiver em conta as horas em que existe um maior consumo energético em sua casa conseguirá facilmente identificar o tipo de tarifa ideal para si.

É importante que o consumidor esteja sempre a comparar as tarifas elétricas, uma vez que pode mudar frequentemente de comercializador de eletricidade. Sempre que se deparar com uma oferta melhor pode subscrever um serviço de uma comercializadora diferente.

Aderir ao mercado livre com a ENAT

Se ainda não aderiu ao mercado livre faça-o quanto antes e uma das companhias com que tem possibilidade de mudar é a ENAT. Se já está no mercado livre, ao poder mudar de companhia quando quiser, se entender que a ENAT é a companhia que mais se adequa as suas necessidades também a pode escolher quando quiser.

Se ainda não aderiu ao mercado livre deve fazê-lo pois vai ter muitas possibilidades de poupança todos os meses. Uma vez comparadas as diferentes tarifas das companhias, pode escolher aderir ao mercado livre com a ENAT se esta for a que lhe apresentar as melhores propostas para o seu caso.

Contacte-nos para que o ajudemos em todos assuntos relacionados â adesão ao mercado ao mercado e todos os trâmites que tenha que realizar.