Está aqui

Mudar a titularidade do gás natural e mudar de companhia

gas natural mais barato

Ao fazer a nova ligação à rede do gás natural, o cliente teve que facilitar uma série de dados à comercializadora que escolheu para a sua contratação. Neste ponto, queremos aclarar que o contrato do gás natural pode ser alterado até 4 vezes por ano e pode ser melhorado gratuitamente, graças às vantagens que o mercado livre tem preparado para os consumidores de energia em Portugal.

Saiba de que maneira pode alterar o titular do pagamento da fatura do gás em lugar de mudar o contrato do gás e assim evitar a inspeção técnica da instalação, com o custo adicional correspondente. Por essa razão, solicite a troca da titularidade do pagamento do gás.

Que tenho que decidir quando faço a nova ligação

Quando um cliente contrata os serviços de uma empresa comercializadora de gás, tem que facilitar os seguintes dados para celebrar esse contrato:

Consulte todas as tarifas de gás natural disponíveis no mercado livreAjudamos a encontrar a que melhor se adapte às suas necessidades. Contacte-nos!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

São para sempre estes dados?

Estes dados vão ser mantidos sempre e quando o cliente não solicite uma alteração do contrato do gás. Saiba que pode solicitar qualquer alteração no momento em que o precisar, mas com atenção, pois pode evitar pagar a inspeção ao realizar uma troca da titularidade do contrato alterando o titular do pagamento, e não do contrato.

Neste ponto queremos destacar a alteração da titularidade do gás, a qual foi proposta ao celebrar o contrato, mas por alguma razão, esse dado deve ser mudado.

Quem é o titular do contrato de gás?

O titular é aquela pessoa responsável da utilização do fornecimento de gás natural, a qual deve corresponder com as medidas legais da ERSE.

Ao fazer a nova ligação do gás, o cliente propôs um nome como titular do contrato. Para efeitos legais, o titular responderá como responsável da utilização do gás.

Quanto custa mudar a titularidade?

As alterações do contrato de gás natural são completamente gratuitas. Desta forma, o cliente pode alterar sempre que quiser o seu contrato, e como não tem limites de vezes, pode estar tranquilo na hora de solicitar uma alteração. Mas a alteração da titularidade do gás traz uma inspeção que se faz ao novo titular com um custo adicional que depende da zona e de quem faça essa inspeção.

Para poupar tempo e dinheiro, o cliente pode alterar o titular do pagamento ao mesmo tempo em que o melhora. Neste ponto queremos aclarar que mudar de comercializador de gás natural é completamente gratuito. Alterar a titularidade do contrato e mudar de fornecedor não se pode fazer em simultâneo.

Na mesma gestão pode resolver vários assuntos, como alterar o nome do pagamento do gás e entretanto, mudar de companhia de gás. Desta forma, o cliente deve contactar com a nova companhia que quer contratar, após fazer a comparação de fornecedores de gás para escolher a melhor empresa a contratar. Pelo contrario, se faz a alteração da titularidade do gás, o cliente não pode melhorar o seu contrato e deve pagar a inspeção da instalação.

Fim das inspeções de gás natural e eletricidade. Deixa de ser obrigatória a realização de inspeções quando realizamos uma alteração no contrato de gás natural ou mudança de comercializador de gás, assim como deixam de ser obrigatórias as inspeções ao efetuar uma nova ligação de gás natural ou eletricidade, sendo substituídas por termos de responsabilidade do autor do projeto.

Que dados preciso para mudar de companhia?

A comparação de tarifas de gás natural deve-se fazer duas vezes por ano (mínimo), para comprovar que a tarifa que tem contratada é a melhor de todas. Compare as tarifas de gás de cada companhia comercializadora para contratar a que se adapta às suas necessidades.

  • Para fazer a comparação das tarifas do gás, deve ter atenção aos termos da fatura do gás natural:
  • Termo fixo: depende do escalão tarifário de consumo que o cliente tiver declarado numa fatura anterior (este é estabelecido automaticamente pela distribuidora da zona).
  • Termo de energia: faz referência ao consumo que o cliente ocorreu durante esse período de faturação.

Compare os descontos que cada companhia aplica sobre os termos da fatura, e repare em que um desconto sobre o termo de energia é muito mais significativo do que sobre o termo fixo para uma vivenda de uso normal.

Deve saber qual é a melhor tarifa de gás neste momento para si, num caso comum (ESCALÃO 2 em LISBOA) sem condições nem compromissos:

 

Que companhia contratar?

Dados para alterar o contrato de gás

As alterações devem ser feitas pelo titular do contrato, mas se se trata de uma alteração do nome do contrato do gás, então deve ser o novo titular quem protagonize a gestão. Estas alterações gratuitas podem ser feitas pela companhia comercializadora que tiver contratada. O novo titular deve apresentar os seguintes dados à nova companhia que tiver contratada:

  • Fatura anterior
  • Dados pessoais
  • Meio de pagamento
  • CUI ou Código Universal da Instalação
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus