Nova potência contratada

Se está a fazer uma ligação de luz ou a alterar seu contrato, deve escolher a nova potência contratada.

Qualquer dúvida em relação ao seu contrato de eletricidade, contacte a LojaLuz, especialista no mercado de gás e luz português.

Nova ligação à rede eléctrica

Para fazer uma ligação de um imóvel novo à rede eléctrica, primeiro deve entender que este procedimento é independente da companhia de eletricidade contratada. A ligação à rede eléctrica é feita pela companhia distribuidora EDP Distribuição, ou seja, a responsável por levar eletricidade a todos terminais do país. Ou seja, a qualidade do fornecimento e da ligação à rede eléctrica é responsabilidade exclusiva da EDP Distribuição, e não da companhia de eletricidade com a qual celebrou seu contrato.

Os passos para fazer uma nova ligação são:

 

Dados para ligar luz

Após fazer a ligação à rede eléctrica, deve comparar as companhias de eletricidade e escolher a melhor tarifa de luz para si. É uma excelente oportunidade para aderir ao mercado livre da luz.

Após decidir a companhia com a qual celebrará o contrato eléctrico, deve contactar a companhia em questão e informar os seguintes dados:

  • Nº contribuinte do titular (Cartão de Cidadão)
  • Contrato de arrendamento ou escritura
  • Potência a contratar (alterável)
  • Código CPE
  • Dados da morada da instalação
  • Dados de pagamento da luz: pagar com multibanco ou pagar por débito direto.

O que é potência contratada?

Potência contratada é a potência da qual o cliente dispõe para utilizar em um dado instante.  Dependendo da potência que contratar, os preços da eletricidade podem variar.

Os níveis de tensão relativos à potência contratada são:

Baixa Tensão: Potências contratadas iguais ou inferiores a 45 kVA e potência mínima contratada de 1,15 kVA. Este tipo é aconselhável para clientes residenciais, lojas, escritórios e pequenas empresas.

Média Tensão: tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 1kV e igual ou inferior a 45kV. Estas potências são específicas para indústrias;

Alta Tensão: Tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 45KW e igual ou inferior a 110KW e a potência contratada é igual ou superior a 6MW. O uso desta potência destina-se à indústria siderúrgica, grandes hospitais, indústria da celulose, indústria de plásticos, indústria de adubos, serviços energéticos, etc.

Potências em baixa tensão

Veja na tabela abaixo as potências em baixa tensão normal que pode contratar. É geralmente o caso para uso doméstico.

Potência contratada (kW)

1,15

2,3

3,45

4,6

5,75

6,9

10,35

13,8

17,25

20,7

27.6

34.5

41.4

Qual potência contratar?

Para saber qual potência deve contratar, deve consultar um eletricista ou pode utilizar nosso simulador.

A tabela abaixo pode ajudar a estimar a potência que utiliza em casa. Ela apresenta as potências médias dos aparelhos eléctricos mais comuns nas casas. Para ser mais preciso, pode procurar as potências de seus aparelhos nas suas especificações.

Em geral, para uma família média, as potências de 5,75 kVA ou 6,9 kVA são suficientes.

Aparelho Potência média (Watt) Consumo médio mensal (kWh)

Iluminação

500

12

Ferro de engomar

1000

15

Secador

500

5

Televisão

200

30

Arca congeladora

200

30

Frigorífico

200

40

Lava-roupa

2500

50

Lava-louça

3000

60

Fogão elétrico

0

0

Forno

2000

20

Fritadeira

1500

10

Computador

250

15

Microondas

1000

2

Termo acumulador

12-14(W/litro)

200

Aquecimento

70-90(w/m2)

15-20(kWh/m2)

Ar acondicionado

15-20(W/m2)

3-4(kWh/m2)

Alterar potência contratada

Após contratar uma potência, o cliente ainda pode alterá-la quando quiser. Uma boa ideia por exemplo é aumentar a potência contratada de uma casa de praia durante o verão. Caso o disjuntor esteja sempre a interromper o fornecimento, também deve aumentar a potência contratada.

Por outro lado, se achar que contratou um valor muito alto, pode reduzir a potência contratada.

Qualquer alteração da potência contratada é feita gratuitamente e de maneira muito simples, basta uma ligação para sua companhia. Esta é uma das vantagens do mercado livre: pode sempre melhorar seu contrato eléctrico de forma a poupar na eletricidade.

 
210 009 971
Quero que me liguem