Está aqui

Mudar a companhia de eletricidade

call lojaluz
mudar companhia eletricidade

Mudar de companhia de eletricidade contratada é um dos procedimentos mais básicos, possíveis de executar, do mercado livre de energia. Este mesmo mercado iniciou-se em 2006 e veio facilitar a forma como se pode contratar os serviços energéticos, tanto para domésticos como para negócios. Toda a mediação é feita pela ERSE- Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Saiba que pode mudar o seu contrato sempre que quiser e poderá contar com o nosso serviço de apoio ao cliente do mercado livre de eletricidade e do gás, disponibilizado através do call center.

Nova ligação de luz

A nova ligação de luz pode ser requerida quando o cliente quiser. Este deverá ter em conta que o processo de ligação à luz é feito em duas fases:

  1. Em primeiro lugar, o cliente deverá contratar a distribuidora de energia elétrica. Em Portugal, esta opção é da exclusividade da EDP Distribuição, assim que se o cliente quiser proceder a esta nova ligação, terá de contactar esta companhia. Se o cliente já possuir uma instalação completa, então apenas terá de entrar em contacto com a EDP Distribuição para verificar se o local é o indicado para passar a energia elétrica. Deverá, também, perguntar se precisa ou não de voltar a fazer uma ficha técnica ou precisará de um certificado da parte de um operador da CERTIEL.
  2. Em segundo lugar, o cliente, enquanto é feita a nova ligação de luz poderá começar a comparar as diferentes ofertas de cada companhia comercializadora, que no caso do mercado português, existem variadas opções.

Após a comparação poderá escolher a companhia que melhor se adapta às suas necessidades e celebrar o contrato.

Nunca se esqueça que o serviço de eletricidade encontra-se no mercado livre, assim, sempre que quiser alterar o seu contrato poderá fazê-lo, sem qualquer problema nem custos.

Comparar as tarifas de eletricidade

Consulte todas as tarifas disponíveis das companhias comercializadoras do mercado livre de eletricidadeAjudamos-te a encontrar a que melhor se adapte às suas necessidades. Contacte-nos!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

estar atento às ofertas do mercado

Apesar de o cliente poder ter contratado o serviço de eletricidade, deverá estar atento às ofertas do mercado.

O mercado livre de energia surgiu em 2006 e veio permitir que esta comparação existisse e fosse necessária. Quando pensar contratar uma companhia elétrica ou alterar o seu contrato de luz atual, deverá consultar as ofertas das diferentes companhias e contratar aquela que melhor se adaptar às suas necessidades. As tarifas estão sempre a ser alteradas, tendo possibilidade de constatar isso mesmo, no site de cada companhia ou através do contacto telefónico gratuito. Muitas das tarifas estão em vigor um período de tempo e podem ser lançadas novas ofertas mais atrativas para o tipo de serviço, que o cliente procura, assim nunca deve deixar de olhar com alguma periodicidade para as novidades do mercado elétrico.

É importante ressaltar que a melhor opção a contratar, nem sempre é a mais barata, mas aquela que vai ao encontro das suas necessidades, que corresponde à potência que pretende ser utilizada.

Comparar as companhias de eletricidade

Além de comparar as tarifas de eletricidade de cada companhia deverá comparar as próprias companhias. Nunca se esqueça que não é a qualidade do fornecimento que está em causa e que pode ser alterada em função da companhia. Na verdade, existem outros aspectos que o cliente deve ter em conta quando escolhe uma companhia. A qualidade não é um deles, pois esta está sempre assegurada pela distribuidora de Portugal, a EDP Distribuição.

Deverá ter em atenção alguns parâmetros como:

  • A transparência do serviço
  • A qualidade do atendimento aos clientes
  • A disposição colaboradora da companhia
  • A variedade de tarifas de eletricidade
  • A adaptação ao cliente do fornecimento
  • A facilidade de gestão da luz

Como vê, existem outros factores que vão influenciar a qualidade e reputação de uma companhia fornecedora. Poderá concluir que não existe uma companhia melhor, mas existem companhias que melhor se adaptam às suas necessidades do que outras. Para isso, todos estes fatores terão uma influência.

Companhias de Eletricidade

O mercado livre da eletricidade fez com que a concorrência não pare de aumentar, no que diz respeito ao serviço de eletricidade. A verdade, é que, atualmente, a finais de 2016, já existem mais de 20 companhias.

O mercado elétrico já se encontra bastante desenvolvido. Abaixo poderá encontrar algumas das comercializadoras mais conhecidas:

  • Galp Energia
  • EDP Comercial
  • Ylce
  • ENAT
  • Iberdrola
  • Endesa
  • AUDAX
  • LUZBOA

Poderá alterar o seu contrato quando assim o achar necessário. Deverá olhar, não só para as tarifas de cada companhia, mas também, a qualidade do apoio ao cliente. Quando pensar contratar uma destas companhias, deverá ter acesso a toda a informação necessária para que a sua decisão seja tomada de forma ponderada.

Mudar a companhia de eletricidade

Alterar a companhia de eletricidade é um processo rápido, fácil e sem complicações. O mais difícil será mesmo escolher uma companhia, de entre todas as ofertas existentes, no mercado livre.

  • Poderá mudar de companhia de eletricidade a qualquer momento e poderá solicitar esta mudança através:
  • Contacto telefónico
  • Presencialmente, numa loja
  • Contratação Online

Qualquer uma destas formas será uma opção para conseguir esta alteração, mas não se esqueça que antes de mudar, deverá comparar as diferentes tarifas das companhias em função da potência que quer contratar.

Como mudar a companhia de eletricidade?

Para mudar a companhia de eletricidade deverá, primeiramente, proceder à comparação das diferentes tarifas oferecidas por cada companhia. Quando escolher uma, deverá contactar a mesma ou poderá contactar a LojaLuz através do número de telefone gratuitamente 211 450 018, para que possamos ajudar neste procedimento de uma forma clara e transparente. O cliente deve comparar as empresas de eletricidade para saber com qual celebrar o contrato de luz.

Saiba que pode mudar de comercializador mediante a informação oferecida pelo nosso atendimento ao cliente aderido ao mercado livre da luz, apresentado no topo com o contacto telefónico. Considere a possibilidade de mudar de comercializador mediante o contacto online, telefónico ou presencialmente numa loja da companhia em questão.

Dados para mudar a companhia de eletricidade

Para proceder à mudança do contrato de eletricidade, o cliente deverá escolher a companhia e a respectiva tarifa que melhor se adapte às suas necessidades. Como tal, quando já o tiver feito e quiser contratar a empresa escolhida, deverá apresentar a seguinte documentação:

  1. Nº contribuinte do titular - NIF (Cartão de Cidadão)
  2. Contrato de arrendamento ou escritura
  3. Potência a contratar (alterável)
  4. Código CPE
  5. Dados da morada da instalação
  6. Dados de Pagamento.

Estes dados são extremamente necessários para proceder à mudança e devem ser facultados no momento em que contacta a companhia e solicita a mudança.

Prazos para mudar a companhia de eletricidade

Os prazos para mudar de companhia não existem. O cliente é que escolhe quando quer mudar de companhia fornecedora do serviço de eletricidade. Assim poderá solicitar a qualquer momento a mudança e começar a poupar.

A mudança da antiga para a nova companhia poderá demorar entre 5 e 7 dias úteis.

Alterar o contrato elétrico

A alteração do contrato de eletricidade pode ser realizada, no mercado livre, sempre que o cliente desejar. Poderá mudar de companhia ou de tarifa dentro da mesma companhia. Pode ainda proceder à mudança da titularidade da eletricidade e à alteração da potência contratada. Todos estes processos são fáceis, rápidos e necessários para salvaguardar a qualidade do serviço ao cliente.

  • Alteração da titularidade do contrato de eletricidade
  • Quando se trata de um novo inquilino, a fatura deverá estar em nome deste para evitar que em situações de incumprimento, seja o arredantário a pagar uma despeça que não é sua
  • Quando existe uma separação, o contrato deverá ficar no nome daquele que continuar a usufruir do serviço
  • Quando existe um caso de falecimento do titular do contrato, os familiares do mesmo devem proceder à alteração e passar para o nome daquele que ficar responsável pelo imóvel onde se encontra o ponto de fornecimento.
  • Mudar a potência
  • Mudar a potência contratada é outra das alterações que poderá fazer. Saiba que potência tem contratada e procure saber se é a mais adequada às suas necessidades. Para isso, poderá contactar a LojaLuz ou uma das companhias existentes no mercado e perceber se deveria alterar a potência.

Estes procedimentos são totalmente gratuitos e importantes para que não esteja a pagar por um serviço que não está devidamente adequado às suas necessidades.

Fidelização: No mercado livre existe a grande vantagem de nenhuma companhia e tarifa oferecida terem um vínculo de permanência, ou seja, poderá mudar de companhia e de tarifa sempre que quiser, caso veja que existe uma melhor opção em relação aquela que tem contratada. Nestes casos deverá apenas proceder à mudança e não terá nenhuma implicação financeira.

A tarifa de luz mais barata

Apresentamos o caso de um doméstico com 10,35 kVA de potência contratada, na opção Simples:

Estas tarifas não têm condições contratuais referentes à faturação eletrónica nem ao Débito Direto como meio de pagamento, excepto a YLCE, que não tem tarifa sem FE.

Como aderir ao mercado livre?

O cliente deve mudar de companhia contratada caso esteja presente no mercado regulado da EDP Serviço Universal, pois no mercado livre, qualquer opção contratual vai ser melhor para si.
Aderir ao mercado livre é completamente grátis, porque as companhias põem à sua disposição qualquer serviço que precise para tal caso.

No mercado livre, o cliente pode escolher a companhia comercializadora de eletricidade a contratar, detentora da melhor tarifa de luz. Pode fazer esta adesão através do número de telefone, online, ou presencialmente numa loja, independentemente da comercializadora.

O custo de aderir ao mercado livre é ZERO.