Está aqui

Endesa em Viana do Castelo

Endesa Viana do Castelo

Com mais de 70 anos de experiência, a Endesa é um dos líderes dentro do mercado energético. Se você está procurando informações sobre a Endesa em Viana do Castelo, continue a ler este artigo e encontrará todas as informações necessárias.

Recentemente esta fornecedora passou a oferecer gás, e com ele, tarifas duais. Isto significa que as suas ofertas tarifárias são cada vez mais atrativas para o mercado energético. Compare todas as tarifas desta e de outras empresas e comece a poupar na sua fatura de luz.

Ligar a luz à rede elétrica em Viana do Castelo

Para começar, o cliente deve certificar-se se onde quer ter o fornecimento elétrico, existe a possibilidade de tê-lo.

Em outras palavras, devemos conferir se existe uma instalação elétrica, em bom estado e com capacidade para suportar a potência que desejamos. Ou se, pelo contrário, esta precisa de uma instalação, reforma ou reforço no ramal. Para este segundo caso, devemos contactar a distribuidora responsável em Portugal, a EDP Distribuição, e solicitar um orçamento para o procedimento desejado.

Em cerca de 15 dias este processo estará finalizado e poderemos celebrar um contrato com a comercializadora desejada.

A LojaLuz preparou um vídeo explicativo para si:

 

Consulte todas as tarifas disponíveis do mercado livre e poupe nas suas faturas de luzAjudamos a encontrar a que melhor se adapta às suas necessidades. Contacte-nos!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Partes de uma fatura elétrica

Para uma maior poupança nas despesas de luz, devemos entender como se compõe a nossa fatura elétrica. Esta vai depender, na sua totalidade, da empresa comercializadora contratada. Normalmente estes são os componentes de uma fatura:

  • Perceber a quantia a pagar:
  • Consumo de eletricidade (é o total de KW que o cliente consumiu no período da fatura, obtido por leitura ou estimação).
  • Potência contratada e/ou valores relativos ao acesso á rede (é a parte fixa da fatura, onde o total dos dias do período de faturação é multiplicado pelo preço de cada KW). O cliente pode fazer uma alteração da potência para adaptar este custo ao uso da energia elétrica.
  • Taxas e impostos (são as percentagens aplicáveis ao abrigo do regulamento, como o IVA, Taxas de exploração da instalação elétrica, etc.).
  • Informação adicional numa fatura de luz:
  • Serviços adicionais prestados. Estes serviços podem ter um custo próprio da comercializadora contratada.
  • Contaminação (emissões de CO2 correspondentes aos KW do consumo).
  • Informação da companhia comercializadora (contatos).
  • Avarias e emergências (contatos).
  • Produção da energia (percentagem das fontes de energia primária utilizada).
  • Outras informações. A empresa comercializadora pode incluir nas faturas uma informação adicional referente ao pagamento por parte do cliente, ou facilidades que estejam ao alcance dos consumidores, assim como qualquer informação para melhorar o serviço.

Como poupar com as despesas de luz

Como clientes, temos o poder de comparar todas as opções disponíveis no mercado livre e assim, escolher a mais vantajosa, a que ofereça a maior poupança. Com a poupança tarifária escolhida, devemos preocupar-nos com a nossa poupança interna. Existem inúmeras formas de poupar no termo de consumo energético.

Estas são algumas das dicas, recomendadas pela ERSE:

  • Utilizar lâmpadas economizadoras, em vez das incandescentes;
  • Desligar, sempre que não esteja a ser utilizado, as televisões, computadores, DVD's, carregadores de telemóveis ou qualquer outro aparelho eletrónico;
  • Se tiver a tarifa bi-horária, coloque as máquinas de lavar a louça e/ou roupa a trabalhar entre as 22h e as 8h00, bem como o ferro de engomar. O aquecimento e/ou arrefecimento também é preferível pô-lo a trabalhar à noite;
  • Se comprar algum eletrodoméstico novo, opte pelos de classe energética A, A+ ou A++
  • Cuide do seu frigorífico.Coloque-o num local fresco e ventilado. Limpe a parte traseira, no mínimo uma vez por ano e descongele-o antes da camada de gelo atingir os 3 milímetros. Ajuste o termostato para manter os 5ºC no compartimento do frigorífico e os -18ºC no congelador;
  • Ponha a sua máquina de lavar a louça e/ou roupa a trabalhar apenas quando estas estiverem cheias;
  • Aproveite ao máximo a capacidade do forno e cozinhe o maior número de alimentos possível de uma só vez. Regra geral, não é preciso pré-aquecer o forno para cozinhados com duração superior a uma hora. Apague-o um pouco antes de acabar de cozinhar, pois o calor residual será suficiente para acabar o processo;
  • Escolha os recursos disponíveis como o micro-ondas, fogão e, por último, o forno. Utilize panelas com fundos de grande difusão de calor e, sempre que possível, opte por cozinhar em panelas de pressão, que consomem menos energia. Tape as panelas durante a cozedura e aproveite o calor residual das placas elétricas, desligando-as cinco minutos antes do prato estar pronto;
  • Aproveite o aquecimento do ferro para passar grandes quantidades de roupa. Abra as janelas e provoque correntes de ar naturais, para que não seja preciso ligar a ventilação;
  • Demore menos tempo a tomar banho e desligue a água enquanto se ensaboa;
  • Substitua as janelas e caixilharias por vidros duplos e caixilharias em PVC. Esta mudança permite uma menor transferência de calor entre a sua casa e o exterior, no Inverno. Reduz a necessidade de aquecer ou arrefecer o seu interior.
  • Se tiver uma casa com uma grande exposição solar, coloque persianas ou outros elementos de proteção para reduzir a incidência no Verão e maximizá-la no Inverno.
  • Prefira cores claras nas paredes e tetos: aproveitam melhor a iluminação natural e reduzem a utilização artificial. Para ventilar completamente a habitação, abra as janelas durante dez minutos. Feche as persianas e cortinas durante a noite, para evitar perdas de calor.
  • Apague as luzes das divisões que não estão a ser utilizadas.

Endesa em Viana do Castelo

Endesa, o grande titã espanhol na guerra do mercado energético.

A história da Endesa começa em 1944, e desde então tem vindo a oferecer importantes tarifas pelo mundo todo. Com 23 anos de experiência no mercado português, o grupo é um dos líderes no mercado energético. Se mora em Viana do Castelo, certamente ouviu falar sobre as tarifas da Endesa. caso contrário, aqui iremos oferecer um exemplo de uma tarifa de luz:

Tarifa Quero Mais Luz - válida para potências contratadas entre 3,45 kVA e 20,7 kVA na opção tarifària simples.

Tarifa Quero + Luz - Atualizado a 24/01/2017
Pot. Contratada (kVA) Simples
Potência (€/dia Energia (€/kWh)

3,45

4,6

5,75

6,9

0,1760

0,2313

0,2842

0,3364

0,1635

10,35

13,8

17,25

20,7

0,4957

0,6578

0,8198

0,9781

Para mais informação, o telefone gratuito da Endesa é o 211 102 700. Esta companhia disponibiliza, também, números de telefone de apoio ao cliente:

N.º de Atendimento ao Cliente: 800 101 033 N.º de Telefone de Pedido de Celebração de Contrato: 800 101 030