O que é a Lisbon Week? Programaçao e Organização

A Lisbon Week, é um evento que se realiza anualmente, num dos bairros de Lisboa e oferece uma outra perspectiva daquilo que os caracteriza, bem como todas as suas vivências, tradições e a sua história.

Lisbon week

Desta forma, e durante cerca uma semana, a Lisbon Week decorre inteiramente dedicada à cultura e ao património de cada bairro. É precisamente neste objetivo que o lema do evento passa por ser “Cada bairro, uma cidade.“


Objetivos da Lisbon Week

Um dos grandes objetivos da “semana de Lisboa” é de descentralizar o turismo das zonas habituais e de levar tanto lisboetas como os turistas para zonas por onde nunca passam, e dar a conhecer, todos os anos, uma zona diferente através de uma programação repleta de atividades culturais relacionadas com a história dessa zona.

Programação da Lisbon Week

A programação que incluiu ainda visitas culturais aos palácios, quintas, igrejas e conventos, além de iniciativas ligadas à musica e a passeios meditativos, exposições dedicadas ao traje e à fotografia e um circuito de arte urbana.

Relativamente às edições passadas, de 2015, que ocorreu em Alvalade, contou com visitas guiadas e exposições, sendo mais direccionada para o património local e nas histórias da cidade. Da Biblioteca Nacional de Portugal ao Hospital Júlio de Matos, do Jardim do Campo Grande ao complexo dos Coruchéus, da Reitoria da Universidade de Lisboa aos museus da Cidade e Bordalo Pinheiro, todos foram convidados a visitar uma das freguesias mais modernas da capital. Na edição de 2017, no bairro do Lumiar, além das habituais visitas guiadas, a música fez parte do programa com 3 concertos no salão nobre do antigo palacete da Quinta das conchas. O Fado, Jazz e rap juntaram nomes como Fado Reddux, Estraca e Patricia Vasconcelos. O cinema também fez parte da programação deste ano e decorreram duas projeções diárias e gratuitas na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro e nos estúdios Tobis.

Quem organiza a Lisbon Week?

A Lisbon week é organizada pela Actu – Associação Cultural e Turística Urbana e uma co-produção da Câmara Municipal de Lisboa, esperando abranger todas as freguesias lisboetas, afirmando-se como um convite a descobrir não só o patrimónico material, como o imaterial com diversas abordagens multidisciplinares e criativas.

211 451 219