Está aqui

Comparação de companhias elétricas

call lojaluz
comparação companhias elétricas

Com base nas necessidades do consumidor, a companhia elétrica ou comercializadora é a responsável por fixar os preços da eletricidade.

Desde a liberalização do mercado energético, as atividades de distribuição elétrica e da comercializadora ficaram separadas, sendo estas duas consideradas como atividades independentes. A distribuição é a responsável pelo fornecimento elétrico. A comercializadora é a empresa que o cliente deve consultar no caso de ter algum problema relacionado com o fornecimento de luz.

Se ainda não aderiu ao mercado livre, a Lojaluz conta com uma equipa de profissionais especializados, dispostos à ajudar seja qual for sua dúvida em relação ao gás natural ou eletricidade. Não hesite em contactar-nos e comece a poupar o mais rápido possível.

Também deixamos à vossa disposição o primeiro comparador de tarifas elétricas do mercado liberalizado português.

Realizar a ligação elétrica

Primeiramente, o cliente deve conhecer se onde quer ter o fornecimento eléctrico existe ou não a possibilidade de tê-lo. Isto é, saber se a instalação eléctrica está feita ou se precisa de alguma reparação ou reforço no ramal. A possibilidade de ter o fornecimento de luz depende da instalação eléctrica.

Após esta verificação, o cliente deverá solicitar a ficha técnica da instalação à EDP Distribuição, em caso de não a ter.

Compare as tarifas Duais

Uma boa maneira de poupar na conta de gás e luz é contratar os dois juntos, na mesma companhia.

Vejam as principais vantagens de se ter uma tarifa dual contratada:

Poupança: É compreensível que as empresas promocionem mais esse tipo de tarifa, uma vez que o consumidor estará usando dos dois serviços de energia, tendo, assim, uma despesa mais alta do que se estivesse contratando apenas o gás ou a luz, por isso é a tarifa mais barata do mercado.

Comodidade: Uma vez que se contrate a tarifa dual, o cliente não lidará com mais de uma fatura e, assim, evita que se desorganizem as contas do negócio. Outro ponto interessante é que, na mesma fatura, pode-se ver quais foram as despesas de ambas energias, sem ter que estar verificando papel por papel, como ocorre quando contratamos duas empresas distintas para fornecer gás e luz, respectivamente.

São quatro os fornecedores de eletricidade e gás:

  1. Goldenergy
  2. Galp Energia
  3. EDP
  4. Endesa

O preço do gás, assim como da eletricidade, também é formado por dois termos, um fixo e um de consumo. Veja uma comparação entre os fornecedores e suas tarifas de gás e luz para uma potência contratada de 5,75 kVA e escalão 1 de gás em Lisboa:

 

Estas tarifas de gás e luz também são conhecidas sob o nome de tarifas duais.

Compare as tarifas 10,35 kVA

A ferramenta mais importante que o consumidor possui, no mercado liberalizado, é a possibilidade de comparação entre várias empresas e suas respectivas tarifas elétricas.

Não importa qual seja o seu fornecedor de luz, a qualidade sempre será a mesma e de responsabilidade da EDP Distribuição.

Quando comparamos as empresas, temos que ter em conta os termos contratados e a tarifa, mas é muito importante que vejamos, além dos fatores financeiros, outros pontos que não podem ser medidos, como:

  • A transparência do serviço
  • A qualidade do atendimento aos clientes
  • A disposição colaboradora da companhia
  • A variedade de tarifas elétricas
  • A adaptação ao cliente do fornecimento
  • A facilidade de gestão da eletricidade

Para que a comparação seja completa, veja como são distintas, ainda que com contratos similares, os preços pagos pelo consumidor em várias empresas.

Mudar de companhia elétrica

Sabendo que a qualidade do fornecimento será sempre a mesma, mudar de companhia elétrica é um processo ao qual o cliente recorre, de forma gratuita, devido a razões associadas ao preço do KW ou pelos serviços adicionais. Mude de empresa de luz e poupe o máximo possível, sempre. Cada cliente pode realizar a mudança até 4 vezes dentro de 12 meses.

  • Em que nos devemos basear para comparar as companhias
  • Tarifas da luz: a parte mais importante de uma tarifa de luz é a relacionada com a energia elétrica consumida. Para escolher a melhor tarifa, deve-se comparar todas as tarifas elétricas disponíveis e ver qual é a mais vantajosa para o cliente. As tarifas do mercado livre contam com alguns descontos, tanto no termo da potência como no termo de consumo.
  • Serviços adicionais de manutenção: os serviços de manutenção da instalação elétrica ou de gás são aqueles que as companhias oferecem para cumprir o requisito mínimo de segurança da instalação ou como seguro em caso de alguma avaria.
  • Atendimento ao cliente: é importante que o serviço de apoio ao cliente seja de alta qualidade para se conseguir uma maior satisfação por parte dos clientes e no caso de ter algum problema relacionado com o seu fornecimento, que seja de fácil resolução. Em casos como a alteração da titularidade ou mudar de potência, estes devem ser processos feitos da maneira mais rápida possível e sem complicações

Que companhia me ajuda a melhorar o meu contrato da luz?

As companhias de luz mais importante, em Portugal, são: a EDP, Galp Energia, Iberdrola, Endesa, Enat eletricidade e Gás Natural Fenosa. Estas são empresas comercializadoras de energia elétrica e, no caso da EDP é, também, uma distribuidora de eletricidade.

Ao mudar de companhia elétrica, não deve pensar que a qualidade do fornecimento vai mudar porque esta advém da distribuição e não da comercializadora. Quer isto dizer, que a qualidade do fornecimento será sempre a mesma, independentemente da companhia contratada.

Que preciso para mudar de companhia elétrica?

O processo de mudança de comercializadora, deve ser feito ou pelo titular do contrato da luz ou por uma pessoa autorizada a fazê-lo. É um processo simples e gratuito, feito com base no comparador de tarifas de eletricidade. O cliente poderá solicitar a troca, a través de 3 vias possíveis: por telefone, via online ou pessoalmente numa loja da empresa.

O prazo para mudar de companhia desde que o cliente solicita a troca, são aproximadamente entre 5-7 dias para que receba uma fatura de rescisão do contrato atual.

Para mudar de comercializadora ou fazer uma nova ligação à rede ou qualquer outra gestão que o cliente deseje realizar, a identificação da instalação deve ser feita cuidadosamente, a través dos dados de uma fatura de luz ou ligando à distribuidora para solicitar o Código do Ponto de Entrega (CPE).

Qual é o maior fornecedor elétrico?

 

As companhias de eletricidade que comercializam luz no mercado energético português são várias e estas são as quotas de mercado que apresentam: