Está aqui

Escolher a companhia de gás

Escolher companhia gás

Quer seja um novo consumidor ou um cliente que já possua um serviço contratado, a resposta à pergunta “Qual é a melhor companhia de gás natural?” é algo que deve seguir com atenção.

Quando chega a altura de aderir ou contratar um novo serviço de gás natural, o cliente deve utilizar todo e qualquer conhecimento que possua sobre este sector, de modo a tirar proveito das melhores tarifas do mercado. No caso de não estar muito informado acerca dos conceitos utilizados no mercado energéticos, vários irão ser abordados e explicados neste artigo.

Tal como no mercado eléctrico, é possível ao cliente proceder a uma alteração de comercializadora de gás sempre que encontrar uma tarifa que lhe possibilite uma maior poupança do que a que tem contratada. Recomenda-se portanto que o cliente esteja constantemente a par das alterações deste sector energético.


Custos Associados da mudança de fornecedor de gás

Não existe nenhum custo associado, nem à fase inicial de procura do melhor preço do mercado, nem à mudança de empresa comercializadora. Devido à liberalização do mercado, é até possível contactar várias companhias de gás através do seu número de telefone gratuito, onde pode esclarecer qualquer dúvida em relação às tarifas praticadas pela empresa, ou contactar devido a alguma falha técnica ou de serviço.

Qualidade do serviço das companhias de gás

É fundamental estar consciente que a qualidade do fornecimento nunca vai ser alterada. De facto, esta está nas mãos de uma empresa distribuidora de gás, que é responsável por toda a distribuição da respectiva zona onde habita. No entanto, ao longo do território nacional as empresas responsáveis por esta parte do processo irão variar, ao contrário do caso do mercado eléctrico, onde a EDP Distribuição está encarregue da distribuição em todo o país.

Constate-se também que ao proceder a uma alteração de comercializador de gás não existe a possibilidade de ficar sem fornecimento de gás durante um certo período de tempo, pois ao efectuar este trâmite só está a actuar sobre a empresa responsável pela venda de energia e não sobre a que se assegura que a mesma chega à sua casa. Portanto, não corre o risco de ficar sem fornecimento de gás neste processo.

Existem diversas companhias que actuam na vertente comercializadora do gás natural em Portugal, nomeadamente:

  • Goldenergy
  • Galp On
  • EDP Comercial

Descontos e Ofertas das tarifas de gás

Nos mesmos moldes do mercado eléctrico existem diversos descontos nas várias tarifas de gás natural, dos quais o cliente pode beneficiar. Contudo, recomenda-se especial atenção à verificação da existência de prazos de expiração dos mesmos, pois numa fase inicial podem parecer proporcionar uma poupança bastante significativa e após um par de meses termina o desconto na tarifa de gás em causa.

Seguindo este raciocínio, existem também certas taxas escondidas às quais se deve prestar atenção, uma vez que a maior parte das vezes acabam por suplantar o valor dos descontos oferecidos, oferecendo assim um preço pior do que o esperado.

Além disto, existem ainda os contratos com fidelização, que por norma não devem ser considerados. Note-se que ao aderir a um contrato destes perde-se a capacidade de alterar de comercializador de gás frequentemente, uma vez que se passa a estar vinculado com essa empresa durante um período temporal estabelecido.

É provável que o maior desconto seja encontrado na adesão a tarifas duais, que consistem num fornecimento de gás e luz por parte de uma mesma empresa que não possuem a necessidade de fidelização dos contratos de gás nem têm nenhum custo associado.

Melhor preço e melhor tarifa de gás

Visto estarmos perante um mercado inconstante, este tópico vai variando regularmente, o que hoje é verdade, amanhã pode já não o ser. Ou seja, é bastante frequente que não exista uma melhor companhia fixa, mas que vão variando ao longo do tempo. Como tal, recomenda-se que preste atenção a tais alterações dos contratos de gás e que tenha em mente que pode ir alterando frequentemente a tarifa de gás contratada sem qualquer custo associado. Ao proceder desta maneira ser-lhe-á possível obter uma maior poupança.

Destaca-se novamente que é bastante frequente o melhor preço encontrar-se nas tarifas duais.

Mudança de Comercializador de gás

Primeiramente deve procurar pelas melhores tarifas do mercado energético, comparando-as com os seus níveis de consumo. Uma vez concluída esta parte do processo pode proceder ao contacto com a empresa em causa, tendo sempre em conta que a dentro de poucos meses pode existir uma melhor tarifa de gás no mercado.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus