Comparação de tarifas duais

comparação tarifas duais

Existe uma grande variedade de escolha no mercado energético português, onde o consumidor pode optar por diversas comercializadoras, cada uma com ofertas ligeiramente diferentes.

Uma opção que geralmente se revela bastante benéfica do ponto de vista do cliente é a adesão a uma tarifa dual. Esta tarifa consiste na subscrição de um serviço de gás e de electricidade por parte de uma mesma companhia.

Que benefícios estão associados à adesão de uma tarifa dual?

Uma tarifa dual pode proporcionar uma poupança bastante simbólica ao consumidor, uma vez que as empresas comercializadoras cada vez mais têm descontos especiais e maiores para a adesão a este tipo de tarifas. Este tipo de tarifa simplifica o processo de pagamento e também qualquer gestão que seja necessária realizar, uma vez que existe apenas uma empresa encarregue de todas as vertentes do fornecimento.

  • Vantagens tarifa dual
  • Poupança: É compreensível que as empresas promocionem mais esse tipo de tarifa, uma vez que o consumidor estará usando dos dois serviços de energia, tendo, assim, uma despesa mais alta do que se estivesse contratando apenas o gás ou a luz, por isso é a tarifa mais barata do mercado.
  • Comodidade: Uma vez que se contrate a tarifa dual, o cliente não lidará com mais de uma fatura e, assim, evita que se desorganizem as contas do negócio. Outro ponto interessante é que, na mesma fatura, pode-se ver quais foram as despesas de ambas energias, sem ter que estar verificando papel por papel, como ocorre quando contratamos duas empresas distintas para fornecer gás e luz, respectivamente.

Devo ter em conta algum detalhe especial?

Primeiramente, deve efectuar uma boa comparação de tarifas de modo a saber com qual das ofertas do mercado pode beneficiar numa maior escala. De seguida, deve prestar especial atenção ao serviço ao qual pretende aderir, pois pode ter incluída alguma funcionalidade adicional de manutenção, que não se revela necessária e permite à empresa em causa propor um contrato que obrigue o cliente a fidelizar-se com a mesma.

Este ponto anteriormente mencionado, da fidelização, não é recomendado, pois ao aceitar uma fidelização está a descartar a possibilidade de usufruir de uma das grandes vantagens de se encontrar num mercado energético liberalizado, que é a de poder mudar regularmente de fornecedos de energia. Contudo, uma vez fidelizado esta opção deixa de existir, torna-se impossível mudar de comercializador sem a existência de custos acrescidos na luz. A fidelização só deve ser considerada quando existir um desconto bastante significativo que possibilite ao cliente a obtenção de uma poupança elevada.

Como escolher a melhor tarifa para mim?

escolher tarifa

O gás natural é energia limpa!

Deve tentar observar detalhadamente qual  a tarifa que melhor se adequa aos seus níveis de consumo, após efectuar esta análise deve considerar os diferentes tipos de descontos que são propostos pela empresa em causa. Existem diversas ofertas de electricidade, no entanto é fundamental para o cliente saber interpretar as poupanças que lhe são colocadas em cima da mesa antes de tomar uma decisão precipitada. As empresas irão propor um desconto bastante elevado no termo fixo da energia, esta proposta revela-se muito pouco positiva, uma vez que mal se traduz na factura final, obtendo-se uma poupança mínima. Por outro lado, ao ser apresentado um desconto bastante inferior, mas aplicado ao consumo de energia já se pode obter uma poupança substancial.

Posso mudar de tarifa a qualquer altura?

Sim, uma das grandes vantagens do lado do cliente é precisamente essa. Sempre que encontrar uma oferta melhor que a que possui, pode entrar em contacto com a empresa detentora dessa melhor proposta para proceder à alteração de contrato. Além disto, o acto de mudar de fornecedor ou de tarifa não tem qualquer custo associado, pelo que se torna uma operação bastante simples e com poucos ou nenhuns entraves.

Qual a melhor tarifa de gás e luz?

Os clientes devem comparar as tarifas, e para isso vamos apresentar o caso com Escalão tarifário 4 em Lisboa, com potência de 10,35 kVA na opção SIMPLES:

 
 
211 451 219
Quero que me liguem