Está aqui

Mudar a titularidade da luz

call lojaluz

Mudar titularidade luz

A alteração da titularidade da conta da luz é um procedimento rápido e sem tempo de espera. Este processo consiste na mudança do responsável legal caracterizado por solicitar o fornecimento de energia elétrica.

Ao proceder à alteração da titularidade da sua conta, conseguirá evitar situações em que o uso incorreto da luz seria responsabilidade daquele que não usufrui da mesma. Estas situações verificam-se, tanto no caso de arrendamento como no caso de compra e venda em que a pessoa, cujo nome aparece no contrato, terá de alterar o nome para o novo titular.

Avalie a sua companhia Sabia que já pode avaliar a sua comercializadora energética através da nossa plataforma informativa? É verdade! O portal Lojaluz.com criou um local onde pode comentar e avaliar o serviço de algumas das suas companhias de eletricidade e gás.
Avaliar

Mercado livre da luz

Alterações ou contratações?Todas as gestões num só lugar. Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Com o aparecimento do mercado livre da luz, em 2006, surgiu a possibilidade do cliente escolher com que companhia quer celebrar o contrato de fornecimento do serviço de luz. Assim, as ofertas são variadas e é preciso avaliar qual a que melhor se adapta às necessidades de cada cliente e qual a tarifa que o faz poupar mais.

 

Ligar a luz à rede elétrica

A nova ligação da eletricidade é um procedimento gratuito que o cliente deve fazer quando a instalação elétrica estiver prestes a ser utilizada. A contratação da eletricidade pode ser feita através de várias companhias, mas saiba qual é a detentora da melhor tarifa elétrica para que consiga poupar com a luz de casa.

Ao ligar a eletricidade deve decidir sobre:

Alterar o contrato elétrico

Alterar o contrato elétrico é um processo rápido e fácil. Para que se consiga realmente poupar, deve-se ter em atenção que potência elétrica se quer contratar. Esta informação é a soma de todos os consumos realizados, que consta ou na fatura da luz ou poderá sabê-la recorrendo a um eletricista profissional.

A Lojaluz disponibiliza uma calculadora de consumos, onde pode calcular ou estimar quanto será mais ou menos o seu consumo real.

Mudar a titularidade da luz

Quando falamos em mudar a titularidade da luz, devemos ter presente que este processo pode e deve acontecer numa das seguintes situações:

  • Em caso de novos inquilinos, deve ser mudada a titularidade para evitar problemas com o anterior proprietário;
  • Em caso de separação, a pessoa que fique responsável pela casa deverá assumir a responsabilidade de proceder à realização da alteração;
  • Em caso de falecimento do titular, os familiares do mesmo devem proceder à alteração, pois o antigo titular já não terá qualquer tipo de poderes para exercer tal responsabilidade.

Quando verificada uma das situações acima descritas, pode dar início ao processo de alteração da titularidade da luz e, para tal, terá à sua disposição três vias possíveis:

Poderá contactar via telefone e de forma gratuita a comercializadora através do apoio ao cliente das companhias;

Pode fazê-lo online, através do site das companhias, solicitando a alteração de forma fácil e gratuita;

Por último, poderá dirigir-se presencialmente a uma loja. Ao fazê-lo, o cliente poderá ter um atendimento personalizado, conseguindo tratar do assunto em questão ou de outros assuntos relacionados com a luz de sua casa.

Fornecedores de eletricidade

As companhias elétricas que poderá contactar através dos seus respectivos sites para o efeito de alteração são:

  • Galp Energia
  • EDP Comercial
  • Ylce
  • ENAT
  • Iberdrola
  • Endesa
  • AUDAX
  • LUZBOA

Contudo, deve-se ter sempre em conta a situação de cada cliente, que poderá variar a forma como se deve proceder à alteração.

Se ainda não aderiu ao mercado livre, a Lojaluz conta com uma equipa de profissionais especializados, dispostos a ajudar seja qual for a sua dúvida em relação ao gás natural ou eletricidade. Não hesite em contactar-nos e comece a poupar o mais rápido possível.

Como alterar a titularidade do contrato elétrico?

No que diz respeito ao processo de alteração concretamente, depois da fase de comparação de companhias e quando uma já foi escolhida, são necessários determinados documentos para oficializar a mudança.

