Simulador de preços de eletricidade

Simulador preços eletricidade

Os preços de electricidade podem variar muito dependendo da companhia de electricidade com a qual celebrou seu contrato. Por isso é importante escolher bem a companhia e a tarifa.

Com o mercado livre de electricidade, sempre é possível melhorar seu contrato de luz. Para isto, deve ficar sempre atento aos novos descontos. Conte com a ajuda da LojaLuz para escolher a melhor companhia para si, contacte-nos por telefone ou e-mail.

Mercado livre de electricidade

Desde setembro de 2006, o mercado de electricidade português é livre. Isto quer dizer que o cliente pode escolher a companhia de electricidade que bem quiser. É importante notar que o serviço de fornecimento de electricidade é sempre o mesmo, feito pela distribuidora EDP Distribuição em todo país, independentemente da companhia de electricidade contratada. Por isto, não tenha medo de celebrar um novo contrato e poupar na electricidade. Só tem a ganhar: pode escolher as melhores ofertas e preços para si, e para mudar de companhia de electricidade é grátis e rápido.

O cliente do mercado regulado tem até 2017 para aderir ao mercado livre. Porém, se quiser disfrutar dos bons preços do mercado livre de electricidade, pode fazê-lo antes.

Preço do kWh

O Kwh (lê-se Quilowatt-hora) é uma unidade de medida de energia eléctrica. No quotidiano, é utilizado como forma de mensurar a energia consumida por um aparelho eléctrico durante um determinado período de tempo de funcionamento.

Portanto, o preço do kWh nada mais é que o preço da energia consumida. Note, no entanto, que o preço do kWh não corresponde ao preço total de uma factura de electricidade. Uma factura de electricidade tem dois termos:

  1. Termo de energia consumida. Unidade: €/kWh.
  2. Termo fixo. Unidade: €/dias.

O preço do kWh se refere apenas ao termo de energia consumida. Já o termo fixo se refere à potência contratada, e é um valor fixo da factura que não depende de quanto consome de energia.

Preço total = Preço do kWh + Preço da potência contratada

O contador de luz apresenta em seu visor um valor de energia consumida dado em kWh.

Factura de luz

Já sabemos que uma factura de luz é composta por dois termos, ou preços: o da energia consumida e o fixo. Então para saber o quanto vai pagar de luz, deve fazer a seguinte conta:

Primeiro, calcula o valor a pagar pela energia consumida, em euros.

Valor da energia consumida = preço do kWh (ou termo de energia) x quantidade de energia consumida

Lembre que pode ver a quantidade de energia consumida em sua factura de luz. Mas se desconfiar que este valor está errado, pode fazer a leitura do contador de luz.

Após, calcula o valor da potência contratada, também dado em euros. A potência contratada corresponde ao valor de potência que é fornecido à sua casa, ou seja, é o valor máximo que pode consumir.

Valor da potência contratada = termo fixo x Número de dias

Normalmente o número de dias de uma factura de luz corresponde a 30 dias.

Pode sempre alterar a potência contratada de forma gratuita. Se achar que precisa de mais potência, pode aumentar a potência contratada. Se acha que não utiliza toda potência contratada, pode também reduzir a potência contratada de forma a diminuir o termo fixo da factura e poupar.

Finalmente, pode calcular o valor total da factura de luz:

Valor total da factura = Valor energia consumida + Valor da potência contratada

Comparar companhias de electricidade

Cada companhia de electricidade oferece preços diferentes de electricidade, tanto para os termos fixos quanto para os termos de energia. A entidade que regula o mercado de electricidade, a ERSE, sugere preços base sobre os quais cada companhia pode aplicar descontos e reduções.

Podemos começar comparando os preços da EDP Serviço Universal e da EDP Comercial. A EDP Serviço Universal é a empresa do mercado regulado, e era a única opção para os clientes portugueses até 2006. Já a EDP Comercial é a empresa da companhia EDP que atua no mercado livre.

No gráfico, a tarifa transitória corresponde à tarifa da EDP Serviço Universal, enquanto a tarifa Casa Click é uma das tarifas oferecidas pela EDP Comercial.

 

Note que a EDP Comercial oferece preços bem menores para o termo fixo e para o termo de energia consumida. Assim, fica evidente a vantagem do mercado livre.

Tarifas de electricidade

Além disso, podemos encontrar muitas outras tarifas eléctricas no mercado livre de luz. Por exemplo, para uma potência contratada de 10,35 kVA, podemos encontrar as seguintes tarifas no mercado livre:

 

Posso alterar meu contrato de eletricidade ?

Sim, o cliente tem direito de mudar termos do contrato, tais como a potência eléctrica, a tarifa contratada, entre outros. É muito importante que se faça uma boa simulação das despesas de cada imóvel antes de realizar qualquer mudança.

O cliente pode, inclusive, mudar de companhia de electricidade até 4 vezes a cada 12 meses. Para alterar o contrato de electricidade deve ligar para a companhia ou ir até uma loja física. Já se quiser alterar a companhia de luz, deve contactar a nova companhia com a qual vai celebrar o contrato de luz.

Alterar companhia de electricidade

Por isso, o cliente deve aproveitar a liberdade do mercado livre de electricidade para mudar de companhia de electricidade sempre que achar conveniente. Os descontos podem mudar ao longo do tempo, e novas promoções podem surgir. Se precisar de ajuda para escolher a melhor tarifa, contacte-nos por telefone.

Depois de decidir a melhor tarifa eléctrica para si, pode alterar de companhia rapidamente e gratuitamente de três maneiras:

  1. Presencialmente, numa loja física
  2. Online
  3. Por telefone
 
211 451 219
Quero que me liguem