Está aqui

Gás natural ou gás butano?

Gás natural gás butano

O gás natural e o gás butano diferenciam-se tanto na sua natureza como na sua forma de fornecimento. A distribuição do gás natural avançou de forma muito rápida desde que chegou a Portugal e atualmente pode desfrutar desta forma de energia na quase totalidade do território de Portugal Continental.

O gás natural pode utiliza-se para a para a água quente, o aquecimento ou até para o seu fogão, exatamente como as botijas de gás butano.


Preço do gás natural e do gás butano

É muito complicado comparar o preço dos dois uma vez que se medem de forma diferente. O preço fixo do gás natural ao mês faz com que muitos clientes não optem por este gás, mas o seu preço é mais baixo quando se chega a um consumo mínimo.

O mercado do gás butano também está liberalizado, sendo que cada fornecedor/loja pode escolher o preço a que o comercializa dentro de uns preços limite.

O gás natural em Portugal distribui-se por canalização e como a eletricidade, existem diferentes tarifas e diferentes companhias que o comercializam. O preço divide-se em 2 termos: o termo fixo e o variável, que é o que corresponde ao consumo efetuado.

No mercado liberalizado do gás natural pode escolher a comercializadora que lhe oferece a tarifa que mais se adeque às suas necessidades.

Água quente: gás butano ou gás natural?

gás natural será mais rentável frente ao gás butano.

No caso de em sua casa só utiliza gás butano para aquecer a água, o gás butano será mais barato, uma vez que não haverá que pagar os gastos fixos do gás natural todos os meses. Se na sua casa vivem mais de 2 pessoas, o gás natural será mais rentável frente ao gás butano.

A eletricidade para aquecer é das energias mais caras que existem, pelo que para tal fim escolha entre o gás butano e o gás natural que serão mais baratos.

Cozinha: butano ou gás natural?

Para a cozinha, igual à água quente, a partir de certo consumo é mais rentável o gás natural. Os estudos indicam que a partir de 15 refeições semanais já sai mais rentável.

Em qualquer caso, seja qual for o consumo, se se utiliza o gás butano tanto para a cozinha como para a água quente, vale mais a pena ter instalado o gás natural, além do preço também pela comodidade e pela segurança.

As vantagens do gás natural

O gás natural no mercado livre apresenta uma serie de vantagens para os clientes que optem por desfrutar do fornecimento:

  1. Poupança: É a energia permanente mais barata do mercado. O seu preço é estável.
  2. Ter água quente no instante e sem interrupções.
  3. Ter aquecimento confortável e homogéneo em toda a casa podendo programar ou regular a temperatura de cada estância com um termostato.
  4. Trata-se de um fornecimento continuo pelo que nunca terá nenhum tipo de interrupção do mesmo.
  5. Maior segurança dado que se realizam revisões periódicas.
  6. É uma energia limpa.
  7. Instalação fácil e sem muitas obras.
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus