Está aqui

Estudar as tarifas de gás natural

call lojaluz

Estudar tarifas gás natural

Após a nova ligação do gás natural, o cliente já é cliente do mercado energético e tem contratado o fornecimento do gás natural a uma comercializadora.

Este mercado permite ao cliente comparar as tarifas para encontrar uma melhor que a que tiver contratada. A variedade de ofertas que pode encontrar fazem que as vantagens do cliente sejam evidentes, e possa sempre poupar na conta do gás. Faça o estudo das tarifas e saiba qual é a melhor tarifa de gás que tem disponível.


Poupar com o gás natural:

A poupança ao contratar uma tarifa melhor é evidente. Isto é possível graças á uma boa comparação de tarifas de gás natural que o cliente pode fazer com ajuda da LojaLuz.

Veja bem o que tem contratado, e tente melhorar as suas condições contratuais, e também, pague menos pelo mesmo fornecimento.

A despesa do gás natural mensal cresce, mas se descobrir qual é a melhor tarifa a contratar, pode poupar dinheiro. Poupe tempo também, e faça a alteração da titularidade e a troca de tarifa ao mesmo tempo.

Como comparar as tarifas?

Em primeiro lugar deve diferenciar os termos do montante a pagar:

  • Termo fixo: seja qual for o seu consumo durante o período de facturação, existe uma despesa fixa mensal. Este montante fixo depende do consumo anual que o cliente fez no período anterior, que se formaliza de maneira automática. Este consumo anual mede-se por m3/ano.
  • Termo energia: este termo é aquele que faz referência ao consumo que o cliente fez durante o período de facturação, e é o principal termo á hora de ver os preços da tarifa.
  • Serviços adicionais: as companhias propõem serviços que incluem as inspeções obrigatórias e algumas que não são obrigatórias mas muito úteis.
  • Taxas: por último o cliente pode observar as taxas que somam no montante final. Este termo não depende nem do cliente nem das comercializadoras.

Uma vez localize estes dados na sua fatura do gás natural, pode comparar os preços. Mas para poder fazer esta comparação, saiba qual é a sua distribuidora de gás natural, porque cada zona pode ter um preço diferente.

Comparação dos preços das tarifas do gás natural

  • Termo fixo: o termo fixo tem um preço fixo mensal que o cliente deve pagar seja qual for o consumo durante esse período de facturação, mas cada companhia pode ter um preço diferente.
  • Termo de energia: este é efetivamente aquele preço que o cliente deve melhorar. A maior parte da despesa mensal é provocada por este termo, correspondente aos kWh que o cliente consumiu durante o período de facturação.

Tarifas de gás natural:

As tarifas de gás natural estão baseadas na regulação da ERSE. Esta entidade propõe uns preços e uma tarifa chamada de Último Recurso, mas as comercializadoras propõem descontos e melhores preços.

A regulação da ERSE é revisada anualmente, mas não é por isso que os descontos vão acabar.

Melhorar as tarifas:

Para pagar menos, o que o cliente pode fazer é contratar o gás natural e a luz de maneira conjunta, e assim gozar dos descontos que as companhias oferecem neste sentido.

Ao contratar uma tarifa de plano dual, o cliente receberá uma só fatura com os detalhes dos dois fornecimentos, e com preços melhores. As condições destes contratos são dignos de ser um bom conselho da LojaLuz aos nossos clientes.

Qual é a melhor companhia para contratar o gás?

Estas tres apresentam as suas ofertas ao mercado permitindo que o cliente escolha entre elas a melhor.

Cada companhia tem os seus próprios preços, e como o cliente pode mudar de comercializador sempre que quiser, no momento em que encontre uma tarifa melhor que a contratada, mude de comercializador.

Quanto custa mudar de companhia?

Mudar de empresa comercializadora não tem custos, e o cliente pode fazê-lo sempre que quiser. Por isso, a LojaLuz aconselha aos consumidores de gás natural que no momento em que encontrem uma tarifa melhor, mudem e contratem-na. 

IMPORTANTE
Seja qual for a comercializadora contratada, a qualidade do fornecimento sempre será igual, responsabilidade da distribuidora da zona.

Qual a melhor tarifa de gás?

Os clientes devem comparar as tarifas, e para isso vamos apresentar com Escalão tarifário 2 em Lisboa:

 
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus