Mudar a titularidade da eletricidade

São numerosas as gestões que os clientes das companhias elétricas podem fazer para resolver qualquer tipo de problema que tenham.

Neste artigo estamos a falar de uma alteração do contrato para mudar a titularidade da luz, para tal, o cliente só tem que contactar a comercializadora que tiver contratada neste momento e solicitar esta alteração.

Quem é o titular da eletricidade?

o titular do contrato da luz é a pessoa responsável por dar uso ao fornecimento de luz

É muito importante que o titular do contrato da luz seja a pessoa responsável pelo uso do fornecimento de luz, deste modo a pessoa a quem a fatura é endereçada é também a pessoa encarregue pelo respetivo uso da eletricidade. Existem várias razões que o podem levar a querer alterar a titularidade da luz. Por exemplo, em caso de arrendamento, compra ou venda de um imóvel, falecimento do titular, ou até no caso de separação. E, cada um destes casos pode ter uma diferente abordagem no que toca às diferentes poupanças que podem ser obtidas.

Posso alterar a titularidade da luz?

 

São numerosas as razões para alterar a titularidade do contrato da luz, mas trata-se sempre de uma alteração gratuita e, que se pode fazer sempre que o cliente o desejar.

Mudar a titularidade do contrato elétrico é alterar a responsabilidade do fornecimento da luz.

  • Mesmo assim, este trâmite depende muito da situação do cliente:
  • Novo inquilino: caso haja uma mudança de inquilino, este deverá alterar a titularidade para assim evitar problemas com o antigo proprietário.
  • Separação: no caso de separação, deve-se alterar para o nome da pessoa responsável pelo imóvel.
  • Falecimento: em caso de falecimento do titular, os seus familiares devem proceder à alteração, pois este já não terá poderes para exercer tal responsabilidade.

Consulte todas as tarifas disponíveis das companhias comercializadoras de eletricidade do mercado livreAjudamos a encontrar a que melhor se adapte às suas necessidades. Contacte-nos!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Mudar o contrato elétrico

As alterações servem para adaptar o fornecimento à necessidade do cliente. Desta maneira a poupança é evidente.

Ao fazer uma nova ligação da luz, o cliente está a contratar uma tarifa elétrica ao mesmo tempo que escolhe uma potência elétrica e uma companhia comercializadora determinada. Esta última será aquela que lhe envia uma fatura em cada período com os detalhes dos termos fixos, termos de energia e qualquer outra taxa e imposto que se inclua nos dados da faturação.

Qualquer alteração do contrato elétrico pode-se fazer sem custos adicionais. As alterações servem para adaptar o fornecimento à necessidade do cliente. Desta maneira a poupança é evidente.

Que dados apresentar para mudar o titular da luz?

Para alterar a titularidade do contrato da luz, o novo cliente deverá ser quem protagonize esta mudança e deverá apresentar a seguinte documentação necessária para efetuar o trâmite:

  1. Cópia do BI e número de contribuinte ou, apenas, cópia Cartão de Cidadão, ambas as opções do novo titular
  2. Contrato de arrendamento ou escritura
  3. Potência a contratar (pode-se alterar)
  4. Código CPE

Nas faturas vem discriminada outra informação de interesse: o CPE (Código do Ponto de Entrega) e o nome e BI ou CC do antigo titular. Se o novo titular não tiver acesso a uma fatura anterior, poderá simplesmente requisitar esta informação ligando à companhia comercializadora própria do contrato ou à companhia de distribuição da zona.

Comparar as tarifas e mudar de fornecedor elétrico

 

o cliente sempre que encontrar alguma tarifa mais económica... pode solicitar a troca sem custos nem falhas no fornecimento

Os clientes devem comparar todas as tarifas de luz que estão disponíveis no mercado, e dessa forma, poderão escolher a mais económica e a que tiver melhores condições contratuais. São numerosas as tarifas, mas todas elas têm uma coisa em comum: estão baseadas na regulação da ERSE, a qual é revisada anualmente, mas as condições dos contratos não podem mudar.

Como o mercado está liberalizado, o cliente sempre que encontrar alguma tarifa mais económica ou melhor por outras razões contratuais, pode solicitar a troca sem custos nem falhas no fornecimento, e desta maneira, poderá sempre aderir à melhor tarifa de luz. Revise a cada 6 meses (mínimo) a sua contratação e, solicite o nosso assessoramento para esta gestão, pois temos os preços e as tarifas sempre atualizadas.

 
210 009 971
Quero que me liguem