Está aqui

Como trocar a tarifa da luz?

 Como trocar tarifa luz

Em Portugal, o mercado energético encontra-se liberalizado, o que significa que existem várias empresas que actuam directamente na parte da compra e venda de energia. Enquanto que antes, existia apenas uma empresa encarregue por ambos os processos, tanto de distribuição como também de comercialização de energia.

Estas novas mudanças vieram trazer uma maior liberdade ao consumidor uma vez que agora pode escolher uma das várias empresas comercializadoras.


A nova ligação á rede eléctrica

Para activar o contador da luz, o cliente deve ter a instalação elétrica concluída, assunto ao abrigo da única distribuidora de luz de Portugal: EDP Distribuição. Uma vez que a distribuidora tenha cedido os dados do CPE e a certificação da instalação elétrica, o cliente pode proceder a gestão para ligar a luz em baixa tensão.

Neste momento, o cliente deve decidir:

Alterar o contrato da luz

Estes termos que o cliente teve que decidir ao activar o contador elétrico podem ser alterados ao longo do tempo, dadas as variadas situações pelas que pode passar um ponto de entrega. O fornecimento pode-se adaptar sempre que for preciso, e por tal razão, sempre que encontrar um motivo, deve alterar o contrato da luz.

Estas alterações são gratuitas, e mudar de fornecedor é um trâmite gratuito que pode solicitar sempre que quiser. Mudar de fornecedor pode melhorar o serviço que tem contratado, por isso, a comparação de comercializadoras elétricas deve-se fazer cada 6 meses, para actualizar a contratação.

Mudar a tarifa elétrica contratada

Ao fazer a nova ligação da luz, o cliente teve que contratar uma nova tarifa elétrica, a qual pode ser alterada sempre que quiser, graças as vantagens que tem o mercado livre. Uma das principais características do mercado é a possibilidade de comparar todas as tarifas da luz e escolher a que achar que é mais adequada para esse fornecimento concreto. A LojaLuz ajuda a comparar as tarifas elétricas, por tal razão contacte connosco para o melhor assessoramento.

Sempre que saber de alguma tarifa melhor, não hesite em mudar e aderir-se a essa nova tarifa. Saiba que a qualidade do fornecimento nunca muda, porque é responsabilidade da EDP Distribuição, seja qual for a comercializadora elétrica contratada.

Que dados preciso apresentar para mudar de tarifa?

Para mudar de tarifa, o cliente deve fazer a comparação das opções que tem disponíveis em Portugal. Sendo um leque muito extenso as possibilidades de melhora do contrato da luz.

  • Compare cada termo de cada tarifa para saber qual é a que mais lhe convém:
  • O termo fixo da luz: este termo é o mínimo a pagar pelo fornecimento elétrico. Diretamente relacionado com a potência do seu contrato.
  • Os termos de energia: este termo faz referência ao consumo que os clientes fizeram durante o período de facturação, medido em kWh, bem seja em gás como em luz.

Os dados que o cliente deve apresentar para celebrar um novo contrato com uma nova companhia ou para mudar de tarifa são:

  • BI ou Cartão de Cidadão
  • Factura de luz anterior
  • Pagamento da despesa

Porque preciso de uma factura de luz?

  • Numa factura de luz anterior, seja de quando for, constam uns dados que fazem falta para qualquer gestão:
  • CPE ou Código do Ponto de Entrega
  • Morada do fornecimento
  • Nome do titular (se fizer uma alteração da titularidade deverá apresentar os dados do novo titular)
  • Potência elétrica contratada (se quiser alterar a potência elétrica pode declarar qual a potência que deseja contratar)

Qual a melhor tarifa de luz?

O cliente deve comparar as tarifas de luz que estão disponíveis, e celebrar o novo contrato. Veja a comparação no caso de 10,35 kVA de potência. na opção SIMPLES:

*Facturação eletrônica
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus