Está aqui

Cancelar o fornecimento da luz

Cancelar fornecimento luz

Só se deve cancelar o fornecimento da luz quando não se vai mais utilizar a eletricidade de um imóvel, nunca para mudar de companhia elétrica.

Em nenhum dos serviços disponíveis no mercado livre é necessário o cancelamento do fornecimento da luz.

Quais trâmites necessários para rescindir um contrato de eletricidade?

Em primeiro lugar, devemos chamar a companhia elétrica com quem temos o contrato atual. Daí, então, se fará uma consulta para saber qual maneira vai-se utilizar para assegurar o cancelamento. As maneiras podem ser:

  • Por gravação de voz feita pelo atendimento ao cliente
  • Envio de fax
  • Algum outro meio seguro e que conste toda a informação necessária

A rescisão do contrato não pode ser feita através de uma simples chamada telefónica, porque necessita de confirmações mais precisas que apenas uma solicitação auditiva, já que estamos falando em cortar, definitivamente, a luz e deixá-la sem contador de luz e cancelar o fornecimento elétrico.

A rescisão de um contrato consiste em deixar o contrato sem efeito sobre a decisão de uma das partes contratantes. As partes contratantes de um contrato de fornecimento de electricidade são o comerciante e o consumidor.

A empresa de energia elétrica apenas encerra um contrato em caso de incumprimento contratual - já não mais disponível com o mercado livre da luz - ou por petições repetidas de pagamento e aviso de interrupção.

O consumidor pode rescindir um contrato quando quer deixar um prédio sem energia ou porque não é usado ou por qualquer outro motivo que julgue pertinente. Cancelar o fornecimento acarreta em uma despesa alta, em caso de nova ligação da luz à rede elétrica.

Há algum tipo de penalidade pela rescisão da luz?

Não. Para cancelar o fornecimento não há nenhum tipo de impedimento.

As penalizações só existem nos casos em que existem contratos de permanência - o que não é permitido no mercado livre - e que se quebre o contrato. Os consumidores têm o direito de rescindir o contrato de luz com um comercializador sem penalização se já se passou um ano do contrato vigente ou com um máximo de 5% de cobrança sobre a energia não consumida se é rescindido antes do primeiro ano.

O cancelamento não afeta nada, nem em caso de que existam faturas em aberto na companhia elétrica. A rescisão, entretanto, será feita junto à muitas cobranças das faturas que não estiverem pagas.

Alterações ou contratações?Todas as gestões num só lugar. Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Em que ocasião é necessário cancelar o fornecimento elétrico?

A necessidade variará de acordo com a situação de cada um, já que ninguém quer ficar sem luz. Apenas nos casos em que se deseje deixar o imóvel sem fornecimento de luz por alguma razão específica.

Dizemos isso porque, quando se compra ou vende um novo imóvel, não precisa cancelar o fornecimento da luz, e, sim, realizar uma simples mudança de titularidade da luz, deixando os direitos e deveres aos novos titulares de uso da morada.

Mudar de companhia de luz cancela meu fornecimento de luz?

Não. Em nenhum caso de alteração, seja de potência, tarifa elétrica ou companhia de luz o fornecimento é suspenso pela distribuidora. A mudança de companhia de luz é um processo rápido e que não custa nada para o cliente.

Cada morada pode mudar de companhia de luz até quatro vezes em um intervalo de 12 meses desde o seu primeiro contrato.

A Lojaluz recomenda estar sempre atualizado para que se possa poupar o máximo possível na fatura de luz.

Como mudar de companhia de luz?

Mudar de companhia de luz é um procedimento rápido, porém, a Lojaluz recomenda que se faça um estudo comparativo entre as empresas de luz disponíveis no mercado.

Feita a devida comparação, no caso de que se queira realmente mudar, a documentação necessária para realizar o procedimento são:

  • Fatura anterior
  • Dados pessoais
  • Meio de pagamento (aconselhável Débito Direto)
  • Tarifa de luz a contratar
  • Morada do fornecimento

Assista ao vídeo explicativo feito pela Lojaluz e saiba quais maneiras pode-se fazer a mudança da companhia de luz:

Companhias de eletricidade

A comparação de companhias de eletricidade que o cliente deve fazer para poupar dinheiro na sua conta da luz, pode ser entre as seguintes companhias:

  • Galp Energia
  • EDP Comercial
  • Ylce
  • ENAT
  • Iberdrola
  • Endesa
  • AUDAX
  • LUZBOA
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus