Está aqui

Mudar de comercializador de gás

Banner Mudar de companhia

call lojaluz

Mudar comercializador gás natural

Uma vez que o mercado energético português se encontra liberalizado, a mudança de comercializador de gás é agora uma operação bastante frequente e relativamente simples.


O Gás Natural

No setor energético existem duas principais vertentes: a distribuição de energia e a comercialização da mesma.

A distribuição asegura que a energia chegue a casa do consumidor, enquanto que a comercialização intervém na compra e venda da mesma. Consequentemente, o consumidor estará sempre a lidar com a comercializadora e os preços de gás praticados dependem desta também.

Relativamente à distribuição, ao contrário do mercado de eletricidade, energético onde existe apenas uma empresa encarregada por todo o território nacional, no caso do gás existem várias distribuidoras de gás que variam entre zonas do país:

  • As principais redes de distribuição pertencem:
  • Lisboagás GDL;
  • Portgás;
  • Lusitaniagás.

Dentro das empresas distribuidoras de gás natural existe uma grande concorrência de comercializadoras. No entanto, encontram-se quase todas submetidas à Galp distribuição.

É importante, ter a noção que este mercado do gás também está liberalizado, tal como o mercado livre da luz. A principal diferença é que o mercado livre da luz está bastante mais desenvolvido do que o de gás, existindo maior oferta, mais companhias e maior facilidade em aceder a estas. Mesmo assim é aconselhável manter o gás e a luz contratado com a mesma companhia e assim evitar futuros conflitos entre clientes e empresas.

distribuicao

Comercializadoras de Gás

Consulte todas as tarifas disponíveis das companhias comercializadoras de gás natural no mercado livreAjudamos a encontrar a que melhor se adapte às suas necessidades. Contacte-nos!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Poderá e deverá ter conhecimento de quais são as diferentes companhias de gás a operar no mercado livre de gás natural, em Portugal. Para o ajudar nesta tarefa disponibilizamos o seguinte quadro, que corresponde às empresas que atuam na comercialização de gás natural (independentemente do cliente querer contratar eletricidade com a mesma):

Atualizado em 03/01/2017
Companhia Desconto Condições

galp

15% sobre o termo fixo

Desconto para clientes com Escalões do 1 ao 4;
Caso o cliente opte por pagamento em débito direto ou pela faturação eletrónica, o desconto pode vir a ser de até 25%;
Desconto válido por 12 meses.

goldenergy 20% sobre o termo fixo

Desconto para clientes com Escalões do 1 ao 4;
Durante os primeiros 12 meses para primeiras contratações;
Sem fidelização contratual no gás natural.

endesa

2% sobre o total da fatura
para sempre

Desconto para clientes com Escalões do 1 ao 4;
Mais 6% de desconto por 1 ano sobre o total da fatura;
Até 2% mais de desconto para sempre e sobre o total da fatura, caso o cliente opte pelo débito direto e pela faturação eletrónica;

Não existe uma companhia melhor do que outra, mas cada comercializadora tem as suas obrigações contratuais e, por isso, o cliente terá que procurar a que possua tarifas e condições que melhor se adaptem à sua necessidade.

Estou satisfeito com o serviço de gás ou devo mudar?

Apesar de se encontrar satisfeito com o serviço que tem contratado, se encontrar um melhor preço no mercado, é recomendado que mude de fornecedor de gás.

Este conselho é dado por uma simples razão, ao mudar de comercializador de gás, a qualidade do fornecimento irá permanecer sempre constante. Quer dizer isto que, independentemente da empresa que contrate, o serviço irá ser igual, pelo que ao surgir uma melhor oferta deve mudar de serviço de modo a obter uma maior poupança.

A qualidade depende única e exclusivamente da empresa distribuidora responsável pela zona do país em causa. Só existem diferenças na qualidade do fornecimento entre as diferentes regiões de Portugal, uma vez que existem várias empresas que actuam nas várias áreas territoriais nacionais.

Tenho que pagar alguma coisa para mudar de serviço de gás?

Não, a mudança de comercializador é uma operação que não tem qualquer custo associado, o que torna este processo bastante simples e obriga à existência de um mercado energético competitivo, uma vez que as diferentes companhias estão constantemente com novas ofertas a competir entre si, beneficiando numa maior escala o consumidor com este aspeto.

No caso de não saber a qual serviço aderir, sugere-se que analize bem todas as opções disponíveis, uma vez que existe um vasto leque de possibilidades, todas estas com diferentes preços e adaptadas para diferentes tipos de consumidores.

Poupar com a mudança de comercializador de gás

O factor mais importante no momento de mudar de comercializador de gás é a obtenção de uma maior poupança mensal. Após uma boa investigação relativamente aos preços praticados pelas diferentes companhias comercializadoras, encontra-se preparado para escolher a qual serviço pretende aderir.

É importante destacar alguns aspetos a considerar neste processo, nomeadamente a existência de tarifas com fidelização. Este tipo de tarifas revela-se, geralmente, uma má opção para o cliente na óptica de usufruir dos benefícios do mercado liberalizado. Dado que, tal tipo de tarifa obriga a uma permanência com a empresa em causa, o que impossibilita mudar de comercializador de gás durante o período de tempo de fidelização. Ao ver-se incapaz de alterar de fornecedor de gás, está a perder uma grande vantagem existente no mercado liberalizado, pelo que tarifas que impliquem uma fidelização só devem ser consideradas caso esteja associado um desconto bastante substancial e estes não contenham prazo de validade.

Por outro lado, destaca-se a existência de tarifas duais que consistem numa faturação única do fornecimento do gás e da luz por parte de uma mesma companhia. Tais tarifas costumam trazer maiores regalias para o consumidor, nomeadamente maiores descontos associados. Deste modo, o cliente pode usufruir de um serviço que possibilita uma maior poupança sem ter que passar por processos muito complicados.