Prazos para mudar a titularidade do gás natural

O cliente, titular do contrato do gás natural, pode solicitar uma alteração sempre que for preciso, mas saiba como mudar o nome do contrato do gás da melhor maneira.

Este trâmite é fácil de resolver, mas saiba que após a alteração da titularidade do contrato, o novo titular irá receber uma inspeção técnica da instalação, o qual tem custos adicionais que dependem da localização da vivenda.

Ao fazer uma nova ligação de gás natural, o cliente escolhe a titularidade do contrato celebrado com a empresa comercializadora. O fornecimento de gás natural pode ser comercializado por varias empresas, e estas são as que celebram os contratos e permitem alterar a titularidade dos mesmos.


Leitura do contador ao mudar a titularidade do contrato do gás

Ao fazer esta alteração, o antigo irá receber uma fatura com a leitura correspondente com a sua despesa de gás, até o dia em que entra em vigor o novo titular.

Existem duas maneiras de resolver esta situação:

  • Estimativa: se não se faculta o dado da leitura até à data em que se solicita a alteração, o antigo titular irá receber uma fatura com a despesa correspondente até essa data de maneira estimativa. Se não concorda com esse montante, então deverá ligar à comercializadora e resolver o assunto segundo a política de cada companhia, de maneira que seja uma alteração justa.
  • Segundo a leitura: Ao mesmo tempo em que o cliente faz a gestão de troca da titularidade, pode facultar também a leitura do contador até essa data do antigo titular. Nesse caso não existem erros, e é por isto que este método é o aconselhado por todas as comercializadoras.

Desta maneira não se têm duas faturas da mesma despesa do gás na mesma data e evitam-se situações em que os titulares se encontram com faturas repetidas.

Prazo da alteração do contrato do gás

Consulte todas as tarifas disponíveis das companhias comercializadoras de gás natural do mercado livreAjudamos a encontrar a que melhor se adapte às suas necessidades. Contacte-nos!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

As alterações dos contratos de gás natural não têm um prazo fixo nem certo, mas as companhias comercializadoras garantem um máximo de 7 dias úteis.

Se o cliente optar por fazer a gestão online (através do site ou do email da companhia) então o prazo pode aumentar até mais dois dias.

Poupe e mude o titular do gás

Poupe ao alterar o titular do pagamento em lugar do titular do contrato.

A melhor maneira de fazer esta gestão e poupar com o fornecimento do gás é através da alteração do titular da fatura do gás, e não do contrato do gás. O efeito é o mesmo, pois alterar o titular do pagamento faz com que a pessoa que conste numa fatura seja quem fez o pagamento, e desta maneira, a fatura está dirigida ao titular do pagamento e não do contrato. Ao alterar o titular do pagamento do gás, o cliente pode gozar da principal vantagem do mercado livre: comparar as tarifas e mudar para ter a mais económica e a melhor de todas contratada. Por esta razão, aconselhamos ao cliente alterar o titular do pagamento para evitar o custo da inspeção, e além disso, pode simultâneamente mudar de fornecedor.

Seja qual for o seu fornecedor, a qualidade vai sempre depender da distribuidora independente. Saiba qual é a sua distribuidora para poder fazer bem a comparação. Todas as tarifas estão ao abrigo da regulação da ERSE. revisadas anualmente.

Altere o titular do pagamento e não pague inspeção e poupe ao mudar de fornecedor. 

Fim das inspeções de gás natural e eletricidade. Deixa de ser obrigatória a realização de inspeções quando realizamos uma alteração no contrato de gás natural ou mudança de comercializador de gás, assim como deixam de ser obrigatórias as inspeções ao efetuar uma nova ligação de gás natural ou eletricidade, sendo substituídas por termos de responsabilidade do autor do projeto.

Comparação de tarifas de gás

Uma boa comparação de tarifas de gás deve ser feita após descobrir qual é a sua distribuidora, porque as tarifas mudam segundo a distribuidora da zona. São 11 distribuidoras que repartem o território português.

Uma vez que saiba a sua distribuidora, já pode pesquisar as tarifas de gás disponíveis no mercado energético para domésticos, e escolher aquela que seja mais adequada para si.

Deve saber qual é a melhor tarifa de gás neste momento para si, num caso comum (ESCALÃO 2 em LISBOA) sem condições nem compromissos:

 

Que companhia escolher para a nova contratação do gás?

Estas três apresentam as suas ofertas ao mercado permitindo que o cliente escolha entre elas a melhor.

Cada companhia tem os seus próprios preços, e como o cliente pode mudar de comercializador sempre que quiser, no momento em que encontre uma tarifa melhor que a contratada, mude de comercializador, até 4 vezes por ano.

 
210 009 971
Quero que me liguem