Está aqui

Dados para mudar de comercializador de gás

call lojaluz

mudar de comercializador de gás galp

A liberalização do mercado energético veio trazer uma separação da distribuição e da comercialização de energia. Desta maneira, passa a ser possível mais empresas intervirem na compra e venda, causando assim uma diminuição nos preços, o que vai beneficiar o consumidor.

Com este aumento de competitividade, as diferentes empresas viram-se forçadas a alterar os preços, anteriormente praticados, por uns mais tentadores para o cliente. Após a liberalização passou a ser permitido aos clientes mudarem regularmente de companhia de gás, ao contrário do que se passava anteriormente, onde existia apenas uma empresa responsável por ambas as partes, tanto pela distribuição como pela comercialização. No entanto, esta mesma empresa responsável varia de região para região em Portugal, ao contrário do mercado elétrico onde apenas a EDP Distribuição está encarregada pela distribuição em todo o país.


Benefícios ao mudar de comercializador de gás natural

O primeiro benefício que salta à vista no processo de mudar de comercializadora de gás, é a possibilidade de alcançar uma maior poupança mensal ao aderir a uma nova tarifa. É sempre uma boa opção pagar menos por um serviço equivalente ao que se possuía anteriormente.

Uma grande recomendação, de modo a obter uma maior poupança, é a contratação de uma tarifa dual, uma vez que esta possibilita a obtenção de descontos mais elevados. Uma tarifa dual é a adesão a um serviço de gás e de luz por parte de uma mesma empresa, normalmente esta opção mostra-se bastante proveitosa pois também se encontra livre de fidelização nos contratos energéticos, portanto, se encontrar uma tarifa dual melhor do que a que tem contratada, pode também proceder à mudança da mesma tendo em conta que o poderá fazer apenas 4 vezes por ano.

Como escolher o melhor comercializador de gás?

Consulte todas as tarifas disponíveis das companhias comercializadoras de gás natural do mercado livreAjudamos a encontrar a que melhor se adapte às suas necessidades. Contacte-nos!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Dado que, do ponto de vista do cliente, a melhor empresa comercializadora de gás é a detentora da tarifa que melhor se adequa ao consumidor e ao mesmo tempo é a mais barata do mercado.

Portanto, para escolher o melhor comercializador é necessário analizar e comparar as tarifas de gás existentes no mercado e ver qual se adequa melhor às suas características de consumo.

Salienta-se que é impossível piorar a qualidade do serviço ao alterar de fornecedor de gás, uma vez que a responsabilidade da distribuição pertence a uma única empresa consoante a zona do país, e essa nunca muda, logo torna-se impossível existir uma quebra de fornecimento ou o serviço piorar num nível geral.

Dados necessários para mudar de comercializador de gás

Após ter efetuado a comparação de tarifas do gás natural e ter visto com qual consegue obter uma maior poupança, deve entrar em contacto com a respetiva companhia detentora da tarifa pretendida. Nesta ligação do gás, a empresa em causa irá orientá-lo ao longo de todo o processo, onde deverá ser esclarecida qualquer dúvida que possa gerar ambiguidade ou algum ponto pouco claro em relação à tarifa de gás a contratar. É preferível ser cauteloso nesta fase inicial do que precisar solucionar problemas no futuro.

A pessoa a efetuar este contacto, deve ser o titular do contrato de gás visto ser a pessoa responsável por qualquer problema relacionado com o fornecimento. Este contacto pode ser feito através do telefone, email ou até mesmo no site da respetiva empresa.

De modo a tornar este processo de mudança mais rápido, recomenda-se que tenha consigo os seguintes documentos/dados no momento de contacto:

  • Dados pessoais (Cartão de Cidadão, BI ou Passaporte)
  • Fatura de gás anterior, onde aparecerá o CUI ou Código Universal da Instalação, morada e outros dados de interesse.
  • Dados de Pagamento.
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus