Está aqui

Alterar a comercializadora de electricidade

Com o mercado livre de electricidade, o cliente pode mudar de comercializadora de luz e escolher a tarifa que melhor se adequa ao seu perfil.

Se tiver dúvidas ao alterar sua comercializadora, não se esqueça que pode sempre contactar a LojaLuz, por telefone ou email. Podemos ajudar no processo e também a escolher a melhor comercializadora para o seu caso.

Comercializadora x Distribuidora de Electricidade

É importante saber distinguir as funções de uma empresa comercializadora de electricidade e de uma empresa distribuidora de electricidade. A distribuidora é a empresa responsável pela instalção eléctrica. É ela que leva a electricidade até a sua casa. A comercializadora, como seu nome indica, é responsável apensa pelo serviço ligado ao comércio da electricidade.

Mercado Livre de Electricidade

Ao mudar de comercializadora, a qualidade do serviço não mudará, mas poderá celebrar um contrato com uma tarifa melhor, de forma a poupar.

Desde setembro de 2006, o mercado português de electricidade está liberalizado. Isto quer dizer que desde então muitas empresas comercializadoras atuam em Portugal, e o cliente pode escolher a comercializadora que melhor lhe convém. Porém, a distribuidora continua a mesma, EDP Distribuição. Por isso, ao mudar de comercializadora, tenha em mente que a qualidade do serviço não mudará, mas poderá celebrar um contrato com uma tarifa melhor, de forma a poupar. Os clientes do mercado regulado têm até 2017 para aderir ao mercado livre de electricidade.

Mudar de Comercializadora de Electricidade

Alterar a companhia de electricidade é simples e gratuito, e pode ser feito quantas vezes quiser. Para fazer isto, deve decidir a companhia que oferece os melhores preços e condições no seu caso. A LojaLuz é especialista no mercado energético português e pode ajudar nessa decisão.

 

Escolher o Fornecedor de Electricidade

Desde 2006, com a liberalização do mercado de electricidade português, surgiram muitas companhias de electricidade e a tendência é só aumentar este número. Oito empresas principais atuam no mercado livre português. São elas:

  1. Galp Energia
  2. EDP Comercial
  3. Ylce
  4. ENAT
  5. Iberdrola
  6. Endesa
  7. AUDAX
  8. LUZBOA

Mudar tarifa de electricidade

Com a tabela abaixo, pode comparar as tarifas de electricidade que cada comercializadora oferece. No entanto, tenha em mente que esses descontos podem mudar. Por isso é importante acompanhar as tarifas, e quando surge uma que se adequa melhor ao seu caso, deve mudar.

Companhia elétrica Desconto Condições

 

<>EDP

 

1% em potência e consumo

Pagamento por Multibanco

2% em potência e consumo

Pagamento por Débito Direto

Galp

10% em potência

Sem condições

15% em potência

Contratação Online, com factura eletrônica e pagamento por Débito Direto

25% em potência

Contratação do Plano Comfort (contratar energia + serviço adicional)

Enat

5% no consumo

Contratação da tarifa PENTA com factura electrónica.

3% no consumo

Contratação da tarifa TRINCA sem condições.

Enat

Actualmente preço energia mais baixo do mercado (0.1382), e garantem para janeiro o mesmo preço.

Sem Condições

Alterar a Potência Eléctrica Contratada

Ao mudar de comercializador de electricidade, pode aproveitar para mudar também a potência eléctrica contratada. A potência contratada define um nível máximo de consumo instantâneo de electricidade. Passado este limite, os disjuntores da casa interrompem o fornecimento momentaneamente.
A potência contratada pode ser de três níveis:

  • Baixa tensão: entre 41,4 kVA e 1,15 kVA. Esta é a tensão recomendada para uso residencial, pequenas lojas e empresas, ou escritórios. Nota-se, no entanto, que a maioria das comercializadoras só operam a partir de 3,45kVA.
  • Média Tensão: tensão entre fases entre 45kV e 1kV. Nível recomendado para indústrias.
  • Alta Tensão: tensão entre fases entre 110kV e 45kV. Recomendado para grandes indústrias, como metalúrgica.

Para saber qual potência contratar, consulte um técnico ou utilize nosso serviço para estimar a potência consumida. Ao reduzir a potência eléctrica contratada, pode reduzir os termos da sua factura de forma a poupar.

Consumo de aparelhos eléctricos

Abaixo, veja uma tabela com os principais aparelhos eléctricos de uma casa e suas respectivas potências. Com estes valores, pode estimar a potência que deve contratar.

Aparelho Potência média (Watt) Consumo médio mensal (kWh)

Iluminação

500

12

Ferro de engomar

1000

15

Secador

500

5

Televisão

200

30

Arca congeladora

200

30

Frigorífico

200

40

Lava-roupa

2500

50

Lava-louça

3000

60

Fogão elétrico

0

0

Forno

2000

20

Fritadeira

1500

10

Computador

250

15

Microondas

1000

2

Termo acumulador

12-14(W/litro)

200

Aquecimento

70-90(w/m2)

15-20(kWh/m2)

Ar acondicionado

15-20(W/m2)

3-4(kWh/m2)

Para estimar a potência que deve contratar, basta ver quais dos aparelhos têm em sua casa e se costuma utilizá-los ao mesmo tempo. Em média, a potência de 6,9 kVA é suficiente para uma família.
Passos para alterar potência contratada:

  1. Como indicado no tópico anterior, faça um estudo do nível necessário para o seu caso. Pode contratar o serviço de um electricista ou utilizar nossa aplicação.
  2. Contacte sua comercializadora, por internet ou telefone, e verifique se o seu ramal permite a nova potência.
  3. Se o ramal instalado permitir, um técnico da distribuidora deve fazer o serviço alguns dias depois. O procedimento é rápido e simples.

Mudar a titularidade de electricidade

Ao arrendar uma casa, pode alterar de comercializador de electricidade e aproveitar para mudar a titularidade de electricidade. O titular da conta deve ser o responsável pela conta, ou seja, aquele que faz uso da electricidade. O processo para mudar a titularidade é bem simples e gratuito. O novo titular deve apresentar os documentos à companhia com a qual celebrou o novo contrato:

  • Documentos para mudar a titularidade
  • Cópia do BI e número de contribuinte ou, apenas, cópia Cartão de Cidadão, ambas as opções do novo titular.
  • Contrato de arrendamento ou escritura.
  • Potência a contratar
  • Código CPE.
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus