Está aqui

Fornecedores de eletricidade e gás

call lojaluz
fornecedores de eletricidade e gás

O mercado energético português foi liberalizado, em 2006 e é possível contar com grandes diferenças face ao mercado regulado. A principal vantagem é que ao contratar, tanto o serviço de gás como o serviço de luz vai conseguir poupar ainda mais.

Ao contratar os dois serviços conjuntamente, ou seja, uma tarifa dual vai usufruir dos melhores descontos que o mercado livre tem para oferecer.

Mercado Livre da Luz e do Gás

O Mercado livre, implementado desde 2006, permite a cada cliente decidir quando e como quer contratar. Toda a informação sobre as companhias e tarifas está inteiramente disponível para consulta dos clientes. Existem várias opções que pode escolher e que se adaptam às suas necessidades, de forma a ter um bom fornecimento e a poupar com a luz e o gás. Umas destas opções são possuir o fornecimento de gás e luz.

Comparar tarifas de eletricidade e gás

As tarifas publicadas no mercado energético têm por base a regulação da ERSE – Entidade Reguladora de Serviços Energéticos –, a qual verifica anualmente os preços do gás e da luz.

Comparar as tarifas de gás e eletricidade é um trabalho que o cliente deve fazer antes de celebrar um contrato com uma das companhias, podendo escolher qualquer uma das tarifas para o seu fornecimento. Terá a possibilidade de mudar a a potência contratada ou mudar de tarifa dual sempre que quiser, sem que com isso tenha de fazer um novo contrato.

Para comparar as tarifas, o cliente deverá dar especial atenção aos termos das facturas:

  • O termo fixo da luz: este termo é o mínimo a pagar pelo fornecimento elétrico. Encontra-se diretamente relacionado com a potência eléctrica do seu contrato;
  • O termo fixo do gás: corresponde à quantidade mínima a pagar pelo fornecimento de gás e está relacionado com o escalão da tarifa do consumo que tiver declarado;
  • Os termos de energia do gás e da luz: estes termos fazem referência ao consumo feito pelos clientes durante o período de facturação (medido em kWh).

Contratar uma tarifa dual

É preciso estar atento às mudanças das ofertas das companhias no mercado livre. A qualquer momento pode surgir uma oportunidade que se traduz numa maior poupança.

Contratar uma tarifa dual é um procedimento rápido e fácil. Ao proceder à comparação entre as tarifas duais das diferentes companhias vai conseguir perceber qual é aquela que se traduz numa maior poupança e que mais se adapta às suas necessidades. No entanto, esta pode ser a melhor tarifa no momento e variar a qualquer momento. É preciso estar atento às mudanças das ofertas das companhias no mercado livre. A qualquer momento pode surgir uma oportunidade que se traduz numa maior poupança.

Quando está a comparar as companhias deverá ter em atenção, não apenas a tarifa e a poupança monetária, mas também a qualidade do serviço que a companhia lhe pode prestar. É muito importante, em caso de ter algum problema, saber que pode contar com a companhia com a qual celebrou o contrato.

Uma tarifa dual é a melhor opção para o cliente, pois facilita a gestão dos dois fornecimentos, pois estarão os dois associados a uma só factura.

  • A transparência do serviço;
  • A qualidade do atendimento aos clientes;
  • A disposição colaboradora da companhia;
  • A variedade de tarifas de gás e luz;
  • A adaptação ao cliente do fornecimento;
  • A facilidade de gestão do gás e eletricidade;

Que fornecedor de gás e eletricidade escolher?

O cliente deve fazer, também, a comparação entre as companhias que comercializam gás e luz de maneira conjunta. A concorrência cresceu e os fornecedores trabalham para conseguir mais clientes e ter as melhores tarifas.

Quando tiver uma decisão tomada, deve contactar-nos, LojaLuz, ou a companhia escolhida e celebrar o contrato após apresentar os seguintes dados:

  • Após essa comparação o cliente deve apresentar os seguintes dados á companhia escolhida para formalizar a alteração:
  • Fatura anterior (onde se encontram os dados do antigo titular, morada e CUI) e CPE;
  • Escritura ou certificado de arrendamento do imóvel;
  • Meio de pagamento de luz e gás.

Fornecedores de gás e luz

Neste momento podemos encontrar 3 opções para esta contratação. Saiba que a qualidade do fornecimento depende da distribuição e não da comercialização, sendo esta actividade completamente independente da anterior. Por isso, pode contratar qualquer uma das companhias apresentadas:

  • Goldenergy
  • Galp Energia
  • EDP Comercial
  • Endesa

Qual a melhor tarifa de gás e luz?

Para conseguir ter uma ideia da poupança que pode conseguir, ao contratar estes dois serviços numa só factura, vamos apresentar um exemplo de uma tarifa onde o cliente está isento de compromissos como facturação eletrónica ou subscrição de Débito Direto como meio de pagamento. Trata-se de um caso de um sujeito que reside em Lisboa, que possui uma potência contratada de 5,75 kVA e um Escalão de consumo 2: