Está aqui

Simulador de eletricidade e potência contratada

Simulador de eletricidade

Muitas vezes perguntamos: Quanto será que vou pagar pela luz, neste mês? Esse tipo de indagação é muito comum entre as familias, porque sabemos que é muito importante saber o que se se pagará, especialmente para organizar as finanças e fazer planos para o futuro. Assim iremos ajudar a usar um simulador de energia para saber quanto gastam os seus eletrodomésticos e saber qual é a potência contratada indicada para o seu consumo.

Por esse motivo, a Lojaluz preparou um esquema, que funciona como simulador de eletricidade, para saber quanto seriam as despesas de duas vivendas: Uma composta por 2 pessoas e outra por uma família de 4 pessoas. Ambas com tarifas simples e com potências de 3,45 kVA e 6,9 kVA, respetivamente.

Simulador de energia para potência contratada de 3,45 kVA

Alterações ou contratações?Todas as gestões em um só lugar. Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

A potência contratada de 3,45kVA é muito comum entre pessoas que moram sozinhas ou casais que dividem a vivenda. É uma potência baixa e que aporta pouca autonomia para vivendas com mais de duas pessoas ou com muitos aparelhos elétricos. No caso a seguir, a Lojaluz faz um simulador de energia para uma fatura de luz baseada nos aparelhos de uma casa pequena, com, no máximo, duas pessoas. Os dados seriam:

  • Eletrodomésticos para uma vivenda com 2 pessoas - INVERNO -
  • 2 Computadores
  • 1 Televisão
  • 1 Frigorífico
  • 1 Máquina de lavar roupa
  • 1 Secador de cabelo
  • 1 Aquecedor
  • 1 Microondas
  • 1 Ferro de engomar
  • 1 Forno
  • 6 Lâmpadas

É necessário ter em conta que, ao contrário de uma casa com muitas pessoas, os horários de consumo também se reduzem, em casas de apenas 2 pessoas. O gasto médio é de 157 KWh. Lembrando que existem despesas que são fixas, para ambas as opções, como, por exemplo, da geladeira, que está 24 horas conectada à energia.

Simulador de eletricidade para potência contratada de 6,9 kVA

Cada vez mais, as famílias vão diminuindo o seu número de habitantes no seu agregado familiar - a média no século passado era de 7 pessoas e agora não passam de 4 - no entanto, as suas despesas também são diferentes das famílias passadas, uma vez que se usa bastante mais equipamentos eletrónicos. De acordo com esses dados, a Lojaluz trás, para todos, um simulador de eletricidade, onde colocamos, de acordo com cada caso, a quantidade média de consumo e de eletrodomésticos.

  • Eletrodomésticos para uma vivenda com 4 pessoas - INVERNO -
  • 4 Computadores
  • 2 Televisões
  • 1 Frigorífico
  • 1 Máquina de lavar roupa
  • 1 Secador de cabelo
  • 2 Aquecedores
  • 1 Microondas
  • 1 Ferro de engomar
  • 1 Forno
  • 10 lâmpadas

Como podemos ver, o consumo médio é de 300 kWh por mês. Veja no gráfico abaixo uma comparação de algumas tarifas para a potência contratada de 6,9 kVA:

*YLCE tem apenas uma tarifa e que está incluído o serviço de faturação eletrónica.

Saiba o consumo de eletricidade dos seus aparelhos

É muito importante conhecer as despesas dos seus aparelhos elétricos para, assim, poder fazer uma simulação mais fidedigna e não ter surpresas ao fim do mês. A Lojaluz disponibiliza uma tabela completa, com a média de consumo para moradas com distintas lotações, ou seja, com um agregado familiar de duas pessoas e outra com um agregado familiar de entre 4 e 5 pessoas. Comprove:

Média de consumo de eletricidade de cada aparelho elétrico
Aparelho Potência média (Watt) Consumo médio mensal 2 pessoas (kWh) Consumo médio mensal 4/5 pessoas (kWh)
Iluminação 300 7 12
Ferro de engomar 1000 5 12
Secador de cabelo 500 2 4
Televisão 200 16 36
Frigorífico 200 36 40
Máquina de lavar roupa 2500 22 50
Forno 2000 8 20
Computador 250 8 15
Microondas 1000 4 10
Aquecimento 50-70(w/m2) 8-13(kWh/m2) 15-20(kWh/m2)

Despesas da fatura de luz

As despesas da fatura de luz são diferenciados, o que inclui taxas e serviços variados. Abaixo, conheça um pouco de cada um das despesas da sua fatura:

  1. Termo fixo: valor fixo que depende da potência que o cliente tem contratada
  2. Termo de energia: quantidade de eletricidade consumida. Está indicado em kWh
  3. Contibuição audiovisual: destinada aos serviços audiovisuais do Estado
  4. Taxa de exploração DGEG: este valor corresponde ao cobrado pela exploração das instalações elétricas nacionais, por conta da DGEG – Direção Geral de Energia e Geologia.
  5. Tarifa de acesso às redes elétricas: Esta tarifa é paga por todos os consumidores pelo uso das redes (tanto de transporte como de distribuição) e também pelo uso geral do sistema. Este uso geral inclui a gestão técnica da infraestrutura elétrica, custos e regulação das políticas energéticas e do ambiente.

Como poupar eletricidade?

Poupar na fatura de luz é algo que, às vezes, nem imaginamos como é fácil. Bastam algumas ações e já poderemos notar mudanças razoáveis nas nossas contas. A Lojaluz listou algumas dessas atitudes que podem auxiliar no fatura de fim de mês.

  1. Trocar lâmpadas incandescentes por lampâdas fluorescentes. Apesar das lâmpadas fluorescentes serem mais caras, elas consomem muito menos eletricidade, e em pouco tempo fazem valer a pena.
  2. Regule a temperatura do frigorífico no inverno, ajustando o termostato para evitar desperdício de energia.
  3. Não forre as prateleiras do frigorífico para não exigir esforço redobrado do eletrodoméstico.
  4. Quando viajar, desligue a chave geral da casa para não gastar energia com coisas desnecessárias.
  5. Máquina de lavar roupa e ferro de passar consomem bastante energia. Portanto, tente usá-los quando houver bastante roupa acumulada para realizar o trabalho de uma única vez.
  6. Não deixe a luz acesa desnecessariamente.
  7. Sempre que possível, dê preferência ao micro-ondas em vez do forno ou fogão.
  8. Decida o que vai pegar antes de abrir a porta do frigorífico.
  9. Substitua equipamentos elétricos antigos por equipamentos novos mais eficientes (classe A, A+, ou A++).
  10. Evite deixar aparelhos eletrónicos em stand-by. Apesar de desligados, esse modo pode representar um gasto mensal de até 12%.

Quais são as tarifas horárias e como funcionam?

Existem três tipos distintos de tarifas horárias e para cada uma delas o funcionamento e a poupança é variável, de acordo com os horários e o uso de cada uma. São elas:

Como o seu próprio nome indica (tarifa bi-horária) esta pode ser diária ou semanal, dividindo estes períodos em dois grupos: horas de vazio e horas fora do vazio. As tarifas tri-horárias, como as anteriores, também podem ser diárias ou semanais e partem estes períodos em três grupos: horas ponta, cheias e vazio. Este tipo de tarifas são aconselháveis para usos industriais.

Posso mudar de companhia de eletricidade?

Mudar de companhia de luz é, agora com o mercado livre, um processo fácil e rápido. Antes de mudar de companhia, a Lojaluz indica a todos que façam uma comparação das companhias existentes no mercado, para que escolha a melhor opção para si.

Feita essa comparação, a Lojaluz, para facilitar o processo, fez um vídeo explicativo de como proceder à mudança de comercializadora:

 

Quais empresas de luz posso contratar?

No mercado livre da luz, não existe um monopólio empresarial, o que quer dizer que o cliente é quem decide qual companhia quer contratar.

A seguir deixaremos a lista das principais empresas que atuam no mercado livre em Portugal da energia elétrica ou de gás natural:

  • Galp Energia
  • EDP Comercial
  • YLCE
  • ENAT
  • Iberdrola
  • Endesa
  • AUDAX
  • LUZBOA
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus