Está aqui

Mudar o nome do titular da luz

Mudar o nome do titular da luz é uma operação rápida e facilmente realizada via telefone ou internet.

É recomendável fazer esse tipo de trâmite para substituir a responsabilidade de um titular por outro e assim evitar problemas que se possam produzir no fornecimento da luz.

Quando se recomenda mudar o nome do titular da luz?

A mudança de nome de um contrato de eletricidade pode efetuar-se com qualquer comercializadora, sempre que lhe ofereça vantagens muito superiores e com melhores condições do que as atualmente contratadas.

Esse tipo de gestão geralmente é vista quando:

  • Em caso de novos inquilinos: deve ser mudada a titularidade da luz para evitar problemas com o anterior proprietário.
  • Compra e venda de um imóvel: A pessoa que adquire esse imóvel tem que se responsabilizar pela fatura de luz.
  • Em caso de separação: a pessoa que fique responsável pela casa será quem deve assumir a responsabilidade de proceder à realização da alteração.
  • Em caso de falecimento do titular: os familiares do mesmo devem proceder à alteração, pois o antigo titular já não terá qualquer tipo de poderes para exercer tal responsabilidade.

Por quê mudar o nome do contrato da luz?

O principal motivo para mudar o titular da luz é a responsabilidade que se deve ter perante a companhia comercializadora contratada e a distribuidora, no caso, a EDP Distribuição, única do país - para que se possa realizar o pagamento e o uso correto do serviço prestado.

Sem formalizar essa mudança, o antigo inquilino - assim como o atual - podem ter uma série de problemas, como os que se podem ver na tabela a seguir:

  • Alteração de titularidade e conta bancária
    • O novo inquilino pode efetuar mudanças na luz
    • Em caso de dívidas, o inquilino passado não corre nenhum risco
    • Pode escolher a tarifa elétrica que mais seja conveniente
  • Mudança de conta bancária
    • Se há alguma pendência na fatura de luz, se encarrega da multa do inquilino anterior
    • O novo inquilino não pode realizar nenhuma gestão relativa à luz

Consulte todas as tarifas disponíveis das companhias comercializadoras do mercado livre de eletricidadeAjudamos a encontrar a que melhor se adapte às suas necessidades. Contacte-nos!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Documentação necessária para a mudança do titular da luz

Antes de começar a realizar a mudança de nome da fatura de luz, o cliente deve ter em mãos alguns documentos para que se possa agilizar o processo, já que serão solicitados pelo operador que o atenderá:

  1. Cópia do BI e número de contribuinte ou, apenas, cópia do Cartão de Cidadão, ambas as opções do novo titular;
  2. Potência elétrica a contratar (pode-se alterar);
  3. Contrato de arrendamento ou escritura;
  4. Código CPE.

Quanto custa mudar o titular do contrato elétrico?

A mudança de nome no contrato elétrico é uma operação rápida, eficaz e gratuita. Nos casos em que a pessoa que vá usufruir do serviço tenha mudado de residência, o mais aconselhável é que se submeta a uma nova titularidade junto à comercializadora.

Poderá mudar gratuitamente, não apenas a titularidade no mercado livre da luz, mas também todos os trâmites relacionados à sua eletricidade são gratuitos, desde uma mudança de potência elétrica, até à mudança de companhia de eletricidade.

Caso queira mudar de companhia de luz, a Lojaluz oferece um vídeo explicativo, que mostra passo a passo como realizar esse trâmite.

 

Qual o tempo de espera para a mudança do titular da luz?

Transferir a titularidade não demora muito. Atualmente, as empresas dão um prazo de 5 a 7 dias úteis para que se possa finalizar a gestão.

Esse prazo, claro, é variável, já que cada empresa possui a sua própria via de mudança.

Recomenda-se que, antes de qualquer mudança em relação à luz elétrica, realize uma comparação entre as companhias, especialmente as suas tarifas de luz e realize uma simulação de despesas elétricas.

Posso realizar outras gestões junto à mudança de nome do titular?

Pode e deve. É muito útil que o cliente tenha uma noção do que se quer fazer para poupar na eletricidade o quanto antes.

É sempre bom aproveitar e realizar várias gestões na mesma chamada

Assim, ao telefonar para mudar o nome da luz, é interessante saber se quer alterar a potência contratada, mudar de tarifa de luz - podendo ser uma tarifa de luz horária ou simples - ou até mesmo mudar de companhia, se o cliente julgar pertinente.

Que empresas atuam no mercado livre da luz?

Com a abertura do mercado livre, todos os anos cresce o número de empresas que oferecem os seus serviços aos residentes de Portugal.

No final do ano de 2016, Portugal contava com mais de 20 companhias comercializadoras de eletricidade, entre as quais podemos destacar:

  1. Iberdrola
  2. EDP Comercial
  3. Galp Energia
  4. Elusa
  5. Goldenergy
  6. YLCE
  7. Audax
  8. Luzboa
  9. Energia Simples
  10. Endesa
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus