Está aqui

Supervisão do mercado livre

Supervisão mercado livre

O cliente pode solicitar a ligação á rede elétrica no momento em que tiver a instalação prestes a ser utilizada. A distribuidora será a responsável de este facto, e quem lhe dará o orçamento para a construção.

Quando a instalação estiver concluída poderá ligar a luz após decidir uns termos:

  • Potência elétrica a contratar
  • Titularidade do contrato
  • Tarifa a contratar
  • Companhia comercializadora a contratar

No mercado livre a escolha destes termos é sua e totalmente livre. Saiba ainda que pode alterar as condições destes termos quando e as vezes que entender, sendo essa uma das principais características do mercado livre. Para que o cliente se sinta mais seguro saiba que existe uma supervisão do mercado energético em Portugal.

Em que consiste e para que serve a supervisão do mercado energético?

A ERSE é a Entidade Reguladora encarregada da supervisão de mercados nas suas opções estratégicas de atuação

A supervisão do mercado livre energético é um aspecto importante do desenvolvimento dos mercados de energia. Num contexto de aprofundamento do mercado interno para a energia a nível europeu, a afirmação de um contexto de liberalização das ativados de produção e comercialização obriga a uma reforçada atenção às práticas em regime de mercado.

Por outro lado, a afirmação de uma cultura de concorrência ou, em mercados fortemente concentrados como são os mercados da energia, de condições de atuação que permitam replicar os benefícios da concorrência para o mercado e para os consumidores , suscita a necessidade de um acompanhamento próximo, efectivo ao contexto actual e futuro dos mercados de energia.

A ERSE é a Entidade Reguladora encarregada da supervisão de mercados nas suas opções estratégicas de atuação, designadamente quanto à promoção da concorrência no sector e à defesa dos interesses dos consumidores de energia.

A prestação de informação e a sua divulgação de forma transparente e não discriminatória constitui um elemento essencial da afirmação de mercados eficientes e concorrências. A ERSE procura, através da sua atuação global e, num contexto mais focado, pela supervisão dos mercados, que estas condições sejam reais e efectiva.

É ainda importante enquadrar a formação dos preços da energia pela evolução das condições de contexto mais vasto, designadamente através de informação sobre preços de energia primária (petróleo, carvão, etc.) e outras componentes do preço da energia (como o custo das emissões de dióxido de carbono), para que o consumidor conheça a formação dos preços da energia e, com isso, possa efetuar escolhas informadas e conscientes.

Comparar as tarifas de eletricidade do mercado livre

O cliente deve comparar todas as tarifas de luz que tem disponíveis no mercado energético português, as quais apresentam uma forma comum:

  • Termos de uma fatura de luz:
  • Termo Fixo - quantia fixa que depende da potência que o cliente tem contratada.
  • Termo de Energia - este ponto depende da quantidade de energia consumida.

Para comparar as tarifas, conte com a nossa ajuda.

Que tarifa de luz é a melhor?

Compare as tarifas oferecidas pelas diferentes companhias eléctricas e descubra qual é a que mais se adequa às suas necessidades.

Tenha também em conta a existência de tarifas duais de luz e gás, onde normalmente as companhias oferecem maiores descontos.

Fornecedores de eletricidade no mercado livre

Saiba como comparar os fornecedores de eletricidade para escolher o melhor para si. Compare as características das companhias de luz.

  • A transparência do serviço
  • A qualidade do atendimento aos clientes
  • A disposição colaboradora da companhia
  • A variedade de tarifas de eletricidade
  • A adaptação ao cliente do fornecimento
  • A facilidade de gestão da luz

Como mudar de empresa de eletricidade

Assim como a potência contratada, também é possível mudar o fornecedor de luz. Com a abertura do mercado, mudar a titularidade, alterar potências e mudar de fornecedor são ações possíveis, diferentemente do mercado regulado, onde apenas uma empresa era detentora de todo o território nacional.

No caso do cliente encontrar uma tarifa mais conveniente para si, é recomendado mudar de companhia de eletricidade. A mudança é gratuita e geralmente demora entre 5 e 7 dias úteis para ser realizada. Basta contactar com a nova companhia que deseja celebrar o novo contrato de luz.

A Lojaluz é especialista em comparações, deixando o cliente ciente de todas as tarifas do mercado e analisando qual é a mais interessante para o cada situação. Contacte-nos e comece a poupar, já!

Abaixo, a Lojaluz dispõe de um vídeo explicativo, mostrando passo a passo como realizar a mudança de companhia de luz:

 

Quê fornecedores de luz podemos contratar?

No mercado estão disponíveis numerosos fornecedores de eletricidade, os quais operam em qualquer ponto do país. As companhias de luz são:

  • Galp Energia
  • EDP Comercial
  • Ylce
  • ENAT
  • Iberdrola
  • Endesa
  • AUDAX
  • LUZBOA

Ligar a luz no mercado livre

Se quer contratar a luz no mercado livre, uma vez saiba a opção que quer contratar, contacte-nos e ajudá-lo-emos a celebrar o novo contrato bastando para isso apresentar os seguintes dados:

  1. Nº contribuinte do titular (BI)
  2. Contrato de arrendamento ou escritura
  3. Potência a contratar (pode-se alterar)
  4. Código CPE
  5. Dados da morada da instalação.
  6. Dados de Pagamento.
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus