Está aqui

Alterar o titular do gás natural

call lojaluz

alterar titular gás natural

Ao formalizar uma nova ligação de gás natural, o cliente deve ter a instalação prestes a ser utilizada, e solicitar a ligação após a activação do contador elétrico e ter água no ponto do fornecimento.

A pessoa que protagonize a activação do gás natural deve ser o titular do contrato, mas deve saber que este titular pode mudar ao longo do tempo, mas saiba como é a melhor maneira de fazê-lo.


Quando mudar o nome do contrato do gás?

Normalmente, a mudança do titular do contrato de gás acontece quando o cliente se encontra num destes casos:

  1. Mudança de inquilino;
  2. Falecimento do antigo titular;
  3. Separação.

Quanto custa alterar a titularidade do gás?

A alteração da titularidade do contrato de gás é um procedimento que o cliente deve fazer com a própria companhia de gás que tem contratada. Após a alteração, o novo titular irá receber uma inspecção técnica da instalação para verificar em como tudo está corretamente instalado para ser utilizado.

O facto mais importante é que esta inspecção tem custos. A alteração da titularidade do gás é totalmente gratuito. no entanto, esta inspecção da instalação tem um custo, que só saberá pedindo um orçamento à companhia distribuidora. Quem deve proceder a esta solicitação é o novo titular.

As companhias normalmente têm algum acordo para estas inspecções e variam de preço segundo a localização e o estado da instalação. Saiba que o cliente pode escolher o inspector que fará a inspecção.

Como alterar a titularidade da factura do gás?

Neste caso existem algumas diferentes, pois se a intenção do cliente é receber a factura de gás natural em seu nome, trata-se de uma alteração do titular do pagamento. Desta maneira não existem custos e o cliente pode mudar a qualquer momento e usufruir de uma das grandes vantagens do mercado livre: mudar de fornecedor de gás e contratar a tarifa de gás mais económica.

Para proceder a esta alteração deverá ligar à companhia que tem contratada a solicitar a alteração, sendo que durante este contacto vai ter de disponibilizar uma série de documentos, abaixo indicados.

Como mudar o titular do pagamento do gás?

Alterar o titular do pagamento não tem custos

Neste caso, contacte connosco para proceder a esta alteração. Mudar o titular do pagamento e contratar um novo fornecedor pode-se fazer simultaneamente e sem custos, por isso, normalmente esta é a solução que o cliente procura.

Numa chamada pode ficar resolvido. Este trâmite não tem custos nem longos prazos de espera, ou seja, em uns dias o cliente que solicite esta alteração, começará a receber a factura do gás ao seu nome como titular do pagamento. Não faz mal que o titular do contrato seja outra pessoa.

Alterar a titularidade do contrato do gás

Se definitivamente o cliente quiser alterar a titularidade do contrato do gáse receber então a inspeção posterior, deve saber que não pode mudar de companhia ao mesmo tempo.

Documentação para alterar a titularidade do gás

  • O cliente deve contactar com a companhia que tem contratada e disponibilizar a seguinte documentação:
  • Cópia do Cartão de Cidadão do novo titular.
  • Documentação de Cedência de Posição. Em alternativa á declaração, pode ser o certificado de óbito (se aplicável), contrato de arrendamento.
  • Dados pessoais.
  • Meio de pagamento.
  • Escritura ou contrato de arrendamento.

Alterar o titular do pagamento e mudar de fornecedor de gás

Alterar o titular do pagamento do gás fará com que, automaticamente, o titular da factura e responsável pelo pagamento da mesma seja o novo contratante. Desta forma o cliente poupou na inspecção e não teve que alterar o titular do contrato da luz.

O cliente pode ainda, ao mesmo tempo, melhorar o seu contrato e contratar outra tarifa melhor que a conseguindo poupar com a conta do gás natural.

Deve saber qual é a melhor tarifa de gás neste momento para si, num caso comum (ESCALÃO 2 em LISBOA) sem condições nem compromissos:

 
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus