Alterar a titularidade do contrato do gás

O contrato de gás natural tem que ser celebrado ao fazer a nova ligação do gás, ou quando o cliente solicite qualquer alteração do contrato e quer mudar de tarifa e comercializador.

O titular do contrato é quem deve protagonizar a gestão do fornecimento, e quem contacte com a companhia comercializadora de gás natural para formalizar a alteração.

 

Quem ativa o contador do gás?

O titular é o responsável da utilização da energia no ponto em questão. Ele será quem protagonize cada gestão e cada alteração do contrato do gás. Para fazer a nova ligação do gás, é preciso saber:

A partir do momento em que a instalação do gás natural estiver prestes a ser utilizada, o cliente pode solicitar a activação do contador do gás, após a nova ligação em baixa tensão da eletricidade.

Todas as decisões apresentadas anteriormente podem ser alteradas ao longo do tempo.

Alterar o contrato do gás

Qualquer alteração pode ser feita em qualquer momento para adaptar o fornecimento de gás à necessidade do cliente. Desta maneira, pode assegurar a melhor qualidade do serviço para cada cliente, sendo a qualidade do fornecimento a mesma, responsabilidade da distribuidora da zona, a qual não muda ao longo do tempo.

Saiba qual é a sua distribuidora de gás para poder gerir o seu fornecimento.

A troca da titularidade do gás natural

Se chegado o momento, a titularidade do contrato ficar antiquada, e o novo titular, como parte interessada quer ser oficialmente titular do contrato: o novo titular procederá á alteração da titularidade go gás. O qual traz um custo adicional pelo facto do novo titular ocorrer em uma inpeção da instalação, sendo o custo dependente do ispector e da localização do fornecimento.

Para poder evitar este custo, o novo titular pode querer mudar o titular do pagamento do gás, e assim ele será quem conste numa factura de gás, sendo outro o titular do contrato. Neste caso, se alterar o titular do pagamento, pode solicitar a troca de tarifa (de facto, quem paga é quem decide), e assim poupar na conta do gás sem custos adicionais.

O novo titular do pagamento será quem contacte com a companhia de gás que quer contratar e se adira á tarifa de gás que escolheu após a comparação de preços do gás. Esta é a grande vantagem do mercado livre energético: comparar as comercializadoras de gás natural para escolher a que o cliente quiser, e contratar uma das tarifas de gás que estão disponíveis, seja qual for, pois a qualidade do fornecimento não vai mudar, sendo responsabilidade da distribuidora da zona.

Em que casos o cliente precisa mudar a titularidade do contrato do gás?

  • São várias as situações que requerem uma alteração deste tipo:
  • Em caso de ser um novo inquilino numa vivenda, ele deverá mudar a titularidade para evitar problemas com o antigo proprietário.
  • Em caso de separação, a pessoa que ficar na vivenda será quem realize a alteração.
  • Se o titular falecer, os seus familiares devem fazer a alteração, porque o antigo titular já não poderá exercer como tal.

Esta alteração tem uma consequência: custos adicionais por causa da inspeção que o novo titular irá ter. Para evitar esta situação, altere o titular do pagamento do gás e assim o nome do novo titular será o que aparece numa factura, e não do titular do contrato.

Fim das inspeções de gás natural e eletricidade. Deixa de ser obrigatória a realização de inspeções quando realizamos uma alteração no contrato de gás natural ou mudança de comercializador de gás, assim como deixam de ser obrigatórias as inspeções ao efetuar uma nova ligação de gás natural ou eletricidade, sendo substituídas por termos de responsabilidade do autor do projeto.

Comparar companhias comercializadoras de gás

Com cada alteração do contrato do gás, o cliente pode actualizar o seu contrato com a mudança de tarifa e de companhia de gás, desta maneira, sempre terá a melhor tarifa de gás contratada.

O cliente pode escolher uma das seguintes companhias de gás:

  • EDP Comercial
  • Goldenergy
  • Galp On

Dados a apresentar para alterar a titularidade do gás

  • O cliente deve contactar com a companhia que tem contratada e facilitar a documentação exposta a seguir:
  • Cópia do Cartão de Cidadão do novo titular.
  • Documentação de Cedência de Posição. Em alternativa á declaração, pode ser o certificado de óbito (se aplicável), contrato de arrendamento.
  • Dados pessoais.
  • Meio de pagamento..
  • Escritura ou contrato de arrendamento.

Mudar o titular do pagamento e melhorar o contrato de gás:

Ao alterar o titular do pagamento, o cliente deve comparar as tarifas que tem disponíveis para mudar de tarifa e poupar com a conta do gás natural, e desta maneira poderá melhorar a sua situação, ao mesmo tempo em que resolver a sua consulta de alteração da titularidade. Esta é a melhor maneira de fazer este trâmite. Para mais informação, contacte connosco.

Deve saber qual é a melhor tarifa de gás neste momento para si, num caso comum (ESCALÃO 2 em LISBOA) sem condições nem compromissos:

 
 
210 009 971
Quero que me liguem