Está aqui

Comparar os fornecedores para poupar

comparar fornecedores eletricidade poupar

Os fornecedores de eletricidade são numerosos no mercado energético português. Por causa da liberalização do mercado, os clientes podem optar por contratar qualquer uma das companhias que oferecem tarifas de luz aos consumidores, seja qual for a cidade ou ponto da vivenda.

A distribuição elétrica sempre será a mesma, por isso a qualidade do fornecimento nunca vai alterar, e não depende da comercializadora. Contrate a companhia que achar melhor para si sem mudar o fornecimento.

Ligar a luz em baixa tensão:

A nova ligação em baixa tensão pode-se formalizar com qualquer companhia sempre e quando a instalação elétrica estiver prestes a ser utilizada. No momento em que o cliente obter o CPE ou Código do Ponto de Entrega, já pode solicitar a activação do contador elétrico para poder usar a sua energia elétrica.

A instalação é propriedade da distribuidora, mas a contratação pode ser feita com a companhia comercializadora que o cliente achar melhor. Veja as tarifas elétricas e escolha a melhor, e determine a potência elétrica que quer contratar utilizando a estimação do consumo elétrico.

Alterar o contrato da luz:

Quando um cliente altera o contrato da luz quer mudar algum termo que se fez na ligação. Pode mudar o contrato tantas vezes como queira, seja qual for o motivo da alteração.

Em primeiro lugar destaca a alteração da potência elétrica. Esta alteração não tem custos, e a poupança ao reduzir a potência é evidente. Esta gestão é recomendável para adaptar o fornecimento á necessidade do cliente. Pode também aumentar a potência em caso de que esta não seja suficiente para a utilização que o cliente faz do fornecimento.

Mudar a titularidade do contrato da luz é outra alteração típica do contrato elétrico. Neste caso, estamos a falar de uma alteração “sobre papel”, que não influi no fornecimento nem na potência elétrica. O titular é aquela pessoa responsável da utilização da eletricidade nesse ponto. Altere a titularidade sempre que precisar, sem custos e de maneira fácil e rápida.

Qualquer alteração do contrato da luz pode ser feita com um telefonema, online ou presencialmente numa loja. Mas saiba que cada vez que faz uma alteração, deve comparar as companhias elétricas e as tarifas para descobrir a melhor opção de todas, e contratá-la. Mude de comercializador elétrico cada vez que encontrar uma tarifa elétrica melhor.

 

Contratar uma tarifa elétrica:

Em qualquer caso, o cliente sempre tem que contratar uma tarifa de luz do mercado livre. Assim, as vantagens que este mercado tem guardado para si, começam a fazer efeito.

O cliente deve comparar as tarifas elétricas antes de formalizar a contratação, e assim encontrar aquela que seja a mais econômica e com melhores condições contratuais. Pode contratar qualquer uma delas, sem diferença no fornecimento.

Compare as companhias elétricas que tem disponível:

  • Galp Energia
  • EDP Comercial
  • Ylce
  • ENAT
  • Iberdrola
  • Endesa
  • AUDAX
  • LUZBOA

Compare o termo fixo e o termo de energia da fatura de luz de cada tarifa. Veja bem as opções que tem para contratar e poupe com a conta da luz.

Comparar as tarifas de luz do mercado livre

O cliente deve comparar todas as opções que tem disponíveis no mercado livre. Apresentamos o caso de um doméstico que quer a comparação de tarifas sem condições contratuais, exceto a eletricidade da YLCE, quem não tem tarifa sem factura electrónica.

Que tipo de tarifa contratar?

Existem vários tipos de tarifa elétrica, cuja comparação deve ser feita de maneira estimativa, porque depende do ciclo horário do consumo que o cliente faz durante o dia.

  • O primeiro que deve fazer é saber que tipo de tarifa de luz que contratar, segundo o ciclo horário do consumo de luz.
  • Simples
  • Bi-Horária
  • Tri-Horária
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus