Está aqui

Tarifa Bi-Horária

banner tarifa

call lojaluz

tarifa bi-horária

Mude a bi-horário para poupar!

O fornecimento elétrico está ao abrigo da distribuidora da EDP, mas o cliente pode escolher a comercializadora que quer contratar sem diferença na qualidade da eletricidade. Estes comercializadores põem á disposição do cliente uma grande variedade de ofertas tarifas.

Contratar uma tarifa eléctrica

As opções de tarifas horárias que os clientes têm no mercado livre português de eletricidade são muito variadas. Para começar, são três tipos de tarifas as disponíveis:

  1. Tarifa Simples
  2. Tarifa Bi-Horária
  3. Tarifa Tri-Horária

Quando contratar uma tarifa Bi-Horária?

O cliente faz uma nova ligação à rede, e nesse momento precisa contratar uma tarifa elétrica a uma das empresas que comercializam a energia. Neste ponto, deve escolher aquela tarifa que se adapte melhor ás necessidades do novo titular.

Após esta primeira contratação, pode mudar de comercializador e celebrar um novo contrato de eletricidade com qualquer companhia, com o fim de poupar na sua fatura.

Ciclo horário da tarifa Bi-Horária

Este tipo de tarifas depende do consumo que o cliente faz na sua vivenda. O primeiro que o cliente deve fazer é ver o ciclo horário que as tarifas propõem. São dois termos os que explicam o ciclo horário:

  • Horas de Vazio: horas em que geralmente o consumo é mais baixo e o preço da energia é mais baixo (até 50% do preço regulado pela ERSE)
  • Horas Fora de Vazio: limite horário em que o consumo geralmente é efetivo nas vivendas, e o preço da energia é mais alto.

Quando posso consumir mais luz?

A pergunta é: quando posso ligar os eletrodomésticos? Posso passar a ferro a qualquer hora? Quando é mais barata a luz?

Lembre-se:
Hora de Vazio: preço mais baixo Hora Fora de Vazio: preço mais alto

Tipo Ciclo

Hora de Vazio

Das 22:00 ás 8:00

Hora Fora de Vazio

Das 8:00 ás 22:00

Aproveite sempre as horas de vazio, porque são as mais económicas. Ligue os eletrodomésticos á noite, a partir das 22:00. Faça o seu consumo durante o período de vazio.

Ligar a luz ao fim de semana:

A tarifa bi-horária mantém-se durante o fim de semana também, por isso deve ter atenção do consumo que faz no sábado e no domingo. No momento em que não cumpra esta limitação horária, o cliente terá a mesma despesa que com tarifa simples. Veja bem o horário do seu consumo.

Aproveite o seu tarifário e compare as tarifas elétricas para ver qual é a que mais lhe convém. Poupe com a conta da luz, e conheça a sua fatura elétrica.

Quando posso mudar à tarifa bi-horária?

eletricidade na sua casa

A sua casa com eletricidade!

Sempre que quiser, o cliente pode solicitar a troca do tarifário simples ao tarifário bi-horário. Este troca será feita no seu contador, onde de maneira automática poderá contabilizar o consumo durante as horas de vazio e fora de vazio.

Se o cliente tem que mudar a potência contratada, ou tem que alterar a titularidade do seu contrato, pode ao mesmo tempo mudar o tipo de tarifa, e adaptar o fornecimento elétrico á sua necessidade.

Quanto custa mudar á tarifa Bi-Horária?

O custo deste tipo de trocas é zero. De igual maneira, o cliente pode aumentar a potência do seu contrato gratuitamente. Este tipo de gestões não têm preço para o cliente.

A responsabilidade desta troca é da EDP Distribuição, quem revosará a instalação elétrica sempre que se faça uma alteração deste tipo. Se for necessário um reforço no ramal, a própria distribuidora lhe dirá como é o pocesso e o custo que leva este reforço. Após este reforço, o cliente terá um novo certificado da instalação, que porvará que pode ter este fornecimento.

Quem comercializa a tarifa Bi-Horária?

Todas as companhias comercializadoras têm a opção bi-horária. Pode usar a LojaLuz para comparar as companhias elétricas e as suas tarifas e ver qual é a mais económica ou qual é a que o cliente verdadeiramente precisa.

  • As comercializadoras disponíveis são:
  • EDP Comercial
  • Galp Eergia
  • Endesa
  • Iberdrola
  • YLCE
  • ENAT
  • Energia Simples
  • LuzBoa
  • Audax