Está aqui

Transferência da titularidade da luz

A alteração da titularidade da fatura da luz é um procedimento rápido e eficaz. Este processo consiste na mudança do responsável legal caracterizado por solicitar o fornecimento de energia elétrica.

Quando alteramos a titularidade, evitamos problemas futuros como, por exemplo, faturas abertas e não pagas por inquilinos passados.

O que é o mercado livre da luz?

Desde 2006, o mercado da eletricidade, em Portugal, foi liberado. Isso significa que cada cliente é detentor dos direitos de escolha ou mudança de companhia, tarifa, entre outros trâmites.

O que isso muda na nossa vida? Muito! A Lojaluz listou alguns dos principais pontos positivos sobre o mercado livre da luz:

  • Livre escolha de companhias
  • Preços mais baixos, especialmente por conta da concorrência
  • Autonomia na hora de selecionar uma tarifa
  • Diferentes tarifas horárias
  • Possibilidade de mudança de titularidade
  • Autorização de mudança de contratos

Como podemos ver, as vantagens são enormes. Não perca tempo e contacte a Lojaluz para poder começar a poupar o mais rápido possível!

Simule suas despesas

Todos somos conscientes de que, no final do mês, teremos que pagar pela nossa fatura de luz. Mas somos muito pouco os que sabemos o que pagaremos nessas faturas.

Por isso, a Lojaluz mostra uma base de como simular seus gastos, de acordo com os gastos de cada um

Aparelho Potência média (Watt) Consumo médio mensal (kWh)

Iluminação

500

12

Ferro de engomar

1000

12

Secador

500

4

Televisão

200

36

Frigorífico

200

40

Lava-roupa

2500

50

Forno

2000

20

Computador

250

15

Microondas

1000

2

Aquecimento

70-90(w/m2)

15-20(kWh/m2)

Como podemos ver, o consumo médio é de 300 kWh por mês, que, de acordo com as presentes tarifas, podemos ter o seguinte resultado por cada companhia:

Posso alterar o contrato elétrico?

Sim. Agora é possível alterar o contrato elétrico da nossa luz. Para proceder à alteração da titularidade do contrato de luz, o novo cliente deve solicitar a documentação necessária junto de uma das companhias vigentes no mercado e deve ele próprio proceder a esta mesma alteração. Os documentos que o novo cliente deve ter em sua posse são:

  1. Cópia do BI e número de contribuinte ou, apenas, cópia Cartão de Cidadão, ambas as opções do novo titular;
  2. Contrato de arrendamento ou escritura;
  3. Potência a contratar (pode-se alterar);
  4. Código CPE.

Caso o novo cliente não possua nenhuma fatura do mês anterior, poderá solicitar uma 2ª via à companhia comercializadora que se encontra no contrato ou à companhia de distribuição da zona.

É necessário ter em conta que existem prazos para proceder à mudança da titularidade da luz. Sendo que estes variam segundo o regulamento de cada companhia, entre 3 a 7 dias úteis, partindo da base de não ter um prazo fixo.

Mudar a titularidade da luz

Três são os casos em que se pode realizar a mudança de titularidade da luz. São elas:

  • Em caso de novos inquilinos, deve ser mudada a titularidade para evitar problemas com o anterior proprietário;
  • Em caso de separação, a pessoa que fique responsável pela casa será quem deve assumir a responsabilidade de proceder à realização da alteração;
  • Em caso de falecimento do titular, os familiares do mesmo devem proceder à alteração, pois o antigo titular já não terá qualquer tipo de poderes para exercer tal responsabilidade.

Poderá contactar via telefone e de forma gratuita a comercializadora através do CallCenter das companhias;

Pode fazê-lo online, através do site das companhias, solicitando a alteração de forma fácil e gratuita;

Por último, poderá dirigir-se presencialmente a uma loja.

Fornecedores de eletricidade

Com a abertura do mercado de eletricidade, o número fornecedores de energia cresce a cada ano. Atualmente, temos oito empresas que prestam esse tipo de serviço, e o número tende a continuar subindo.

Abaixo, pode ver a lista de companhias presentes no mercado da eletricidade português:

  • Galp Energia
  • EDP Comercial
  • Ylce
  • ENAT
  • Iberdrola
  • Endesa
  • LUZBOA
  • Energia Simples

Poupar na eletricidade ao mudar a titularidade

O cliente poderá poupar na eletricidade ao escolher a companhia que se adapta às suas necessidades, aos seus consumos reais. Ao mudar a titularidade da sua fatura vai tomar a atitude mais inteligente, isto porque, por exemplo, no caso de ser um novo titular, que tenha consumos mais reduzidos, não vai ficar associado à fatura antiga, em função dos consumos antigos, que correspondem aos de outra pessoa.

A Lojaluz, pensando em facilitar a vida de cada um, dispõe de um vídeo explicativo, mostrando como mudar de companhia, para que sempre possa estar poupando cada vez mais.

 

Compare as tarifas elétricas

A Lojaluz é especialista neste processo ao fornecer-lhe todas as ferramentas e informações necessárias para o fazer. Poderemos ajudá-lo, através do nosso site, onde pode calcular/estimar o seu consumo e estar acedendo a diversos artigos com informações relevantes e que o ajudam a acompanhar este processo, passo a passo e, claro, contactando um dos nossos colaboradores que estão sempre dispostos a ajudar, seja qual for seu problema.

A mudança de fornecedor elétrico pode ser feita a qualquer momento, não tendo um número limite e deve ser realizada, sempre que o cliente se aperceba que vai poupar mais com uma nova solução.

Abaixo, deixaremos uma comparação das tarifas dos principais fornecedores de eletricidade, na opção simples e com potência de 10,35 kVA.

*Faturação eletrônica
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus