Leitura do contador ao alterar a titularidade da luz

Um dos assuntos que mais podem causar confusão é o facto de dar a leitura do contador da luz na hora de fazer a alteração da titularidade do contrato da luz.

Esta alteração é um trâmite básico de fazer e com fácil solução.

Alterar a titularidade

Mudar a titularidade do contrato é passar a responsabilidade do bom uso do fornecimento de uma pessoa (antigo titular) a outra (novo titular). Nesse caso, os dados devem ser exactos e sem falhas.

O antigo titular deve acabar com o seu contrato sem deixar problemas ao seguinte titular. Estes problemas podem ser relacionados com antigas facturas de luz sem pagar, leituras do contador mal feitas, etc.

Ler o contador antes de alterar a titularidade

O novo titular é quem deve fazer a gestão de troca da titularidade do contrato de luz e é ele quem deve saber a leitura do contador ao solicitar esta gestão, com o fim de diferençar nas faturas o consumo que corresponde com o antigo titular e com o novo. Desta maneira, se faz a leitura real.

Outra maneira é a leitura estimada, que é a solução aproximada a este assunto. Assim, se faz um consumo médio por dia do período de facturação, e fazer a correspondência com o antigo titular e o novo.

Como posso ler o contador

Quando o cliente queira solicitar a alteração da titularidade, pode dar a leitura do contador para fazer a leitura real, e não estimada ou aproximada.

No próprio contador aparecerá um visor com uma quantidade de KWh, esse é o dado que deve facilitar à sua comercializadora para a solução do assunto.

Mudança de companhia de luz. É possível?

Sim. Com o mercado livre da energia em vigor, agora é possível escolher qual o comercializador de luz é mais interessante para si.

Assim como a mudança de companhia de luz, outros tantos trâmites – antes impossíveis de serem feitos – estão à disponibilidade do consumidor, como, por exemplo:

Pensando no conforto do cliente, a Lojaluz mostra, no vídeo a seguir, como proceder para realizar a mudança de companhia.

 

É muito importante lembrar que, antes de qualquer mudança, se recomenda fazer uma comparação entre as companhias de luz e suas devidas tarifas.

A Lojaluz tem especialistas que podem ajudá-los a realizar a melhor comparação para si. Contacte-nos e comece a poupar já!

Como comparar as companhias elétricas?

Comparar é um processo vital para que se possa ter o máximo de proveito das tarifas vigentes e o mais importante, que mais se adaptem a si.

Os pontos mais importantes a se ter em conta na hora da comparação, são:

  • Em que nos devemos basear para comparar as companhias
  • Tarifas da luz: a parte mais importante de uma tarifa de luz é a relacionada com a energia elétrica consumida. Para escolher a melhor tarifa, deve-se comparar todas as tarifas elétricas disponíveis e ver qual é a mais vantajosa para o cliente. As tarifas do mercado livre contam com alguns descontos, tanto no termo da potência como no termo de consumo.
  • Serviços adicionais de manutenção: os serviços de manutenção da instalação elétrica ou de gás são aqueles que as companhias oferecem para cumprir o requisito mínimo de segurança da instalação ou como seguro em caso de alguma avaria.
  • Atendimento ao cliente: é importante que o serviço de apoio ao cliente seja de alta qualidade para se conseguir uma maior satisfação por parte dos clientes e no caso de ter algum problema relacionado com o seu fornecimento, que seja de fácil resolução. Em casos como a  alteração da titularidade ou mudar de potência, estes devem ser processos feitos da maneira mais rápida possível e sem complicações

Quais empresas de luz posso contratar?

Desde 2006, o número de empresas que investem na luz de Portugal vêm aumentando graduadamente ao passar dos anos.

Atualmente, o consumidor português pode escolher entre vários comercializadores e a Lojaluz listou os principais, como se pode ver abaixo:

  • Galp Energia
  • EDP Comercial
  • YLCE
  • ENAT
  • Iberdrola
  • Endesa
  • AUDAX
  • LUZBOA
 
210 009 971
Quero que me liguem