Está aqui

Comercializadores de Gás

call lojaluz

Comercializadores Gás

Assentando em pilares semelhantes aos do mercado eléctrico, o sector do gás natural também se encontra dividido em dois tipos de empresas, as companhias comercializadoras e as distribuidoras. Podemos inferir pelos próprios nomes, que as companhias distribuidoras de gás são as que estão encarregues de fazer chegar a energia a nossa casa que, neste caso, é o gás natural. Por outro lado, as comercializadoras estão encarregues da compra e venda.

Em termos práticos, o cliente lida sempre com a empresa comercializadora e, quando contrata um serviço, está a celebrar contrato com uma comercializadora, mesmo apesar de ser a distribuidora de gás que se encarrega de lhe fazer chegar a energia a sua casa.

Que comercializador de gás tem a melhor qualidade de serviço?

Antes de tudo, deve ficar esclarecido que a qualidade do serviço de gás natural em Portugal só varia dependendo da região do país onde se encontra. Independentemente do comercializador de gás que contrate, a qualidade do fornecimento irá ser sempre a mesma. Ao contrário do mercado eléctrico, onde existe apenas uma companhia encarregue pela distribuição de energia no território nacional, o sector do gás natural tem distribuidores fixos consoante diferentes regiões do país. Os preços do gás podem variar de região para região e para obter a melhor tarifa de gás da sua zona deve procurar pela comparar as tarifas de gás natural.

 

 A distribuição da SONORGÁS:

• Arco de Valdevez

• Cachão – Mirandela

• Macedo de Cavaleiros

• Mirandela

• Peso da Régua

• Ponte da Barca

• Póvoa do Lonhoso

• Santa Marta de Penaguião

As tarifas de gás mudam segundo a distribuidora da zona.

Como ligar o gás natural?

O processo que permite ativar o gás natural na sua casa é de fácil execução. Deve rever-se numa das seguintes situações:

  • Já tenho a instalação do gás natural: neste caso, o cliente deve contactar directamente com a comercializadora com quem quiser contratar para fornecer o serviço de gás natural. Neste ponto, aconselhamos a prévia comparação de tarifas e de companhias comercializadoras para que a decisão seja tomada da melhor forma;

Nos casos em que seja necessário,o reforço no ramal ou uma alteração na instalação já existente para poder oferecer o serviço completo de fornecimento, o cliente deverá compartir custos com a distribuidora.

  • Não tenho a instalação do gás natural: tal como acontece com a nova ligação elétrica, o cliente neste caso tem de entrar em contacto com a distribuidora da zona e pedir um orçamento para a instalação. Este dependerá de muitos fatores, podendo assumir diversos preços. Após ter o orçamento e a construção finalizada, o cliente já pode solicitar a uma entidade inspectora e o certificado da instalação.

O orçamento por parte das distribuidoras depende das características e necessidades do cliente.

Como posso escolher a melhor comercializadora de gás natural?

Numa fase inicial deve informar-se sobre quais as empresas que actuam na região de Portugal onde habita. Após completar este passo, pode começar a analisar as tarifas que estas empresas oferecem, quando encontrar a oferta com a qual pode beneficiar numa maior escala, encontrou a melhor comercializadora para si. Não significa isto que a sua tarifa vai ser sempre a melhor do mercado, uma vez que estas estão constantemente a ser alteradas.

Visando usufruir sempre da melhor tarifa de gás, o consumidor pode estar regularmente a par das alterações que ocorrem e também do surgimento de novas ofertas. Para beneficiar da melhor tarifa, basta-lhe entrar em contacto com uma nova comercializadora sempre que vir que esta possui uma melhor oferta.

 

É complicado mudar de comercializador de gás?

O processo associado à troca de comercializador revela-se bastante simples e sem muitas complicações. No entanto, é recomendado que sempre que pretender alterar de empresa fornecedora, deve ter consigo alguns dados bastante importantes, de modo a tornar este processo ainda mais rápido, evitando perdas de tempo e falhas de comunicação.

Factores a ter em conta

Revela-se de considerável importância perceber os diferentes tipos de tarifas existentes, o termo fixo ou até a existência de descontos duais por parte das comercializadoras. O cliente deve também prestar atenção a qualquer contrato que incluia a sua fidelização, pois normalmente revelam-se contratos  com a existência de descontos limitados. Pelo que o consumidor deve prestar atenção aos descontos que são propostos, analisar bem os valores afectados pelos descontos, uma vez que um desconto muito elevado no termo fixo revela-se quase nulo.

Sempre que tiver alguma questão ou dúvida, não hesite em entrar em contacto com a comercializadora em causa, esta não terá qualquer problema em ajudá-lo.

Perda de fornecimento do gás na troca de comercializador

Caso se veja na situação de querer trocar de fornecedor de energia e tem receio de ficar sem fornecimento durante alguns dias, devido à mudança, pode perder essa preocupação, pois tal cenário não ocorrerá, desde que inicie o processo de alteração de fornecedor antes de cancelar o serviço que tem subscrito.

A quem devo dirigir eventuais queixas sobre o fornecimento do gás?

Mesmo no caso de existir uma falha de fornecimento, ou seja, na ocorrência de algo que está relacionado com a distribuidora, a queixa deve ser feita à empresa que tem contratada, neste caso a comercializadora. Tal como em relação aos outros aspectos relacionados com a gestão do gás ou algum problema com a factura.

Contactos dos comercializadores do gás natural

Existem diversas companhias que actuam na vertente comercializadora do gás natural em Portugal, nomeadamente:

  • Goldenergy
  • Galp On
  • Endesa
  • EDP Comercial

No mercado existem vários comercializadores de gás natural, que competem entre eles para ganhar clientes. Nós apoiamos os consumidores que querem melhorar a sua situação e mudar de tarifa e de companhia, para assim poupar na conta do gás.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus