Está aqui

Leitura do contador eléctrico

call lojaluz

Leitura contador eléctrico

No momento em que pretende proceder à alteração do contrato, a dúvida mais comum que chega à nossa cabeça é o que fazer com a leitura do contador da luz. O contador eléctrico fornece-nos a informação da quantidade exacta de KWh que o cliente consumiu nesse ponto de entrega. Assim, o cliente pode corrigir o consumo que aparece na sua factura.

Nunca se esqueça que caso surja alguma dúvida poderá contactar a LojaLuz ou a companhia que tem contratada. Este contacto pode ser feito através do e-mail ou dos contactos telefónicos que cada companhia disponibiliza. Esta é uma consulta totalmente gratuita.

Realizar a ligação elétrica

Em primeiro lugar, o cliente deve conhecer se onde quer ter o fornecimento eléctrico existe ou não a possibilidade de tê-lo. Isto é, saber se a instalação eléctrica está feita ou se precisa de alguma reparação ou reforço no ramal. A possibilidade de ter o fornecimento de luz depende da instalação eléctrica.

Após esta verificação, o cliente deverá solicitar a ficha técnica da instalação à EDP Distribuição, em caso de não a ter.

Quando fazer a leitura do contador eléctrico?

Em caso de mudar a titularidade?

  • Em caso de novos inquilinos, deve ser mudada a titularidade para evitar problemas com o anterior proprietário;
  • Em caso de separação, a pessoa que fique responsável pela casa será quem deve assumir a responsabilidade de proceder à realização da alteração;
  • Em caso de falecimento do titular, os familiares do mesmo devem proceder à alteração, pois o antigo titular já não terá qualquer tipo de poderes para exercer tal responsabilidade.

Neste caso, o cliente (o novo titular) solicita uma alteração da titularidade que tem um prazo para entrar em vigor de 5 dias. Neste caso o responsável pelo contador será outra pessoa.

Para saber o consumo que corresponde ao antigo titular pode recorrer à sua comercializadora que fará uma estimativa do consumo do antigo inquilino. Este procedimento é totalmente gratuito.

Em caso de alteração da potência?

Quando um cliente altera a sua potência, na factura seguinte aparecerá detalhada esta mudança. Poderá comprovar no termo fixo duas quantidades multiplicadas pelos dias que correspondem a uma potência eléctrica e no termo da energia o que corresponderá aos restantes dias. Isto não requer leitura do contador.

O cliente não se deve preocupar neste caso.

Ao fim do período da facturação:

O cliente pode comprovar se na factura aparece a quantidade de KWh consumida e se esta corresponde à realidade. Nesse caso deverá contactar a sua comercializadora para resolver esse assunto.

Desta maneira o cliente terá sempre a leitura real do seu fornecimento e não a estimada.

Como posso fazer a leitura do contador eléctrico?

Os contadores pertencem à instalação eléctrica. e são de fácil leitura e úteis para encontrar a informação que o cliente precisa. Estes têm um visor onde aparece a informação de KWh consumidos até esse momento. É certo que os contadores antigos têm a informação exposta de diferente forma com os KWh em decimais, que se encontram separados por uma vírgula ou a encarnado. A informação de interesse é a que tiver os números inteiros e que deve ser relevante para a leitura.

Como comunicar a leitura do contador electrico?

Existem duas maneiras de comunicar a leitura do contador eléctrico à sua comercializadora:

  • Online: no site da sua comercializadora deve encontrar a possibilidade de comunicar a leitura real do seu consumo, através de um formulário.
  • Telefone: mediante um telefonema pode contactar a sua comercializadora e disponibilizar este dado.

Onde está o meu contador da luz?

Normalmente, os contadores eléctricos encontram-se em zonas comuns dos prédios ou na parte de fora do imóvel. São poucos os casos em que o contador está dentro da própria casa. Dessa maneira, os funcionários das comercializadoras podem aceder mais facilmente ao contador.

Montante a pagar da factura da luz

fatura luz

Como já sabe, uma factura de luz tem a parte fixa e a parte correspondente ao consumo que o cliente fez nesse período. Esta segunda parte é a que corresponde à leitura. O mais importante é verificar o preço de cada KWh que o cliente tem contratado na sua tarifa.

Em relação a este assunto, o cliente deve prestar muita atenção ao facto de o preço em causa poder assumir dois valores diferentes segundo a tarifa contratada e com que companhia foi formalizada a contratação. Para ter mais informação, deve realizar uma comparação entre as tarifas eléctricas para ver qual é a mais económica. Existe a possibilidade de se recomendar mudar de comercializadora para melhorar as suas condições.

Como saber se o contador da luz está avariado?

Se o cliente já percebeu que alguma coisa não está certa face ao consumo real que teve. Nestes casos pode e deve proceder da seguinte maneira:

  • Desligue todos os aparelhos eléctricos das tomadas;
  • Apague todas as luzes;
  • Passados alguns segundos, o contador deve imobilizar-se. Se tal não acontecer será porque o contador está avariado, pois marca sem haver consumo.

Distribuição elétrica de Portugal

A distribuição de eletricidade, em Portugal, está ao abrigo da política da EDP Distribuição, a qual é responsável por levar o fornecimento de eletricidade a todos os pontos do país.

Portanto, as instalações por onde a eletricidade chega até aos clientes finais são propriedade da distribuidora e o cliente deve pagar uma quantidade referente ao aluguer, que consta na factura da eletricidade.

Desta forma a qualidade da eletricidade será sempre a mesma, seja qual for o fornecedor contratado. A comercialização é uma parte completamente independente da distribuição da eletricidade.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus