Está aqui

Alterar o contrato do gás

banner ligar gas

novo contrato gas

Alterar contrato gás

Desde que o cliente faz a abertura do gás, existem muitas situações em que deve ser alterado o contrato do gás natural, com o fim de adaptar o fornecimento e a contratação a necessidade do cliente segundo o momento.

A alteração do contrato do gás é gratuita, mas saiba a melhor maneira de gerir o seu fornecimento com a nossa ajuda.


A abertura do gás

O cliente, chegado o momento em que tenha água e eletricidade ligadas, e a instalação prestes a ser utilizada, pode proceder à abertura do gás natural.

Para fazer a nova ligação do gás natural, o cliente deve decidir uma serie de termos do seu contrato:

Mudar a tarifa de gás

O cliente poderá mudar a tarifa de gás natural sempre que quiser. Deve aproveitar as vantagens do mercado livre, e sempre que encontrar alguma tarifa melhor da que tem contratada, então deve proceder á troca sem hesitar, pois é uma alteração gratuita e que só traz poupança.

Enquanto quiser voltar a mudar de tarifa, pode solicitar esta alteração á nova companhia que quiser contratar, quem se responsabiliza de toda a gestão.

Comparar as tarifas de gás

O cliente deve comparar as tarifas de gás natural 2 vezes por ano, como nosso aconselhamento, para manter a sua contratação com a melhor tarifa de gás, pois pode mudar sempre que quiser. No mercado livre não pode contratar uma tarifa com compromisso de fidelização, por isso pode estar descansado, porque a alteração é para una poupança evidente.

O cliente deve comparar os seguintes termos de cada tarifa, para poder saber qual é a mais económica:

Termo fixo: É uma quantidade a pagar fixa, que corresponde como escalão do consumo declarado. 

Termo de energia: Cada kWh consumido durante o período de facturação tem um preço, baseado na regulação da ERSE. Este é a maior parte do montante final da factura. Controle o seu consumo para pagar menos neste termo.

Alterar o fornecedor de gás contratado

O cliente tem um fornecedor contratado desde o momento em que solicita a nova ligação. As companhias de gás natural publicam as tarifas que os clientes podem contratar, e graças ao mercado livre, o cliente pode comparar todos os fornecedores para a sua contratação.

  • Para mudar de fornecedor apresente os seguintes dados á nova companhia que quer contratar e solicite a troca, sem custos e sempre que quiser:
  • Fatura anterior (onde contam os dados do antigo titular, morada e CUI)
  • Escritura ou certificado de arrendamento da vivenda
  • Meio de pagamento

Comparar os fornecedores de gás

O cliente deve comparar os fornecedores de gás para tomar a melhor decisão nesta questão. As opções que tem são:

  • Goldenergy
  • Endesa
  • EDP
  • Galp On

Alterar a titularidade do contrato do gás

Existem alguns casos em que o cliente precisa mudar a titularidade do contrato do gás natural. Mas saiba que ao mudar a titularidade, o novo titular irá ter uma inspeção da instalação que tem um custo adicional, que depende da localização e de quem faz esta inspeção.

Para evitar este custo, cabe a possibilidade de alterar o titular do pagamento do gás, e assim, o novo titular será quem conste numa factura de gás. Desta maneira, além de não ter inspeção, pode mudar de fornecedor ao mesmo tempo, e melhorar a sua tarifa para poupar, pois o principal interessado é quem paga o fornecimento.

Qual é a melhor tarifa de gás?

O cliente deve comparar as tarifas de gás e celebrar o contrato com o fornecedor detentor da melhor opção contratual. Apresentamos o caso de um fornecimento de gás natural em Lisboa, com o escalão 2 declarado em termo fixo: