Está aqui

 

Centro cultural de Belém – CCB

logotipo do CCB

O centro cultural de Belém é um dos locais de âmbito cultural mais interessantes e emblemáticos do país, e apresenta-se como um dos maiores símbolos da Lisboa moderna. Iniciado em Setembro de 1988, com assinatura dos arquitetos Vittorio Gregotti e Manuel Salgado, teve como objetivo receber a presidência portuguesa da União Europeia e que no futuro, de forma permanente, pudesse servir também como pólo dinamizador de diversas actividades ligadas às artes culturais e ao lazer.

Localizado na praça do império, em Lisboa, é composto por um centro de exposições temporárias, e dispõe de um vasto programa cultural focado na música, nas artes teatrais e fotografía, e apresenta ainda uma importante atividade como centro de reuniões. Além de integrar o museu Berardo, conta ainda com salas polivalentes, um auditório para música sinfónica e ópera e outro para artes performativas.

O centro cultural é composto por três módulos distintos:

  • O centro de reuniões: desenvolvido com o intuito de acolher, de forma priveligiada congressos e reuniões de qualquer tipo ou dimensão. É possível encontrar ainda diversas lojas, restaurantes, bares e duas garagens abertas aos utilizadores.
  • O centro de espetáculos, que é o que mais caracteriza o CCB, tendo o seu maior foco na área artística e cultural. Apresenta três salas de diferentes dimensões para organizar qualquer tipo de espetáculos e eventos. O Grande auditório tem uma capacidade de 1429 lugares, o pequeno auditório tem como lotação de 348 lugares e ainda contempla uma sala de ensaios que tem como lotação 72 lugares. É nesta última estrutura que se encontram as salas de apoio à produção e a preparação dos eventos.
  • O centro de exposições engloba as áreas distribuidas por quatro galerias e produz exposições de artes plásticas, design, fotografía, arquitetura e lojas. Além disto, o espaço é completado por uma cafetaria e ainda um espaço dedicado às peças de arte.

Assim, o centro cultural de Belém tem como objetivo promover a cultura, desenvolvendo a criação e a difusão das suas especificidades, do teatro à dança, da música clássica ao jazz e da ópera ao cinema

Muitos foram os artistas que já por aqui passaram pelo centro cultural, exibido as suas obras ou ainda participando em interessantres debates. Desde de junho de 2007, o CCB alberga a coleção permanente do museu “Coleção Berardo” onde estão expostas as mais diversas obras de arte contemporâneas mundialmente reconhecidas

Podendo ser visitado durante todo o ano, à excepção do dia 25 de Dezembro, é nos fins de semana que existe maior afluência de visitantes e é onde se oferece, além dos programas habituais, a presença de vários artistas de rua, atores e outras formas de divulgação de arte e performances.

A excelente localização permite aos visitantes conjugar a proximidade do rio com os jardins e esplanadas em seu redor usufruindo da experiência cultural perfeita. O centro cultural de Belém conta com uma cafetaria com esplanada, WI-Fi e uma excelente vista sobre o rio Tejo.

O programa do centro cultural de Belém está disponivel aqui: programação CCB:

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus