A troca da titularidade da luz
Alterar a titularidade da luz é uma gestão fácil e rápida que deve ser feita sempre que for preciso. Não hesite em contactar com a comercializadora sempre que quiser alterar o seu contrato, pois o trâmite é completamente gratuito.
Índice:
Alterar o contrato faz parte da gestão da eletricidade para poupar com a conta da luz.
A nova ligação elétrica e a titularidade do contrato
Ao fazer a nova ligação, o cliente tem que decidir uma serie de termos antes de celebrar o contrato:
- Potência elétrica a contratar
- Titularidade do contrato
- Tarifa a contratar
- Companhia comercializadora a contratar
Decidir a titularidade da luz é decidir quem será o responsável da utilização do fornecimento. Para efeitos legais, o titular deve responder sempre que houver algum motivo que o requeira.
Normalmente o titular do contrato é aquela pessoa que utiliza a maior parte do tempo o fornecimento elétrico, e quem protagoniza o consumo mensal nesse ponto de entrega. Sempre será o titular quem tem que protagonizar qualquer alteração do contrato, sendo ele o responsável do mesmo.
A adesão a uma tarifa elétrica
Ao activar o contador, o cliente contacta com uma comercializadora para aderir-se a uma das tarifas que estão disponíveis para os clientes no mercado livre energético. Estas tarifas devem-se comparar antes de celebrar o novo contrato.
Uma boa comparação de tarifas é imprescindível, e desta forma, o cliente está a aproveitar as vantagens do mercado livre: comparar as companhias e aderir-se á tarifa que prefira, seja qual for a companhia, pois a qualidade será sempre responsabilidade da distribuição da eletricidade, e não muda.
Primeiramente deve saber que tipo de tarifa quer para o seu fornecimento:
Dentro de cada tipo deve comparar os termos fixos e os termos do consumo de cada uma, para decidir qual a melhor opção. Saiba que um desconto sobre o termo fixo tem menos repercussão sobre o montante final, ou seja, que um desconto mínimo na energia tem muita mais importância que sobre o termo da potência elétrica, sento a maior parte da despesa o consumo elétrico.
Alterar a titularidade da luz
Os termos que o cliente teve que decidir ao fazer a nova ligação em baixa tensão podem ser alterados sempre que for preciso. Não hesite em alterar o contrato, pois tratasse de um trâmite gratuito e isento de prazos de espera e alterações na qualidade do fornecimento.
- Os casos mais comuns para esta alteração são:
- Em caso de ser um novo inquilino numa vivenda, ele deverá mudar a titularidade para evitar problemas com o antigo proprietário.
- Em caso de separação, a pessoa que ficar na vivenda será quem realize a alteração.
- Se o titular falecer, os seus familiares devem fazer a alteração, porque o antigo titular já não poderá exercer como tal.
Dados para alterar a titularidade
Para a troca da titularidade, o novo titular deve contactar com a empresa comercializadora que escolheu para o seu contrato após a comparação das companhias que estão disponíveis no mercado, pois pode contratar qualquer uma delas sem distinção.
O novo titular deverá apresentar os dados seguintes á nova comercializadora:
- Dados pessoais (BI, Nome, Contacto, etc.)
- Documento que legitime o cliente a contratar (contrato de escritura)
- Dados técnicos (factura de luz anterior)
Prazo para a troca da titularidade
O prazo para mudar a titularidade do contrato não está determinado, ou seja, que pode demorar uns 5-7 dias úteis desde que se formaliza a solicitude para a alteração do contrato.
Alterar a potência elétrica tem os mesmos prazos que qualquer alteração do contrato. Como não tem custos, não se preocupe se sabe que voltará a mudar o contrato depois de pouco tempo da primeira alteração, não faz mal.