Para proceder à alteração da titularidade do contrato de luz, o novo cliente deve solicitar a documentação necessária junto de uma das comercializadoras de eletricidade presentes em Portugal e deve ele próprio proceder a esta mesma alteração. Os documentos que o novo cliente deve ter em sua posse são:

  1. Cópia do BI e número de contribuinte (NIF) ou, apenas, cópia do Cartão de Cidadão, ambas as opções relativamento ao novo titular;
  2. Contrato de arrendamento ou escritura;
  3. Potência a contratar (pode ser alterada);
  4. Código CPE.

Caso o novo cliente não possua nenhuma fatura do mês anterior, poderá solicitar uma 2ª via à companhia comercializadora que se encontra no contrato ou à companhia de distribuição da zona.

É necessário ter em conta que existem prazos para proceder à mudança da titularidade da luz. Sendo que estes variam segundo o regulamento de cada companhia, entre 3 a 7 dias úteis, partindo da base de não ter um prazo fixo.

A Leitura do contador da luz

A Leitura do contador em nada terá implicações

A leitura do contador elétrico em nada terá implicações, tanto para o antigo como para o novo cliente. Ao mudar a titularidade do contrato de luz, o antigo contratante irá receber uma fatura com a leitura correspondente à sua despesa de luz até ao dia em que entra em vigor o novo titular.

Existem, assim, duas formas para solucionar este tipo de situação, em que podem existir duas faturas da mesma despesa da luz, na mesma data.

É realizada uma estimativa mediante a utilização feita pelo antigo titular, caso este não facilite os dados da leitura até à data em que é solicitada a alteração. Caso exista alguma inconformidade, este deve contactar a comercializadora, que solucionará o problema mediante a aplicação das suas políticas.

através da leitura do contador da luz

A outra alternativa é feita através da leitura do contador da luz, ao mesmo tempo que o cliente faz a gestão de troca da titularidade (e até à data de mudança do antigo para o novo titular) pode fornecer a contagem do mesmo. Este é o método mais fiável para evitar erros.

Transferir a titularidade do contrato elétrico demora ao redor de 5 dias úteis, os quais podem ser aumentados em dois dias se o cliente utilizar a via online. A responsabilidade do contrato elétrico é sempre do titular que conste na fatura, por isso, é importante transferir esta responsabilidade a quem utilizar o fornecimento elétrico e não necessariamente a quem faz o pagamento do dito fornecimento.

São responsabilidades diferentes: quem paga o fornecimento e quem utiliza a energia.

Poupar na eletricidade ao mudar a titularidade

poupar luz eletrica

Ao mudar a titularidade da sua fatura vai tomar a atitude mais inteligente, isto porque, por exemplo, no caso de ser um novo titular, que tenha consumos mais reduzidos, não vai ficar associado à fatura antiga, em função dos consumos antigos, que correspondem aos de outra pessoa. Poderá poupar na eletricidade ao escolher a companhia que se adapta às suas necessidades e aos seus consumos reais;

Também poderá ter, simplesmente, uma tarifa desadequada às suas necessidades, porque as companhias estão sempre a melhorar as suas ofertas e os próprios consumidores estão sempre a mudar as suas necessidades.

Comparar tarifas elétricas e alterar o contrato

Ao alterar a titularidade do seu contrato poderá, também, alterar a tarifa de luz que tem contratada e a comercializadora elétrica.

alterar a tarifa que tem contratada

A Lojaluz é especialista neste processo ao fornecer-lhe todas as ferramentas e informações necessárias para o fazer. Podemos ajudá-lo, através do nosso site, onde pode calcular/estimar o seu consumo; acedendo a diversos artigos com informações relevantes e que o ajudam a acompanhar este processo, passo a passo, podendo ainda contactar-nos, através da morada ou através do número de telefone da LojaLuz: 211 450 018.

Estes dois processos distintos, de mudança de titular e alteração de contrato, podem, assim, ser realizados ao mesmo tempo e isto traduz-se, sempre, numa melhoria das suas condições de contratação, ou seja, vai ficar a poupar. Deve assim, no caso da alteração de tarifas de eletricidade, procurar (no nosso site disponibilizamos toda a informação) qual o seu consumo mensal, qual a tarifa que melhor se adapta a esse consumo e com que companhia deve contratar.

Esta mudança de fornecedor elétrico pode ser feita a qualquer momento, não tendo um número limite, deve ser realizada, sempre que o cliente se aperceba que vai poupar mais com uma nova solução.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus