Está aqui

Aquecimento elétrico ou gás natural?

Aquecimento elétrico gás natural

Apesar das novas tarifas de eletricidade, os comparadores estão adaptados a este novo sistema e convém utilizá-los para saber qual é a oferta mais adequada.

O sistema de aquecimento é um dos aspectos do consumo efectuado tanto em casas particulares como em negócios. Para isso, o cliente deve ter em conta todas as opções e procurar aquela que realmente se ajuste às necessidades que pretende cobrir.

Tanto para o uso profissional como doméstico, pode empregar-se 2 tipos de aquecimento que necessitam energias diferentes e além disso terão um preço diferente, que serão a electricidade e o gás natural.


Que tipo de aquecimento devo instalar?

Segundo o tipo de consumo, pode ver-se a curto e médio prazo o tipo de aquecimento mais económico para cada consumidor, depende de se tem ou não acesso à rede de gás natural portuguesa:

Se a sua casa tem acesso à rede de gás natural:

  • Com a instalação do sistema de gás natural. Sem dúvida aquecimento por gás, já que a través do gás natural vai resultar bastante mais económico e rentável.
  • Sem instalação do sistema de gás natural o tendo que renovar a instalação. É um processo custoso, mas a longo prazo e com um uso normal, merece a pena

Se a sua casa não tem acesso à rede de gás natural:

  • Caldeira de propano: Têm uma eficiência similar à do gás natural e suministra-se em garrafas e granel. Além disso, é bastante mais barato que o gasóleo para aquecimento.
  • Aquecimento elétrico no caso de uma casa para uso temporário, porque não merece a pena fazer um investimento em instalação de gás.

Aquecimento de gás natural

O gás natural é uma das formas de formas de fornecimento mais económicas se comparamos com outras energias, mas além disso oferece um bom rendimento em comparação com o resto e é a melhor opção disponível para os consumidores.

Se um cliente quer dispor de gás natural no seu domicilio, primeiro deve certificar-se que o seu edifício tem todas as instalações feitas e depois solicitar o contrato com a companhia mais económica. De facto, tem que ter em conta que o gás natural conta com varias vantagens:

  1. A evolução do preço do gás natural tem aumentado em menor proporção que o de outras energias
  2. Requer uma menor manutenção que outros tipos de aquecimento
  3. As caldeiras de condensação supõem uma maior eficácia e dão melhores resultados

Atualmente, a renovação das instalações de gás butano, gasóleo ou carvão têm subvenções para conseguir uma poupança energética e melhorar o meio ambiente.

Consulte todas as tarifas disponíveis de gás naturalPodemos ajudar na comparação com o seu serviço atual gratuitamente
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Aquecimento elétrico

O aquecimento elétrico é frequente em casa onde não se quer realizar nenhum tipo de instalação o em casas temporárias (por exemplo, de aluguer) onde se faz um consumo mínimo. Em comparação com o preço do gás natural, não é rentável, a não ser que disponha de uma tarifa elétrica com discriminação horária.

  • Tipos de aquecimento elétrico:
  • Ar condicionado que disponha de lâmpadas de calor.
  • Chão radiador. A electricidade aquece o sistema que está debaixo do pavimento, o que produz o calor.
  • Aquecedores a óleo.
  • Aquecimento com acumuladores, para consumidores que tenham contratada uma tarifa com discriminação horária.

Aquecimento mais barato

Para que o preço do consumo de aquecimento seja mais barato, já seja de gás ou electricidade, há que ter em conta o seguinte:

  • Se o gás natural está disponível na sua zona, é melhor realizar a instalação em sua casa e contratá-lo.
  • Pedir um orçamento de propano a granel o gasóleo com todas as companhias, onde se vai especificar o preço do fornecimento e as condições de contratação;
  • Comparar os preços das tarifas elétricas para tentar contratar a mais barata;
  • Controlar o consumo que se realiza em casa.
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus