Energy Call
Energy Call

Todas as informações de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia resolverão todas as suas dúvidas sobre luz e gás. Vamos poupar!

 

(Segunda-Quinta 8h-21h, Sexta 8h-20h, Sábado 8h30-19h)

Companhias elétricas que investem em sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE – esta é uma palavra de ordem nos dias atuais. Com o perigo do esgotamento de recursos naturais e o aquecimento global, é importante nos preocuparmos com este tema como uma nação, mas também procurando fazer a nossa parte individualmente.

Energia Renovável

Um pequeno gesto, com o qual podemos aportar, é mostrar interesse pela questão das energias renováveis. Em novembro do ano passado, a associação ambientalista, ZERO, divulgou um ranking em que apontava o transporte rodoviário como o maior culpado pela poluição atmosférica e, seguido a ele, a produção de eletricidade por combustíveis fósseis. A central termoelétrica de Sines, de propriedade da EDP, foi apontada como a empresa responsável pela maior parte da emissão de gases com efeito de estufa em Portugal.

Como contribuir, então, para um mundo sustentável através das energias? Bom, o primeiro conselho que poderíamos dar é: evitar o desperdício (e, claro, esta mesma recomendação poderia ser aplicada a muitos outros campos). O segundo é, estar atento às empresas que investem na produção e comercialização de eletricidade renovável.

logo iberdrola

A Iberdrola, de origem espanhola, lançou esta semana, em Portugal, uma campanha com o tema “Conhece a Iberdrola?” e, um dos seus maiores enfoques na hora de se apresentar é a sua aposta nas fontes de energia limpa. A companhia é líder mundial em energia eólica e, além disso, no nosso país, está a realizar um dos maiores projetos hidroelétricos feitos na Europa nos últimos 25 anos, o Projeto Alto Tâmega. A empresa também investe na sustentabilidade através de programas sociais, inclusive, levando eletricidade a comunidades carentes em África e América do Sul.

logo EDP

Por outro lado, apesar da EDP ser a proprietária da termoelétrica que mais polui em Portugal, não podemos negar que, a maior energética do país, também está entre as que mais se empenham em pesquisas e novas tecnologias para produzir uma energia limpa. Em 2016, a EDP integrou, pelo 9º ano consecutivo, o índice Dow Jones World de Sustentabilidade, entre 1986 companhias analisadas e um índice de aprovação menor que 16%. Na área da comercialização, a empresa também possui uma tarifa em que dá destaque à eletricidade renovável, a Eletricidade Verde. Ao contratar este plano, o consumidor está a afirmar querer receber em sua casa apenas energia 100% proveniente de fontes limpas e, uma vez ao ano, a EDP envia um certificado à casa do cliente que comprova este feito.

Já se nos dirigimos a empresas menores, podemos dar destaque à Ecochoice, que também se importa com a eficiência energética e ambiental, principalmente, ao apoiar a instalação de projetos de desenvolvimento de energia fotovoltaica e também ao comercializar eletricidade verde.

Por último, merece realçar também a Coopérnico, uma cooperativa criada em 2012 que, atualmente, já conta com mais de 600 membros (almeja chegar aos 1000 até o final de 2017) e é gerida pelos próprios cidadãos que a integram. O seu principal objetivo é a sustentabilidade, através do autofinanciamento, a produção de energia renovável e a promoção da economia local.

“As pessoas estão a ficar cada vez mais conscientes quanto ao impacto gerado pelas suas ações e as companhias de eletricidade precisam de estar atentas a esta mudança. Além disso, se quisermos, para 2020, alcançar a meta de 60% do consumo de eletricidade vindo de fontes renováveis, devemos valorizar todo o tipo de investimento em sustentabilidade.”.

Carlos Afonso Sobral, responsável da Selectra Portugal

As mudanças começam com os mais pequenos gestos, e saber a origem da eletricidade consumida em nossa casa é um deles. Devemos pensar nas futuras gerações tendo em mente que a produção da eletricidade é a segunda maior causa da poluição do nosso país.

Atualizado
211 451 219
Quero que me liguem